6º ano. Profª Luciane Gotardo. História - Grécia Antiga. Mês de setembro.

10/09/2021

Olá queridos alunos, vamos estudar um pouco mais por aqui? " Estude com a firme certeza que tudo que requer esforço e disciplina resulta em felicidades e grandes conquistas". Vamos conhecer um pouca da civilização da Grécia Antiga.

Conteúdo referente ao mês de setembro: Grécia Antiga e cultura grega.

A localização da Grécia Antiga

Situada no sul da Europa, em um território com o solo pouco fértil e predominantemente montanhoso, a história da Grécia Antiga aconteceu na Península Balcânica, estendendo-se até as Ilhas do Mar Egeu (Grécia Insular) e o litoral da Ásia Menor (Grécia Asiática).

A origem da Grécia Antiga

A formação da Grécia Antiga dependeu da fusão de no mínimo quatro povos que viveram em seu território ao longo da história. Eles se nomeavam como Helenos e chamavam a região que moravam por Hélade, e não Grécia, que foi o nome dado pelos Romanos séculos mais tarde. Com o passar dos anos, a formação montanhosa foi fundamental para o seu isolamento interno e a formação das cidades-Estado independentes umas das outras, dividindo os Helenos em grupos distintos. A história da Grécia Antiga é dividida em 5 períodos principais: Pré- Homérico, Homérico, Arcaico, Clássico e Helenístico. Cada período foi marcado por grandes transformações sociais, políticas e econômicas que foram decisivas para a formação, divisão e desenvolvimento do território grego. Por volta do século XV a.C, os Aqueus, indo-europeus, também denominados como Micênicos, foram o primeiro povo a chegar no território da Grécia Antiga, vindo de Micenas: uma das mais importantes cidades, com fortes aspectos culturais, econômicos e sociais. Eles se concentraram na Península do Peloponeso e conquistaram a Ilha de Creta. Assim, estabeleceram um forte intercâmbio entre a Ilha e a Grécia, formando uma sociedade denominada Creto- Micênica. Após os Aqueus, também chegaram à Grécia outros povos, como: Eólios, Jônios, que mais tarde fundaram a cidade de Atenas e Dórios, que mais tarde fundaram a cidade de Esparta. A Grécia possuía mais de cem cidades- Estado independentes, que seguiam seus próprios regimes políticos E entre as cidades mais eminentes, estavam: Atenas e Esparta.

Atenas. Atenas, conhecida como o berço da democracia instituída por Clístenes (570 a.C. - 508 a.C.), foi fundada pelos Jônios e se situava na Península Ática. Sua sociedade basicamente se constituía por navegadores, comerciantes, poetas, filósofos e artistas. A educação em Atenas era voltada para a formação completa do homem, ou seja, desenvolvia-se o seu lado intelectual, físico, artístico e seu senso crítico.

Esparta. Esparta, fundada pelos Dórios e situada no interior da Península do Peloponeso, ficou conhecida por ser uma cidade predominantemente militarista, aristocrata e conservadora, com terras e escravos sob o poder do Estado. A sua educação tinha por finalidade formar cidadãos- soldados com perfeição física, hábitos de obediência às leis criadas e coragem, baseados num ideal lacônico, uma forma de comunicação direta e sucinta.

Influência da Grécia Antiga nos dias atuais.

A herança cultural da Grécia se estende por todo o Ocidente até os dias de hoje. Convivemos diariamente com inúmeras criações gregas, entre elas: Jogos Olímpicos: a reunião de várias nações no período de 4 em 4 anos, com competições em diversos jogos esportivos; Artes Plásticas: a pintura e as esculturas gregas são classificadas até hoje como clássicas e harmônicas, influenciando grandes artistas; Filosofia: no ensino das ciências humanas, autores e filósofos como Sócrates e Platão são citados como referências importantes; Matemática: grandes matemáticos como Pitágoras e Tales de Mileto têm as suas descobertas usadas no ensino das ciências exatas; Democracia: instituída em Atenas, a democracia é praticada em diversos países, como o Brasil.Teatro: criado para representar as emoções e alegrar o povo, o teatro ganhou ainda mais força nos últimos séculos, influenciando diversas pessoas, se tornando um grande meio de entretenimento na sociedade Ocidental.

A religião da Grécia Antiga: Mitologia Grega

A Grécia Antiga era politeísta, ou seja, a sociedade grega idealizava seus próprios deuses que possuíam atributos físicos e comportamentais humanos ou animais. Entre os deuses mais famosos, destacam-se: Zeus, considerado o maior deus dentro da hierarquia mitológica grega, Afrodite, a deusa do amor, da beleza e do sexo e Atena, protetora da cidade de Atenas e a deusa da sabedoria.

A economia grega baseava-se na agricultura, com plantio de cereais (trigo e cevada), oliveira, figueira e a vinha, além da criação de gado, ovino e caprino e do seu forte artesanato. Mas por conta do seu solo pouco fértil e da proximidade com o mar, as atividades mais importantes eram a pesca e o comércio marítimo, que se fomentavam em trocas comerciais com a moeda denominada como Dracma.

A Cultura

A cultura grega é um dos seus aspectos mais importantes devido ao grande desenvolvimento e contribuição nas artes plásticas, filosofia, esporte, teatro, democracia e mitologia. Na filosofia, por exemplo, destaca-se o progresso nas questões e pensamentos sobre a existência humana, construídos por filósofos como Sócrates e Platão. Já nos esportes, a criação dos Jogos Olímpicos foi um dos maiores marcos gregos. Eles ofereciam as competições aos deuses e ovacionavam os vencedores como grandes heróis. Por sua vez, o teatro representava as tragédias, comédias e lendas da mitologia grega para o povo. Suas músicas alegravam os festivais da nobreza e eram tocadas com instrumentos como a flauta e a harpa.   

 Atividades propostas:

Utilizando o livro didático para complementar seus estudos, faça a leitura no seu livro didático nos capítulos 11, página 126 - Grécia Antiga e atividades da página 137, números 1, 2, letra a. E a leitura no capítulo 12, página, 138 - Religião e arte na Grécia Antiga, com atividades na página 147, números 1 e 2.

"Estudar pode não ser o que mais você gosta de fazer, mas será o essencial para um dia fazer o que mais gosta". Grande abraço da profª Luciane Gotardo.