8º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Revolução Industrial. Semanas 01/04 a 16/04/21.

31/03/2021

Olá querido aluno!!! Vamos continuar nosso estudo por aqui mais uma vez, com muita esperança de que tudo isso vai passar. Essas semanas vamos estudar sobre a Revolução Industrial. Automóvel, lâmpada, plástico, computador, televisão, geladeira... Você sabe dizer o que todos esses produtos têm em comum? Há, pelo menos, duas características: todos são produtos produzidos por processos industriais e todos são mercadorias, ou seja, foram produzidos para ser comercializados. Correção das questões para responder referente à semana 15 a 31/03/21.

1)O que é a Declaração de Diretos, quando ela foi escrita? é um dos documentos mais importantes da história política da Inglaterra. Foi um conjunto de leis formulado na Inglaterra em 1689, após a deposição do rei Jaime II pela Revolução Gloriosa. A Declaração reduziu o poder do rei, estabelecendo a monarquia parlamentar em lugar da monarquia absolutista.

2)Comente o trecho do texto: Declaração dos Direitos - fim do poder monárquico. A partir da assinatura da Bill of Rights, o poder do monarca nunca mais voltaria a ser o mesmo. Ele foi, definitivamente, submetido às decisões do Parlamento, representante do poder popular

3)Qual era o objetivo principal da Declaração? A Declaração reduziu o poder do rei, estabelecendo a monarquia parlamentar em lugar da monarquia absolutista

4)Cite 4 leis presentes na Declaração. • o poder da autoridade real de suspender e dispensar as leis sem consentimento do Parlamento é ilegal;

• a remuneração por causas eclesiásticas é ilegal;

• a cobrança de impostos sem a concessão do Parlamento é ilegal;

• encaminhar petições ao rei e os processos por tais decorrentes de tais petições são ilegais;

Correção das atividades do livro didático página 17.

1)a)A Declaração de Direitos foi escrita após a vitória da Revolução Gloriosa (que depôs Jaime II) e coroou Guilherme de Orange como rei da Inglaterra, que se comprometeu a respeitar a Declaração, assegurando o poder do Parlamento.

b)A Declaração foi escrita pelos membros do Parlamento em nome da naçâo inglesa.

c)O principal objetivo da Declaração era limitar o poder do rei, assegurando a soberania parlamentar. Trecho: os reis não poderiam cancelar as leis do Parlamento. Por exemplo.

Correção das atividades do livro didático da página 20:

1) Jaime I criou novos impostos e perseguiu católicos e calvinistas com o intuito de fortalecer a Igreja Anglicana, da qual era chefe supremo. O Parlamento colocou-se contra seu governo. Carlos I, filho de Jaime, prosseguiu com essa política, aumentando os conflitos entre o poder real e o Parlamento.

4)O desenvolvimento do capitalismo, o incentivo ao livre-comércio e a mecanização da indústria têxtil.

5)Os cercamentos transformaram as terras comunais em propriedades privadas contribuindo para a modernização da agricultura e o aumento da produção. Houve também o aumento da criação de ovelhas, que forneciam lã para a nascente indústria têxtil. Com os cercamentos, grande parte dos cercamentos dos camponeses se deslocou para as cidades, formando uma massa de trabalhadores à disposição da indústria.

7)Na monarquia absolutista, o rei tem poderes ilimitados; ele faz as leis, julga e governa. Já na monarquia parlamentarista, o rei é o chefe do Estado, e do poder se concentra no Parlamento.

8)a)É possível considerar que o retrato da rainha foi feito para demonstrar poder. Seu vestido é ornado com pérolas e joias, e está num ambiente de riqueza.

b)A coroa ao lado simboliza o poder da monarquia inglês. A rainha segura o globo como demonstração do poderio inglês nas transações ultramarinas.

c)O quadro provavelmente foi considerado um importante documento histórico do século XVI.

Espero que tenham feito todas as atividades!! Grande abraço!!

Conteúdo: Revolução Industrial

Habilidades: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

As mudanças na Inglaterra liberal.

Na Inglaterra, ao longo dom século XVI e XVII ocorreram os Cercamentos, processo de exclusão dos trabalhadores de seu meio de sustento, as terras produtivas passaram a ser cercadas por iniciativa de particulares, que pretendiam vendê-las ou utilizá-las para criar ovelhas e fornecer uma das principais matérias-primas da indústria têxtil: a lã. A Política de Cercamentos, marcou o início da Revolução Industrial. Isso levou à migração em massa dos camponeses para as cidades, o que gerou uma mão de obra ociosa que aceitaria qualquer trabalho nas indústrias.

A modernização da agricultura. A política de cercamentos resultou na modernização da agricultura inglesa. A introdução do sistema trienal foi uma técnica de agricultura praticada na Idade Média. Consistia em dividir um campo de cultivo em três partes, utilizando-as para diferentes culturas de forma rotativa para melhor aproveitamento do solo e, consequentemente, maior produção, o que era necessário para alimentar uma população em constante crescimento nas cidades.

Abundância de carvão e ferro.

Outro fator que permitiu aos ingleses que mecanizassem a produção têxtil foi a presença de fontes de energia natural na Inglaterra, como o carvão e o ferro. O território inglês era constituído por importantes reservas de minério de ferro e carvão mineral (Minas inglesas), que posteriormente se tornou o principal combustível das inovações técnicas, ou seja, das máquinas a vapor que substituíram as máquinas movidas à força motriz humana, pela força motriz mecanizada, ampliando bruscamente a produção de mercadorias.

 A Revolução Industrial designa um processo de profundas transformações econômico-sociais que se iniciou principalmente na Inglaterra. Caracteriza-se pela passagem da manufatura à indústria mecânica. A introdução de máquinas fabris multiplica o rendimento do trabalho e aumenta a produção global.

Do artesanato à maquinofatura

Antes do surgimento das fábricas o artesanato era o principal meio de organização do processo produtivo de utensílios básicos utilizados no cotidiano, tais como móveis, ferramentas e roupas. Os artesãos conheciam todas as etapas de fabricação de uma mercadoria: compravam a matéria-prima, confeccionavam o produto e vendiam-no. A produtividade dependia do ritmo e da habilidade do artesão. Por isso, o artesanato não garantia uma produção volumosa. Ainda convivemos com esse tipo de produção, porém, o artesanato voltou-se para a produção de artigos de luxo, peças artísticas e de decoração etc. No século XV, desenvolveu-se o sistema doméstico: o artesão recebia encomendas de homens de negócio para produzir certas peças. Estes empresários forneciam a matéria-prima, pagavam o artesão e revendiam o produto final. Mesmo trabalhando no sistema doméstico, o artesão ainda mantinha grande autonomia, pois conhecia todas as etapas de produção da mercadoria e controlava o tempo necessário para a execução de cada tarefa.

A maquinofatura (fábricas) é o sistema de produção que cria espaços de trabalho onde o artesão se torna obsoleto e é substituído por um novo tipo de trabalhador: o operário; este tem a necessidade de vender sua força de trabalho nas cidades como forma de garantir sua sobrevivência, submetendo-se ao trabalho industrial.

Uma nova sociedade.

A Sociedade Industrial seria a constituição de sociedade moderna trabalhadora, uma das transformações mais importantes produzidas pela indústria foi a configuração de uma nova sociedade, com a consolidação de duas classes sociais antagônicas:

Burguesia: A burguesia é a classe social que detém e controla os meios de produção. Ela domina o proletariado e tudo ligado à política e a economia de uma sociedade. Sua formação está associada ao surgimento do capitalismo.

Proletariado: a classe dos operários assalariados modernos que, não possuindo meios próprios de produção, reduzem-se a vender a força de trabalho para poderem viver.

Atividades Propostas:

1)Define Revolução Industrial.

2)Comente os fatores que permitiram que a Inglaterra fosse pioneira na Revolução Industrial: cercamentos, sistema trienal e fontes de energia (carvão e ferro).

3)Explique as formas de organização do processo produtivo: artesanato, sistema doméstico e maquinofaturas.

4)Como a sociedade ficou dividida com a Revolução Industrial?

Atividades usando o livro didático:

Faça a leitura das páginas 18 a 25 e depois realize as tarefas da página 33 - 1 e 2 (copiar e responder no caderno).