6º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Os povos do atual território brasileiro. (02/08 a 13/08/21).

03/08/2021

Olá queridos alunos, vamos para mais um conteúdo da nossa disciplina, conhecer um pouco da pré-história brasileira. Vamos realizar as tarefas com zelo e dedicação, depois de realizar encaminha para o professor. Luciane Gotardo (27 999840297). Obrigada!! Abraço.

Correção das atividades sobre: Modos de vida na América: Mesoamérica e Andes - Maias, Astecas e Incas de 06/07 a 31/07/21.

1) d)Milho                     2) a) México                                   3) d) Espanha

Número 2 do livro didático: a) A reportagem fala sobre a conclusão a que os estudiosos tinham chegado naquele momento sobre Caral: a de que aquela seria a cidade mais antiga do continente americano.

b) Resposta pessoal. O jornalista cria esse recurso para criar impacto. Como a sociedade do Antigo Egito é muito "famosa", ele espera fazer um contraponto a ela e "surpreender" o leitor.

c) Ele quer dizer que o fato de os edifícios de Caral terem sido enterrados e, por isso, permanecido preservados e, possibilita que os cientistas estudem e conheçam essa sociedade.

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 31/07 a 13/08/21. Modos de vida na América: povos do atual território brasileiro.

Muito antes da chegada de Cristóvão Colombo, a América já era ocupada por vários povos, que viviam de variadas formas, as quais iam da organização tribal - como os povos que habitavam a região onde hoje é o Brasil - até vastos impérios, como era o caso dos astecas, que se localizavam na região conhecida como Mesoamérica.

Muitas dessas civilizações desapareceram em consequência da colonização, que se iniciou no final do século XV, mas deixaram heranças históricas que marcaram o nosso continente até os dias de hoje.

Acredita-se que os índios chegaram ao Brasil por meio de grupos humanos que migraram da Ásia até a América na Antiguidade. A presença inicial do ser humano ao Brasil está diretamente relacionada com a sua chegada ao continente americano. A teoria mais aceita atualmente trabalha com a ideia de que grupos humanos entraram no continente americano pelo Estreito de Bering, que atualmente separa o Alasca (EUA) da Rússia.

Nessa teoria, afirma-se que o ser humano aproveitou o recuo no nível do mar para cruzar essa região há 25 mil anos. Posteriormente, uma segunda leva, vinda da Ásia, teria cruzado esse estreito e então se espalhado pelo continente. Vagarosamente, os seres humanos foram ocupando todo o continente americano, e eventualmente chegaram ao nosso território. Aqui no Brasil, a presença humana remonta a cerca de 10 mil anos quando os grupos humanos penetraram o território brasileiro por meio da Amazônia. Nesse período, a Amazônia possuía vastas planícies semiáridas, o que facilitava a locomoção humanal. Foi nesse contexto que os indígenas estabeleceram- se aqui, e, a partir de então, eles desenvolveram diferentes culturas, dialetos, visões de mundo etc.

Como vimos, quando os portugueses chegaram ao Brasil, em 1500, havia cerca de sete milhões de índios por todo o território. Nesse momento, existiam três grandes áreas de povoação indígena que agrupavam centenas de povos: a Amazônia, o Planalto Central e o litoral brasileiro. Esses locais eram habitados por diferentes povos que tinham seus próprios modos de vida e seu próprio sistema de convívio e guerra uns com os outros. O estilo de vida de milhões de indígenas passou por profundas transformações quando os portugueses chegaram, e a população de milhões deles foi reduzida de maneira drástica.

Povos dos sambaquis

Os sambaquis são formações constituídas, principalmente, de conchas de moluscos, formadas ao longo de milhares de anos pelas populações que habitavam regiões litorâneas. Os povos que habitavam as regiões litorâneas e formaram os sambaquis com suas ações são conhecidos como povos do sambaqui. O nome desse tipo de formação calcária ficou conhecido como sambaqui, termo em tupi que significa "monte de conchas". A tese mais comum sobre a existência dos sambaquis explica que a sucessão de comunidades litorâneas foi responsável pela acumulação de conchas, ossos de peixes e outros restos de alimento próximos a vestígios de casas e ossadas humanas. Com o passar dos milênios, esses depósitos alcançaram grandes alturas que deram origem a um sambaqui.

A formação dessas comunidades corresponde à transformação dos hábitos alimentares do homem pré-histórico das Américas. Com o passar do tempo, a caça e a coleta perderam espaço para uma dieta marcada pelo sistemático consumo de peixes, crustáceos e outros frutos do mar. Examinando a estrutura interna e os terrenos próximos aos sambaquis, percebemos que suas comunidades desenvolveram o artesanato, a escultura e trabalharam com a pedra polida.

Povos ceramistas

Os povos ceramistas são aqueles que utilizavam a cerâmica para uso próprio e para gerar arte. A arte da cerâmica foi descoberta há 10.000 anos na Ásia Central e na Europa e há 6.000 anos na América do Sul. Os ceramistas transformavam o barro em deuses que acreditavam ou em cenas de seu cotidiano.

Os sítios de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato

A região de Lagoa Santa (MG) é o local onde está registrado uma das mais notórias descobertas da arqueologia nacional. Foi ali que se achou o mais antigo fóssil das Américas. Trata-se do crânio feminino que existiu há cerca de 11.500 anos. Pesquisas desenvolvidas a partir desse fóssil (apelidado de Luzia) abriram portas para novas teorias sobre o processo de ocupação do continente. Os traços negroides de Luzia levantam a suspeita de uma onda migratória da Oceania, responsável pela ocupação do nosso continente. Em São Raimundo Nonato (PI), um grupo de arqueólogos liderados por Niède Guidon notificou a presença de facas, machados e fogueiras com cerca de 48 mil anos de existência. Entre as principais conclusões desses estudos, destaca-se a presença de comunidades coletivas que caçavam e utilizavam o fogo para protegerem-se e alimentarem-se.

Atividades propostas:

1)Qual a teoria que explica a chegada dos primeiros grupos humanos aqui na América?

2)Caracterize os povos sambaquis.

3)Quais eram os povos ceramistas?

4) O que foram encontrados nos sítios arqueológicos de Lagoa Santa e São Raimundo Nonato?

Agora utilize o livro didático, e realize as atividades de interpretação sobre esse conteúdo. Após a leitura das páginas 49 a 54, faça as atividades da página 55, números 1, 2 e 3.  

Pesquisa avaliativa: Jogos Olímpicos - use a criatividade e faça uma pesquisa em seu caderno, caso tenha dificuldade para pesquisar na internet, pode fazer um texto sobre alguma reportagem sobre este assunto, assistindo pela tv. Pode ter imagens, desenhos, falar sobre o país sede das olimpíadas deste ano.

Bom trabalho, aguardo retorno!! Profª Luciane Gotardo (27 999840297)