1ª Postagem:  6º anos. Profª Luciane Gotardo. História. Introdução ao estudo de História - O tempo e a História. Semana de 15/03 a 31/03/21.

17/03/2021

Olá querido aluno, mais uma vez estamos nos encontrando por aqui, mesmo com todos esses problemas que estamos enfrentando, não se esqueça de buscar em cada minuto de seus dias motivos de alegria e esperança, escolhendo ser feliz e tornando isso possível com pensamentos positivos, não perdendo nunca o entusiasmo pela vida e pelo amor. Vamos caminhando juntos por mais um ano!!

6º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Introdução aos estudos de História - O tempo e a História. Semana de 15/03 a 31/03/21.

Correção das atividades da semana de 01 a 12/03/21

1)Com suas palavras, responda o que é História? É chamado de história o conhecimento que estuda as ocorrências do passado.

2)Qual a origem do nome História? O termo "história" é originado do vocábulo grego historie, que tem como conceito a ideia de "investigação", ou seja, do entendimento vindo por meio da pesquisa.

3)Quem é o historiador? um cientista, o historiador é extremamente importante para a sociedade. Ele tem a função de analisar criticamente os acontecimentos do passado. O historiador também tem a importante função de resgatar e preservar a memória dos povos.

4)Classifique as fontes históricas listadas abaixo em materiais ou imateriais:

a)Lendas: imateriais                            b)Brinquedos: materiais

c)Depoimentos: imaterias                  d)Canções: imateriais

d)Fotografias e livros: materiais        e)Conhecimentos medicinais: imateriais

5)Sobre o trabalho do historiador, responda:

a)Qual o abjeto de estudo do historiador? A ação dos seres humanos no tempo.

b)Materiais utilizados pelo historiador para fazer sua pesquisa? Fontes históricas materiais e imateriais.

6) O historiador também pode utilizar como objeto de pesquisa, fontes baseadas nas lendas e contos antigos passados de pai para filho, através de depoimentos e da oralidade, ou seja, da fala. A que tipo de fonte esse texto se refere? b)Fonte imaterial x

Introdução aos estudos de História - O tempo e a História

A Contagem do Tempo na História varia de acordo com cada povo e época. Os primeiros povos fizeram seus calendários tendo como referência os ciclos da natureza, suas crenças e seus costumes. Por isso, nem todos os países seguem o mesmo calendário.

Tempo Cronológico e Tempo Histórico. O tempo cronológico é definido como o tempo onde se desenrolam as atividades humanas: nascimento, crescimento, ir para a escola, as festas, etc. O tempo histórico são os acontecimentos que marcam um povo, uma nação, ou as vezes a humanidade. Como exemplo poderíamos citar uma guerra, a construção de uma grande obra, a descoberta da cura de uma doença, etc.

Os calendários cristão, judaico e muçulmano.

Calendário cristão- o marco inicial desse calendário foi o nascimento de Cristo, os anos anteriores ao nascimento de Jesus Cristo são contados de forma decrescente, e vêm acompanhados da sigla (a.C.) e depois de Cristo (d.C.).

O calendário judaico- criado há mais de 3 mil anos, tem sua origem em histórias religiosas. O marco inicial é a data em que, para os judeus, Deus criou o Universo. Esse fato teria ocorrido no ano 3760 a. C.

Os muçulmanos - estabeleceram a Hégira como marco inicial do seu calendário, a data corresponde à saída do profeta Maomé de Meca para Medina (cerca de julho 622 d. C).

Desde a Antiguidade, quando começou a praticar a agricultura, o homem sentiu a necessidade de marcar as diferentes épocas do ano e organizá-las em calendários pelo tempo histórico. Assim, ele se orientava para a época do plantio e da colheita, a época das festas, das cerimônias religiosas etc. Devido à extensão do tempo histórico, as suas unidades de contagem mais comuns usadas pela História são: ano, década, século e milênio. O século é a medida de tempo mais utilizada pelos historiadores. Os anos são representados por algarismos indo-arábicos (1, 2, 3, 4...) e os séculos, por algarismos romanos (I, II, III, IV...).

A contagem do tempo na história

Temos o século I (em algarismo romano) correspondendo ao intervalo de tempo que vai do ano 1 ao 100; o século II vai do ano 101 ao 200 e, assim, sucessivamente. O século é a unidade de tempo mais utilizada nos estudos de História.

Ano                                      Século

1 até 100                                   I

101 até 200                              II

201 até 300                             III

301 até 400                             IV

401 até 500                             V

Para calcular a que século pertence determinado ano, você pode aplicar a seguinte regra:

Se o ano terminar em 00 - elimine os zeros, e repete o que sobrou:

1800 = 18 ou XVIII

100 = 1 ou I

2100 = 21 ou XXI

Se o ano não terminar em 00, basta eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrar:

1939 = 19 + 1 = 20 ou XX

101 = 1 +1 = 2 ou II

2134 = 21 + 1 = 22 ou XXII

A Periodização da História - Fases da História

A periodização mais utilizada em livros de História foi criada por estudiosos europeus no século XX. Eles dividiram a História em cinco períodos:

Pré-história- vai desde o surgimento da humanidade até 4000 a.C., com o surgimento da escrita.

A Idade Antiga - inicia com o fim da pré-história, 4000 a.C. vai até 476 d. C até a queda do Império Romano do Ocidente.

Idade Média - vai de 476 até 1453 a tomada de Constantinopla, (queda do Império Romano do Oriente).

Idade Moderna - começa em 1453, com a Tomada de Constantinopla e vai até 1789, com a Revolução Francesa.

Idade Contemporânea - vai de 1789, Revolução Francesa, até os dias atuais.

Atividades propostas:

1)Qual a diferença entre o tempo cronológico e o tempo histórico?

2)Caracterize os fatos marcantes que deram início aos calendários: cristão, judaico e muçulmano.

3)Qual a unidade de contagem do tempo mais utilizada pela História?

4)O século é uma unidade do tempo que dura 100 anos. Faça números romanos de 1 a 100.

5)A História foi dividida em períodos para facilitar seu estudo, faça um resumo sobre a periodização da História.

6)Identifique a que século pertence os seguintes anos, utilizando a regrinha explicada acima:

a)1492                                                        b)1500

c)520                                                         d)800

e)2021                                                        f)1100

g)1250                                                        h)1321

Atividades Complementares: Usando o Livro Didático de História, faça uma leitura das páginas 16 a 21, sobre Introdução ao estudo de História - Tempo e História e depois realize atividades da página 22, 1 - 2 - 3 copiando e respondendo no caderno e as 4 e 5 só respondendo no caderno. Bons estudos e até breve. Sentirei saudades!!!!! ABRAÇO DA PROFª LUCIANE.