8º anos. Profª Luciane Gotardo. História: Revoluções políticas na Inglaterra. Semana de 01 a 12/03/2021.

26/02/2021

 ACOLHIMENTO PARA O ANO LETIVO DE 2021

Olá querido aluno, como é bom estar contigo novamente, para mais um a ano letivo, mesmo neste momento difícil que estamos enfrentando. É hora de preparar a mente para novos conhecimentos e o coração para novas aventuras. Bem-vindos, queridos alunos!

Com esforço e dedicação, mas também com muita responsabilidade esperamos que este ano seja de muito sucesso para todos. Que não falte nunca a boa disposição, o respeito entre todos e fortes laços de amizade, obedecendo todos os protocolos de segurança que o momento exige de cada um, e que no final todos partam mais ricos de boas memórias e aprendizados. Venham com alegria e muita energia positiva, pois a escola não é só lugar para aprender. Mas também para crescer, evoluir e fazer novas amizades. Alegria por receber de volta nossos alunos, mesmo que de forma reduzida, precisamos ter esperança pelo novo ano letivo que está por vir.

Esperamos que todos tenham uma boa volta e que esta jornada inicie com muita felicidade. Esta é a hora de rever os amigos, professores e se focar para ter um ano de muito aprendizado e conhecimento.
Hoje é o início de um novo tempo, e muito diferente de todos os que já vivemos, mas temos certeza que será único e incrível.
É o momento de refletirmos nos objetivos conjuntos e pessoais. É a altura ideal para enchermos nossos corações de motivação e partirmos em busca de grandes conquistas.
É um prazer darmos as boas-vindas a todos os alunos. O meu desejo é que desfrutem desta jornada que agora começa para chegarmos ao final enriquecidos por esta nobre experiência de aprendizagem.

 Durante a vida são muitas as experiências que guardamos, e entre elas certamente estão aquelas que vivemos nos tempos de escola. Nesse lugar especial encontramos uma segunda casa onde aprendemos sobre relações humanas e onde construímos a base do nosso conhecimento. É um período de muita felicidade, embora muitas vezes só o reconheçamos alguns anos mais tarde.
Aproveite a escola, desfrute de todas as descobertas que ela lhe permite fazer, e dê valor ao seu importante papel. Trabalhe com motivação para retirar o que de melhor esse estabelecimento de ensino tem para oferecer, e veja como é bom crescer nele a cada dia. Sejam muito bem-vindos para esse novo ano letivo.

Com carinho da professora Luciane Gotardo.

 Revoluções políticas na Inglaterra

A Revolução Inglesa pode ser dividida em quatro fases principais:

  1. A Revolução Puritana e a Guerra Civil, de 1640 a 1649;

  2. República de Oliver Cromwell, de 1649 a 1658;

  3. A Restauração da dinastia Stuart, com os reis Charles II e Jaime II, de 1660 a 1688;

  4. A Revolução Gloriosa, que encerrou o reinado de Jaime II e instituiu a Monarquia Parlamentarista.

Como duas revoluções - Puritana e Gloriosa - aconteceram num curto espaço de tempo, esta fase também é chamada de "Revoluções Inglesas", no plural. Estas tiveram como objetivos: limitar o poder do rei através do Parlamento, garantir a liberdade religiosa para os anglicanos e impedir a restauração do catolicismo na Inglaterra.

Revolução Puritana e Guerra Civil (guerra ou disputa hostil e armada entre pessoas de um mesmo país)

Durante o reinado de Charles I houve uma disputa acirrada pelo poder entre o rei e o Parlamento. O monarca julgava que somente o rei deveria dirigir a nação, dispensando a ajuda das câmaras parlamentárias. Devido a esta briga, o rei Charles I dissolveu o Parlamento três vezes em 4 anos de reinado, ele tinha o desejo de unificar as igrejas da Escócia e da Inglaterra, Para isso, ele precisava de dinheiro, e para obtê-lo, queria aumentar os impostos. Isto, no entanto, deveria ser aprovado pelo Parlamento. Após muitas ameaças, o monarca e o Parlamento organizam exércitos que se enfrentam em guerra civil e culminam na derrota do rei Charles I. O Parlamento ganha o conflito e Charles I é preso e condenado à morte. Esta sentença abriu espaço para a primeira e única experiência republicana inglesa.  

 Oliver Cromwell, governou a Inglaterra de 1853 a 1858

Depois da execução do rei Charles I, Oliver Cromwell, antigo membro do Parlamento, assume o governo britânico e instaura a República. Um dos primeiros atos de Cromwell beneficiou diretamente a burguesia que o apoiava. Em 1650, ele promulgou os Atos de Navegação, que determinava que os produtos ingleses deveriam ser transportados somente por navios de bandeira inglesa. Isto dispensava navios de outras nacionalidades e fomentava a indústria naval interna. No entanto, o próprio Cromwell sentia-se ameaçado pelo Parlamento e o fecha em 1653. Também manda prender e executar os chefes do Exército que ele mesmo mandara formar. Ainda consegue colocar seu filho, Richard, frente ao governo. Sem o mesmo prestígio do pai, Richard Cromwell não consegue governar e a própria burguesia pede a volta da monarquia. Em 1660, seu filho ascende ao trono como Charles II e restaura a dinastia Stuart na Inglaterra. Com a restauração dos Stuart, os problemas religiosos e políticos da Inglaterra não acabam. O rei Charles II era abertamente favorável a uma política de tolerância religiosa, mas o Parlamento, dominado pelos protestantes, era contra. 

Revolução Gloriosa (1688). A disputa entre o Parlamento e o Rei se aprofundou quando se descobriu que o irmão de Charles II, Jaime, era católico. o católico Jaime II sempre foi visto com desconfiança. O Parlamento conspira para que o trono seja entregue a seu sobrinho Guilherme de Orange que havia se casado com sua filha e herdeira, a princesa Maria. Sem apoios na Inglaterra, Jaime II foge para França. Por sua vez, Guilherme e Maria são recebidos como reis na Inglaterra. Em seguida é instituída a monarquia parlamentarista que limita consideravelmente o poder do soberano no governo. A Revolução Gloriosa foi uma revolução sem sangue ou conflitos e que encerrou um período de revoluções na Inglaterra iniciado pela Revolução Puritana. ATIVIDADES PARA CASA:

1)Quais as fases que caracterizam a Revolução Inglesa?

2)O que uma é guerra civil? Como se deu uma na Inglaterra?

3)Cromwel instaurou a República na Inglaterra, o que ele fez no seu governo?

4)O que foi a Revolução Gloriosa? Como ela se deu na Inglaterra?