6º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Hebreus, Fenícios e Persas (semana de 07/06 a 20/06/21).

07/06/2021

Olá queridos alunos! Hj iniciamos uma nova etapa do nosso ano letivo. Partimos para o segundo trimestre, vamos seguindo com força e fé que logo voltaremos a nos encontrar na nossa sala de aula. Vamos conhecer um pouco a História de três povos da Antiguidade: Hebreus, Fenícios e Persas. Vamos lá? 

Correção do conteúdo: A formação das primeiras civilizações: Mesopotâmia, referente ao período de 20/05 a 06/06/21.

1)A região denominada Mesopotâmia ficava entre os rios b) Tigre e Eufrates

2) Alguns povos que fizeram parte da civilização Mesopotâmica são a) sumérios e acádios

3) O nome da região que deu origem a várias civilizações da Antiguidade e possuía uma terra fecunda era
d) Crescente Fértil

4)Hamurabi, o mais importante rei da Babilônia, organizou o chamado Código de Hamurabi, que era a) um código de leis escritas

5)A mais antiga língua escrita, chamada de escrita cuneiforme, foi desenvolvida cerca de 3000 a.C. pelos
b) Sumérios

Atividades propostas do livro didático, capítulo 6 - A terra entre rios: faça a leitura das páginas 70 a 74, em seguida realize as atividades da página 79 - 1, 2, e 3, copiando e respondendo no caderno.

1)Alternativas corretas: b e c.

a) Chamamos as cidades da Mesopotâmia de cidades- Estados porque elas eram independentes entre si (cada uma delas tinha seu rei, seu palácio e suas leis); c)O código de Hamurabi é um conjunto de leis organizado durante o Primeiro Império Babilônico; d)A produção de alimentos na Mesopotâmia era atribuição, principalmente, dos camponeses.

2)A base econômica mesopotâmica era a agricultura, e a água necessária para irrigar as plantações era captada dos rios Tigre e Eufrates, que também possibilitavam a pesca e a criação de animais, o deslocamento de pessoas e a circulação de mercadorias.

3)a) O texto revela a existência de escravos, considerados bens ("se cegou o olho de um escravo, ou quebrou-lhe um osso, pagará metade do valor") e várias categorias de homens livres ("se o homem cegou o olho de um plebeu"; "se um homem tiver arrancado os dentes de um homem da sua categoria").

b) Resposta pessoal.

c)As leis são um conjunto de normas que regulamentam a vida em sociedade, estabeleceram direitos e deveres dos cidadãos. Quem as elabora no Brasil é o Poder Legislativo (vereadores, deputados e senadores para as leis nacionais). As leis correspondem aos valores na qual foram criadas.

Conteúdo do período de 07/06/21 a 20/06/21. HEBREUS, FENÍCIOS E PERSAS.

Introdução: Hebreus: conforme as escrituras sagradas, Isaque, filho de Abraão, teve um filho chamado Jacó. Jacó, por sua vez, teve doze filhos que deram origem às doze tribos que compuseram o povo hebreu.

Fenícios: sua civilização se desenvolveu na Fenícia (atualmente o território Líbano). Foi um povo que se dedicou ao comércio marítimo e obteve muito sucesso.

Persas: povo da antiguidade oriental que ocupou a região da Pérsia, se dedicavam muito ao comércio, que era sua principal fonte econômica. Consideram o rei como um deus.

INFLUÊNCIAS E CONTRIBUIÇÕES: Existem diversas influências culturais desses povos, entre as que mais se destacam, temos:

• o monoteísmo, influência hebraica presente em diversas religiões atuais.

• o alfabeto, criação fenícia adaptada por diversos povos da Antiguidade.

• Estradas, serviços postais, trabalho assalariado, foram criações persas.

Os hebreus eram semitas originários da Mesopotâmia. Por volta de 2000 a.C., estabeleceram-se na Palestina. Eram monoteístas: acreditavam em apenas um Deus, Yahweh (Javé ou Jeová). A Torá é a principal fonte para o estudo de sua história. Sociedade patriarcal: os hebreus se organizavam em clãs chefiados por patriarcas, que exerciam a autoridade política, moral, jurídica, religiosa e militar. Sociedade escravista: havia escravos hebreus e estrangeiros prisioneiros de guerra.

Os hebreus eram um povo seminômade que se fixou em Canaã, na Antiguidade, e uma parte da história desse povo é narrada na Bíblia, o livro sagrado dos cristãos. Segundo a tradição bíblica, a história do povo hebreu começou quando Abraão, obedecendo a uma ordem divina, guiou seu povo da Mesopotâmia para Canaã, a Terra Prometida, território que, atualmente corresponde à Palestina. Acredita-se que, por volta de 1600 a. C., os hebreus se viram forçados, diante de uma grande seca, a migrar para o Egito. Em 1250 a.C., empreenderam uma longa viagem de volta à Canaã, durante a qual, segundo a Bíblia, seu líder Moisés recebeu de Deus os Dez Mandamentos, o código de leis do povo hebreu.

Muitos anos após estabelecerem-se em Canaã, no século XI a.C., os hebreus consolidaram um Estado com o poder centralizado em torno de um rei. Porém, no século I a. C., a região passou a ser domínio do Império Romano, que saqueou e destruiu o Templo de Jerusalém e expulsou os judeus da região. Esse movimento de dispersão ficou conhecido como Diáspora (separação do povo judeu que, durante alguns séculos, se espalhou por todo o mundo).

Os fenícios estabeleceram colônias e feitorias em uma vasta área do Mediterrâneo. Por volta de 4000 a.C., os fenícios estabeleceram-se na costa do território correspondente ao do atual Líbano. Organizaram-se em cidades- Estado independentes, governadas por monarquias hereditárias com funções religiosas. Acredita-se que os grandes comerciantes atuavam politicamente em conselhos, os quais tinham funções deliberativas. A unidade cultural dos fenícios caracterizava-se pelo uso da mesma língua e pelo culto a alguns deuses em comum. Eram politeístas. Construíram um império marítimo-comercial. Os fenícios estabeleceram colônias e feitorias em uma vasta área do Mediterrâneo. Cartago, no norte da África, era a mais importante.

A Fenícia localizada a oriente do Mar Mediterrâneo, ao contrário do Egito e da Mesopotâmia, não possuía terras férteis para a agricultura, sua economia dependia do comércio e da navegação. Seu território não era unificado, constituía-se de várias cidades- estado autônomas, compostas basicamente por artesãos e navegadores, e eram governadas pela elite mercantil. A região foi dominada por vários povos, como assírios, neobabilônicos, persas e macedônicos.
Uma das principais características deste povo é a criação de um alfabeto para facilitar o comércio, composto por 22 sinais e que foi utilizado posteriormente por outros povos, originando os alfabetos grego, latino, indiano, árabe e hebraico.

Persas. Os persas se estabeleceram numa das regiões mais expressivas da Antiguidade no território que hoje corresponde ao Irã.

O território que corresponde ao Império Persa é resultado da unificação dos territórios dos povos medas e persas, feita por Ciro, e estende-se do rio Indo ao Mar Mediterrâneo e do Cáucaso ao Índico. O Império atingiu seu auge com Dario I, que introduziu a moeda, o dárico, expandiu o comércio, abriu novas estradas e criou um sistema administrativo em que a região foi dividida em satrápias, governadas por sátrapas. Este imperador foi derrotado na Batalha de Maratona, quando tentou invadir a Grécia. Seus sucessores também não obtiveram sucesso em novas conquistas e no governo de Dario III, Alexandre, o Grande, da Macedônia, conquistou o Império. Sua religião era o zoroastrismo, fundada por Zoroastro (ou Zaratustra) e que pregava a existência do bem (Ormuz) e do mal (Arimã), e consequentemente, do céu e inferno. Nesta crença, as pessoas poderiam escolher de que lado iriam ficar.

Atividades propostas:

1) Os Persas ocupavam uma área que hoje corresponde ao:

a) Irã                     b) Líbano                c) Egito                      d) Israel

2) Os fenícios ocupavam uma área que hoje corresponde ao:

a) Irã                     b) Líbano                     c) Egito                   d) Israel

3) Das alternativas abaixo, a que melhor caracteriza a sociedade fenícia é:

a) a existência de um Estado centralizado e o monoteísmo;

b) o monoteísmo e a agricultura;

c) o comércio e o politeísmo;

d) as Cidades-estados e o monoteísmo

4) Circule qual das civilizações abaixo possuía uma religião monoteísta?

a)Egípcios.         b)Hebreus.            c)Mesopotâmicos.                      d)Incas.

5) Que característica da civilização fenícia foi herdada por civilizações da Europa Ocidental, como a grega e a romana, e que se destaca ainda hoje como uma das invenções mais importantes para o desenvolvimento da cultura humana?

a) a invenção da bússola.

b) o desenvolvimento da escrita alfabética.

c) a criação da pólvora.

d) a descoberta da fusão de metais, como o ferro.

6) Qual destas é a principal colônia Fenícia no Mar Mediterrâneo?

a)Roma b)Jerusalém c)Cartago d)Cairo

Atividades do livro didático -

Aproveitando que você está com o livro didático, faça a leitura das páginas 80 até 88, observando os mapas que se encontram entre os conteúdos estudados, depois realize as atividades da página 89 - 1, 2 e 3. Este vídeo vai ajudar na compreensão deste assunto. Bons estudos!! https://youtu.be/7H_9CraZHvs