6º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Os modos de vida dos primeiros grupos humanos. Semanas de 16 a 30/04/21.

15/04/2021

Olá querido aluno!! Como você está? Espero que esteja bem para continuarmos nossos estudos por aqui, vamos seguindo nosso aprendizagem dessa formo, confiantes que logo estaremos juntos novamente!!

Correção das atividades propostas nas semanas de 01 a 16/04/21:

1)Explique as teorias que contam sobre a origem do ser humano na Terra. R: O criacionismo se baseia na fé da criação divina, como narrado na Bíblia Sagrada, mais especificamente no livro de Gênesis na qual Deus criou todas as coisas, inclusive o homem. O evolucionismo, teoria mais aceita pela ciência para explicar como surgiu a enorme diversidade de seres vivos que habitam a Terra.

2)Comento sobre os dois caminhos mais prováveis que os primeiros seres humanos fizeram para chegarem à América. Alguns estudiosos acreditam que as terras americanas começaram a ser povoadas há 12 mil anos, quando os primeiros grupos humanos, vindos da Ásia, atravessaram o Estreito de Bering, entre a Sibéria (na atual Rússia) e o Alasca (nos Estados Unidos). Segundo essa teoria, que nesse período, essa região encontrava-se congelada em razão da era glacial, formando assim uma ponte natural entre os dois pontos. Segundo a Teoria Malaio-Polinésia, os polinésios e melanésios teriam vindo de ilha em ilha em canoas de pranchas, ao longo de várias gerações, até chegarem ao litoral americano e, daí, espalharam-se por todo o continente.

3)Em oposição ao criacionismo, a teoria evolucionista parte do princípio de que o homem é o resultado de um lento processo de alterações (mudanças). Essa teoria foi proposta por Darwin e Wallace.

4) a. a escala evolutiva dos hominídeos

Correção das atividades DO LIVRO DIDÁTICO da página 31, 1, 4, 5.

Na página 31       a- Homo sapiens

b- Australopithecua afarensis                 c- Homo neanderthalensis

d- Homo erectus                                      e- Homo habilis

Número 4, a- A espécie Homo sapiens tinha características física que lhe permitiram uma melhor adaptação às mudanças das condições ambientais.

b- Não. Toda a espécie apresenta variedade entre os indivíduos, e com o ser humano não é diferente, isso significa que, continuamente, nascem grupos de indivíduos que apresentam variações em relação à maioria da espécie. Em uma situação em que determinadas características diferenciadas possibilitem que esses indivíduos vivam mais tempo, eles terão mais chances de gerar descendentes que vão herdar as mesmas características. Esse grupo de indivíduos, ao longo dos anos, tenderia a ser predominante, podendo até configurar uma nova espécie.

Número 5. a- Estreito de Bering e oceano Pacífico.

b- Pelo Estreito de Bering: os seres humanos teriam saído do continente africano, passando pela Europa e Ásia até chegar ao Estreito de Bering, penetrando no continente americano pelo Alasca. Pelo oceano Pacífico (por via marítima): os seres humanos teriam saído do continente africano, passando por regiões do continente asiático, e pelas atuais Filipinas e Nova Guiné, ilhas da Polinésia e Oceania, alcançando as rotas marítmas.

c- Resposta pessoal.

Número 6 - O carbono 14 é um dos métodos usados para descobrir a idade dos materiais de origem biológica encontrados nas escavações. Todos os seres vivos, animais ou plantas, têm em sua constituição certa quantidade de carbono radioativo. Quando eles morrem, o carbono radioativo vai diminuindo a um ritmo constante com o passar dos anos. Essa diminuição é medida em laboratórios para fornecer a idade aproximada de plantas e animais até 70 mil anos de idade.

Os modos de vida dos primeiros grupos humanos - Paleolítico.

 A Pré-História é o período que antecede o advento da escrita. Período Paleolítico - (5.500.000 - 10.000 a.C.) é o período de consolidação da espécie humana na Terra. O planeta verde azulado passou por mudanças grandiosas e radicais, com a formação de vales, rios, florestas e outros tipos de vegetação.

A espécie humana também passou por inúmeras transformações, até que adquirisse as características dos atuais Homo sapiens. Por aqui passaram inúmeras outras espécies de hominídeos, como o Homo habilis, o Homo erectus, o Homo neanderthal, até que o Homo sapiens - mais desenvolvido, preparado e inteligente - substituísse todas as outras espécies e reinasse absoluto no globo. Durante esse tempo de evolução, tivemos os primeiros homens a andarem de forma bípede (eretos, sobre os pés), os primeiros capazes de desenvolver ferramentas de pedra, os primeiros a utilizarem o fogo, entre outras coisas. Tivemos, também, a migração dos hominídeos da África (berço dos homens) para outros continentes, como Ásia e Europa. A fase final do período paleolítico é caracterizada por homens nômades (sem domicílios fixos), que constituíam uma sociedade de coletores e caçadores, habitante das entradas das cavernas. Para tal, o homem 'domestica' o fogo - o uso deste possibilitou que o ser humano pudesse espantar animais, cozinhar e iluminar as cavernas, além de conseguir calor, e o incluí em sua rotina, além de fabricar instrumentos de ossos, e de pedra lascada (resultado de choques, com extremidades pontiagudas) para a extração de raízes, e abate de animais.

 Na organização de sua sociedade, relativamente pequena, os homens instituíram a divisão etária e sexual do trabalho. Ou seja, a função de cada um dentro do grupo dependia da sua idade e do seu sexo. Isto, numa sociedade coletora e caçadora, possibilitou uma enorme evolução na esfera da organização, e, juntamente com os outros adventos, como as armas, ocasionou o domínio humano sobre o meio, o território.

Continuando o ciclo evolutivo desta sociedade primitiva, o homem desenvolve a linguagem oral, e passa a ilustrar os animais, e cenas de caça, nas paredes de suas moradias, as cavernas. A essa forma de arte, de caráter mágico, essencial para conhecermos a sociedade paleolítica, damos o nome de arte rupestre.

Além de tudo, o período Paleolítico é marcado pelo início dos rituais funerários, e pelo culto aos mortos, cujos túmulos eram cercados por pedras - em ideia de proteção aos corpos. Arte rupestre é o nome dado às primeiras produções artísticas realizadas pelos seres humanos durante a Pré-história. Essa produção artística surgiu ainda durante o período Paleolítico, em torno de 30 mil anos atrás, e continuou a ser praticada durante o período subsequente, o Neolítico. A arte rupestre consistiu principalmente em pinturas feitas nas paredes de cavernas As imagens consistiram principalmente na representação de animais, de seres humanos, de objetos celestes e de figuras de humanos e animais. Várias cenas de caçadas eram também representadas nas pinturas. Os materiais utilizados para as pinturas eram pedaços de carvão de suas fogueiras e outras substâncias usadas na coloração. Ossos, chifres e dentes eram também utilizados na confecção de esculturas que também expressavam situações e seres do cotidiano das pessoas da Pré-história.

 A caverna de Altamira, na Espanha, detém alguns dos principais exemplos de arte rupestre, como esse cavalo exposto em uma de suas paredes.

Neolítico é período da Pré-História que se estende de 7000 a.C. a 2500 a.C., caracterizado pelo uso de artefatos de pedra polida. Durante o Neolítico ou Idade da Pedra Polida ocorreram grandes transformações no clima e na vegetação. A prática da caça e da coleta se tornaram opções cada vez mais difíceis A agricultura e o consequente processo de sedentarização do homem se estabeleceram gradualmente. Além disso, a domesticação animal se tornou uma prática usual entre os grupos humanos que se formavam nesse período. A estabilidade obtida por essas novas técnicas de domínio da natureza e dos animais também possibilitou a formação de grandes aglomerados populacionais. Novas formas de organização social surgiam e, assim, as primeiras instituições políticas do homem podem ter sido formadas nessa mesma época. A criação e o abandono de formas coletivas de organização socioeconômicas podem ser vislumbrados no Neolítico. Conforme alguns pesquisadores, as primeiras sociedades complexas, criadas em torno da emergência de líderes tribais ou a organização de um Estado, são frutos dessas transformações.  

 No fim do período Neolítico também ocorreu a chamada Idade dos Metais. Nessa época, o desenvolvimento de armas e utensílios criados a partir do cobre, do bronze e, posteriormente, de ferro se tornaram usuais. Com o desenvolvimento dos primeiros Estados e o aparecimento da escrita, o período Neolítico finalizou o recorte de tempo da Pré-História e abriu portas para o estudo das primeiras civilizações da Antiguidade.

Atividades propostas:

1)Em várias grutas pré-históricas, ricamente decoradas, foram encontradas pinturas retratando cenas de caça, ou animais como o cavalo e o bisão. Assim é a arte rupestre comumente feita sobre a pedra que pode também ser encontrada em incisões em ossos e madeira. As pinturas e as incisões rupestres surgiram no período:

a)Glacial b) Paleolítico
c) Mesolítico d) Neolítico

2)Qual foi a maior descoberta desse tempo chamado Paleolítico? E quais as implicações da mesma para o cotidiano humano.

Faça a leitura deste material e se achar importante alguns pontos, anote no caderno. Agora, usando o livro didático faça a leitura das páginas 36 a 43 e também a interpretação de texto da página 38, com as atividades 1, 2 e 3. Na página 48, faça os exercícios em seu caderno: 1, 2 e 3, copiando e respondendo no caderno. Faça com dedicação e capricho. Bons estudos!!! 

Para aprender mais, assista ao vídeo!! https://youtu.be/FYl1UsK_vug