ARTE - 5º A E B - ARTE DOS GRAFITES - PERÍODO DE 07/06 À 21/06 - PROFESSORA ALINE

08/06/2021

Boa tarde turma! Tudo bem com vocês? Espero que sim. Em nossa aula de hoje, vamos iniciar com a correção das atividades anteriores e em seguida vamos aprender sobre a ARTE DOS GRAFITES. 

Correção das atividades anteriores sobre: Arte dos cartazes.

Página 9 - Conectando Ideias

1- Descreva a imagem. O que você considera de diferente nela?

Resposta Pessoal: Observe os elementos que compõem a imagem como cor, luz, textura, formas, etc.

2- Você tem o hábito de fotografia? Quando fotografa, qual tema escolhe para suas imagens?

Resposta Pessoal: Compartilhe seus hábitos.

3- Quando fotografa, você pensa em elementos como a luz e o espaço?

Resposta Pessoal.

Página 10 -

1- Observe as fotos abaixo e depois responda: qual delas retrata uma cena do cotidiano? E qual retrata um evento noticiado pelos jornais? Como você descobriu a resposta?

Resposta: A foto (A) retrata uma cena do cotidiano, e a (B) retrata um evento noticiado. Estimule os alunos a compartilharem suas opiniões.

Atividades do blog -

1- Você já viu algum cartaz assim na região onde mora? Ou em algum lugar que você tenha ido com os seus pais?

Resposta Pessoal.

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 07/06 Á 20/06/2021.

A ARTE DOS GRAFITES

Vamos conhecer alguns grafiteiros brasileiros!

Grafite

Arte urbana que ocupa o espaço das ruas e atinge democraticamente todos que por ela circulam, causando admiração, repulsa ou ainda indiferença. Manifestação artística presente em nossa vida, aguçando nosso olhar diariamente.

O grafite é uma intervenção na cidade, ocupando muros e paredes, geralmente espaços públicos, com o objetivo de estimular ou tecer uma crítica social. Grafite tem origem na palavra italiana "graffito", que significa "escrita feita com carvão".

Spray art: com o uso de spray, em geral de modo rápido, utilizando formas, imagens ou palavras;

Stencil art: feita a partir de um cartão/máscara ou matriz com formas recortadas que são colocadas no local, recebem o spray de tinta, que passa pelos orifícios do desenho. Ao retirar a máscara, a imagem fica impressa no muro ou parede;

Saiba mais: https://www.culturagenial.com/grafite/ 

https://www.todamateria.com.br/grafite-arte-urbana/ 

CURIOSIDADE:

Você sabia que o grafite já é bem antigo? Já no Império Romano faziam inscrições em paredes públicas. Mas ficou conhecido durante a década de 1970 em Nova Iorque, época em que um grupo de jovens resolveu desenhar marcas na cidade. Na França, um movimento contra cultural usou os muros para registrar trabalhos de caráter político ou mesmo poético. O grafite está muito unido ao hip hop, grupo que usou a técnica de arte de rua como linguagem para fazer denúncias e expor situações de opressão e preconceito. Depois de um tempo as inscrições simples realizadas pelos grafiteiros foram ficando mais elaboradas, ganhando contornos, cores e formas diferenciadas;

No Brasil, OS GÊMEOS são autores de importantes grafites (Gustavo e Otávio Pandolfo) saíram de São Paulo para grafitar as paredes do mundo.

Figura 1 - Os Gêmeos - Exposição em Hong Kong - Fonte: https://asfalto.blogosfera.uol.com.br/2019/07/24/osgemeosnapinacoteca/ (Acesso: 23/06/2020)

Figura 2 - Os Gêmeos em NY - Fonte: https://eastreetart.com/os-gemeos-silence-of-the-music-solo-show-nycs-lehmann-maupin/ (Acesso: 23/06/2020)




Figura 3 - Os Gêmeos - Avião da Gol para transportar a Seleção brasileira de futebol - Fonte: https://www.naviagem.com.br/2014/05/gol-apresenta-aviao-da-selecao-com.html (Acesso: 23/06/2020)

O brasileiro EDUARDO KOBRA é um dos maiores artistas de rua do país.

Figura 4 - Eduardo Kobra - Mural Etnias (Rio de Janeiro) - Fonte: https://www.ebiografia.com/eduardo_kobra/ (Acesso: 23/06/2020)

Figura 5 - Eduardo Kobra - "Genial é Andar de Bike" - São Paulo - Fonte: https://www.cidadeecultura.com/grafite-sao-paulo/sao-paulo-artes-grafite-eduardo-kobra-bx/ (Acesso: 23/06/2020)

Conhecido como CRANIO, Fabio de Oliveira Parnaíba, é um paulista e seu trabalho apresenta uma forte crítica social e política.

Figura 06 - Cranio - 2013 - Fonte: https://obviousmag.org/pausas/2016/o-reconhecimento-mundial-da-arte-urbana-nacional-parte-23-os-indios-azuis-por-cranio.html (Acesso: 23/06/2020)

Figura 07 - Cranio - 2013 - Fonte: https://obviousmag.org/pausas/2016/o-reconhecimento-mundial-da-arte-urbana-nacional-parte-23-os-indios-azuis-por-cranio.html (Acesso: 23/06/2020)

Figura 08 - Cranio - 2013 - Fonte: https://obviousmag.org/pausas/2016/o-reconhecimento-mundial-da-arte-urbana-nacional-parte-23-os-indios-azuis-por-cranio.html (Acesso: 23/06/2020)

Atividades (sala de aula invertida)

1- Faça uma pesquisa, escreva o que você entende por GRAFITE e VANDALISMO

2- Você conhece um grafiteiro? No bairro que você mora tem grafite? Descreva um grafite que você gosta, as características e o que mais chama sua atenção.

Recurso pedagógico

Alguns vídeos bacanas para que você tenha acesso a outras informações e mergulhar nesta aventura: https://www.youtube.com/watch?v=fownV9Z5BC4

Agora é sua vez, vamos praticar o que aprendermos

Viu só quanta criatividade?! Agora é a sua vez de produzir...

1- Observe os grafites 1 a 5 (Os Gêmeos e Eduardo Kobra)! Defina um dos dois grafiteiros e escreva sobre as obras dele. (Você pode pesquisar mais sobre o artista, pode fazer uma leitura de imagem dos grafites dele, pode descrever as formas e cores que consegue identificar...).

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Descreva a figura 7, os personagens, o contexto... Como você compreende ou interpreta esse grafite?

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3- Na figura 8 podemos ler a frase: "IMAGEM NÃO É NADA ATITUDE É TUDO". O que você pensa que o grafiteiro Crânio queria dizer? Chamando nossa atenção para o que?

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

4- Imagine que você é um grafiteiro! Como seria a pintura/grafite no muro da sua escola? Quais imagens você usaria para compor o grafite? Seria possível fazer o grafite coletivo/turma toda participar? (Represente sua ideia no seu caderno de arte).

ESTUDANTE: Lembre-se que esta é uma atividade de "imaginação"! Faça somente aqui no papel. Pintar grafitar paredes/muros/espaços públicos precisa da autorização e orientação de um adulto.

OBSERVAÇÃO: AGUARDO SUA ATIVIDADE( ENVIE PELO WHATZAP PELO MEU PRIVADO OU ENTREGUE SUA ATIVIDADE NA ESCOLA)  

Te aguardo...até breve!!!