6º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Introdução aos estudos de História. Semana 01 a 12/03/2021.

26/02/2021

 ACOLHIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2021

Olá querido aluno, como é bom estar contigo novamente, para mais um a ano letivo, mesmo neste momento difícil que estamos enfrentando. É hora de preparar a mente para novos conhecimentos e o coração para novas aventuras. Bem-vindos, queridos alunos!

Com esforço e dedicação, mas também com muita responsabilidade esperamos que este ano seja de muito sucesso para todos. Que não falte nunca a boa disposição, o respeito entre todos e fortes laços de amizade, obedecendo todos os protocolos de segurança que o momento exige de cada um, e que no final todos partam mais ricos de boas memórias e aprendizados.
Venham com alegria e muita energia positiva, pois a escola não é só lugar para aprender. Mas também para crescer, evoluir e fazer novas amizades. Alegria por receber de volta nossos alunos, mesmo que de forma reduzida, precisamos ter esperança pelo novo ano letivo que está por vir.
Esperamos que todos tenham uma boa volta e que esta jornada inicie com muita felicidade. Esta é a hora de rever os amigos, professores e se focar para ter um ano de muito aprendizado e conhecimento.
Hoje é o início de um novo tempo, e muito diferente de todos os que já vivemos, mas temos certeza que será único e incrível.
É o momento de refletirmos nos objetivos conjuntos e pessoais. É a altura ideal para enchermos nossos corações de motivação e partirmos em busca de grandes conquistas.
É um prazer darmos as boas-vindas a todos os alunos. O meu desejo é que desfrutem desta jornada que agora começa para chegarmos ao final enriquecidos por esta nobre experiência de aprendizagem.

 Durante a vida são muitas as experiências que guardamos, e entre elas certamente estão aquelas que vivemos nos tempos de escola. Nesse lugar especial encontramos uma segunda casa onde aprendemos sobre relações humanas e onde construímos a base do nosso conhecimento. É um período de muita felicidade, embora muitas vezes só o reconheçamos alguns anos mais tarde.
Aproveite a escola, desfrute de todas as descobertas que ela lhe permite fazer, e dê valor ao seu importante papel. Trabalhe com motivação para retirar o que de melhor esse estabelecimento de ensino tem para oferecer, e veja como é bom crescer nele a cada dia. Sejam muito bem-vindos para esse novo ano letivo.

Com carinho da professora Luciane Gotardo.

O que é História?

É chamado de história o conhecimento que estuda as ocorrências do passado. Os historiadores definem essa ciência de alguns modos distintos. Há uma linha de pensamento que acredita que a história estuda, na realidade, a ação dos seres humanos através do tempo, investigando seus comportamentos e suas consequências. Assim, cabe ao profissional dessa área apurar a trajetória dos acontecimentos e eventos importantes, formulando algumas conclusões e ampliando o pensamento crítico na sociedade. Vale destacar a necessidade de um método de pesquisa, onde o profissional escolhe o documento ou fontes históricas no qual vai basear sua pesquisa.

Exemplos de fontes históricas são vestimentas, artefatos artísticos, documentos, utensílios, construções, fósseis, obras de arte, fotografias e tudo que venha a servir como vestígios do passado.

O termo "história" é originado do vocábulo grego historie, que tem como conceito a ideia de "investigação", ou seja, do entendimento vindo por meio da pesquisa.

Heródoto, antigo historiador grego, é considerado o "pai da história". Foi ele quem desenvolveu os primeiros estudos com algum método mais sistematizado.

O trabalho do Historiador

Por ser um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos.

O trabalho do historiador consiste em escrever o passado a partir de fontes, vestígios. As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana.

As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano. Fontes não escritas: fotografias, pinturas, mapas, fósseis e relatos orais. Materiais: vestígios como utensílios, fósseis, monumentos, documentos escritos, pinturas. Imateriais: são detectadas por meio das tradições, dos costumes, das lendas e do folclore de um povo ou de um lugar.  

 Atividades para casa:

1)Com suas palavras, responda o que é História?

2)Qual a origem do nome História?

3)Que é o historiador?

2)Qual a origem do nome História?3)Que é o historiador?

4)Classifique as fontes históricas listadas abaixo em materiais ou imateriais:

a)Lendas_________________ b)Brinquedos______________________

c)Depoimentos_________________ d)Canções__________________

d)Fotografias e livros____________________ e)Conhecimentos medicinais________________________

5)Sobre o trabalho do historiador, responda:

a)Qual o abjeto de estudo do historiador?

b)Materiais utilizados pelo historiador para fazer sua pesquisa?

6) O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa, fontes baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para filho, através de depoimentos e da oralidade, ou seja, da fala. A que tipo de fonte esse texto se refere?

a)Fonte material

b)Fonte imaterial

c)Fonte histórica

d)Fonte artesanal