7º ano - Geografia - Fontes de Energia e Meio Ambiente - 16 a 30/04/21

15/04/2021

Ei meus queridos, tem 2 vídeos para vocês assistirem, um sobre Fontes de Energia e outro sobre Biopirataria. Certeza que vão gostar! 

As atividades do blog e do livro vocês podem somente responder no caderno, peço que primeiro leiam e façam as atividades do livro e só depois a do Blog.

Dúvidas podem solicitar no grupo do what's app que o professor responsável vai encaminhar para mim. Se cuidem! Abraços da Prof. Ariane.

Gabarito das Atividades 01 a 15/04/2021

Blog:

  • 01-D
  • 02-C
  • 03-D
  • 04-D
  • 05-
  • 06- C
  • 07- C
  • 08- Caatinga, Campos, Cerrado, Floresta Amazônica, Mata Atlântica, Mata de Araucária, Mata de Cocais, Pantanal, Zonas Litorâneas (mangues).
  • 09- D

Gabarito das atividades do Livro de geografia página 36 - números 01, 02, 03, 04, 05. 01 a 15/04/2021

  • 01- O relevo brasileiro é mais antigo e foi desgastado ao longo de milhões de anos por processos erosivos, que resultaram em um terreno de baixas altitudes em comparado com os países próximos a Cordilheira dos Andes, uma formação montanhosa mais recente e com altitudes superiores.
  • 02-
  • Uruguai, Paraguai, Argentina, Bolívia, Peru, Colômbia, Venezuela, Guiana e Suriname;
  • b) possuir fronteiras com vários países permite um maior relacionamento econômico e diplomático (ajuda). Mais à frente estudaremos os Blocos Econômicos da América do Sul. (MERCOSUL)
  • 03- A Mata dos Pinhais ou Mata das Araucárias, no Sul do Brasil. Esse tipo de vegetação ocorre em régios de clima Subtropical.
  • 04- Os Campos, que, no Brasil, ocorrem no estado do Rio Grande do Sul.
  • 05- Letra A. caso não ocorra um aumento das precipitações (chuvas), a região Nordeste do Brasil pode ficar mais árida (seca). 

"GEOGRAFIA - FONTES DE ENERGIA"

PARA CASA:

Atividade do Livro -Araribá Mais Geografia 7º ano.

Leitura das páginas 38, 42, 43, 44, 45, 46 e 47

Atividades página 48 E 49 - números 1, 2, 3, 4, 5, 8 e 9. Responder no Caderno.

ATIVIDADES DO BLOG SEMANA 16 A 30/04/2021

Qual a diferença entre matriz energética e matriz elétrica?

A matriz energética representa o conjunto de fontes de energia disponíveis para movimentar os carros, preparar a comida no fogão e gerar eletricidade.

A matriz elétrica é formada pelo conjunto de fontes disponíveis apenas para a geração de energia elétrica.

Fontes de energia são matérias-primas que direta ou indiretamente produzem energia para movimentar máquinas.

Contudo, como são encontradas diretamente na natureza, esta matéria-prima necessita passar por uma transformação antes de gerar energia.

O carvão, o petróleo, as águas dos rios e dos oceanos, o vento e certos alimentos são alguns exemplos de fontes energéticas. A energia gerada será empregada em diversos fins como os transportes, indústria, agricultura, uso doméstico, etc.

Energia renováveis e não renováveis

As fontes de energia ou recursos energéticos podem ser classificados em dois grupos: energias renováveis e não renováveis.

Energias renováveis

Energias renováveis são aquelas que se regeneram espontaneamente ou através da intervenção humana. São consideradas energias limpas, pois os resíduos deixados na natureza são nulos.

Alguns exemplos de energias renováveis são:

  • Hidrelétrica - oriunda pela força da água dos rios;
  • Solar - obtida pelo calor e luz do sol;
  • Eólica - derivada da força dos ventos,
  • Geotérmica - provém do calor do interior da terra;
  • Biomassa - procedente de matérias orgânicas;
  • Mares e Oceanos - natural da força das ondas;
  • Hidrogênio - provém da reação entre hidrogênio e oxigênio que libera energia.

Energias não renováveis

Energias não renováveis são aquelas que uma vez esgotadas, não podem mais ser regeneradas, pois é necessário muito tempo para sua formação na natureza.

Apesar de serem encontradas na natureza em grandes quantidades, têm reservas finitas. São consideradas energias poluentes, porque sua utilização causa danos para o meio-ambiente.

Exemplos de energia não renováveis:

  • Combustíveis fósseis: como o petróleo, o carvão mineral, o xisto e o gás natural;
  • Energia Nuclear: que necessita urânio e tório para ser produzida.

EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO

1. As duas fontes de energia mais consumidas na matriz energética mundial e brasileira são, respectivamente:

A) solar e eólica.

B) petróleo e petróleo.

C) hidrelétrica e petróleo.

D) hidrelétrica e hidrelétrica.

E) c.

2. A matriz elétrica se refere ao conjunto de fontes de energia utilizadas para a geração de energia elétrica em um determinado local. No caso do Brasil, a principal fonte de energia da matriz elétrica é:

A) petróleo.

B) gás natural.

C) hidrelétrica.

D) solar.

E) eólica.

3. Assinale qual alternativa apresenta apenas fontes renováveis de energia:

A) carvão mineral, solar, eólica e biomassa.

B) biomassa, solar, eólica e gás natural.

C) nuclear, petróleo, gás natural e biomassa.

D) eólica, solar, hidrelétrica e biomassa.

E) solar, eólica, carvão natural e nuclear.

4. A energia eólica é uma das fontes de energia que mais crescem no Brasil. Esse tipo de energia utiliza o vento, logo, é uma fonte de energia renovável e não poluente. Qual região brasileira tem se destacado na produção de energia eólica no país?

A) Centro-Oeste

B) Nordeste

C) Norte

D) Sudeste

E) Sul

5. A energia gerada pela força dos ventos é chamada de eólica. As usinas eólicas são comumente implantadas em áreas onde há uma elevada circulação atmosférica, que garante a continuidade dos ventos para a ativação das turbinas. Dentre as vantagens da energia eólica, pode-se citar:

A) a elevada emissão de poluentes na atmosfera.

B) a impossibilidade de emprego nas regiões brasileiras.

C) a não utilização de tecnologias modernas.

D) o baixo impacto ambiental do seu funcionamento.

E) a dificuldade de instalação em áreas litorâneas.

6. As mudanças climáticas e o aquecimento global têm gerado uma grande preocupação na sociedade. É notório que estamos vivenciando um momento de mudanças das atividades atmosféricas, sendo que a ação humana é uma das causadoras dessas transformações. No caso do aquecimento global, qual fonte de energia é a mais indicada para a sua contenção?

A) gás natural

B) petróleo

C) lenha

D) carvão mineral

E) solar

7. Em abril de 2014, foi anunciado o aumento da conta de luz de 118 municípios do Rio Grande do Sul, justificado, segundo a empresa fornecedora, pelo baixo nível dos reservatórios nas hidrelétricas. Por conta disso, foram acionadas as usinas térmicas. Sobre a produção de energia térmica, podemos afirmar que

A) seu custo é elevado porque, embora se tratando de uma energia renovável, é uma fonte escassa no planeta.

B) a utilização do gás natural para a produção de energia térmica apresenta a vantagem da combustão mais limpa se comparada ao uso do carvão mineral.

C) no Brasil, as principais fontes das usinas termoelétricas são fósseis (carvão, gás natural, biomassa), que provocam pouco impacto ambiental.

D) as termoelétricas utilizam fontes de energia consideradas sustentáveis e renováveis.

E) o Brasil possui reservas de carvão mineral na região coberta por rochas sedimentares da Bacia do Paraná, nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Contudo, o Rio Grande do Sul, que tem reservas de carvão mineral limitada, não utiliza esse mineral em suas termoelétricas.

8. O carvão ainda representa uma fonte de energia de grande importância econômica, como na fabricação de aço pelas indústrias siderúrgicas, utilizadas para produzir o calor necessário aos altos fornos de fundição, assim como na geração de eletricidade em usinas termoelétricas. Sobre o carvão, marque a alternativa INCORRETA.

A) O Brasil abriga apenas 0,1% das reservas mundiais conhecidas de carvão.

B) Pelo fato de possuir menor teor de carbono e grande quantidade de impurezas, o carvão do Brasil precisa ser misturado ao importado, adquirindo maior teor calorífero.

C) No período carbonífero, extensas florestas de coníferas foram soterradas, a matéria orgânica resultante da decomposição dessa vegetação foi se transformando no que hoje denominamos como carvão.

D) As reservas de carbono formaram-se há cerca de 300 milhões de anos, especialmente durante o período geológico denominado Carbonífero.

E) O Brasil possui grande reserva carbonífera composta, em sua maioria, por antracito, o mais raro da natureza.

Se Cuidem! S2