ARTE - 5º A e B - Profª Aline - Período de 26/07 a 13/08.

03/08/2021

Olá meus queridos alunos. Tudo bem com vocês? Espero que sim ! E espero também que vocês estejam realizando as atividades que tenho encaminhado a vocês através do Blog. Forte abraço e um beijo virtual a todos.  

História das Olimpíadas

O grau mais alto das competições esportivas são as Olimpíadas, que acontecem a cada quatro anos.

Em 2004, esse grande evento foi sediado na cidade grega de Atenas. E por que isso é interessante? Porque a Grécia é o berço dos jogos. Na Idade Antiga, por volta de 776 antes de Cristo, as cidades-estado gregas se reuniam para competir, sempre no vilarejo de Olímpia.

Durante as Olimpíadas, as pessoas até faziam as pazes, dando uma trégua às guerras. Uma das finalidades dos jogos era homenagear Zeus, a maior divindade do Olimpo. As vitórias nas competições rendiam honras e glórias aos atletas e às cidades. No entanto, com a invasão romana, os jogos entraram em decadência e, em 394 depois de Cristo, deixaram de ser disputados. Assim, a celebração olímpica ficou sem ser realizada por 1500 anos!

E só em 1894, graças aos esforços do esportista francês Barão Pierre de Coubertin, a ideia de se fazer uma competição esportiva internacional foi retomada. Para organizar as Olimpíadas, foi criado, então, no mesmo ano, o Comitê Olímpico Internacional (COI). Em 1896, a primeira edição dos jogos da Era Moderna foi em Atenas.

ATIVIDADES

1 - Pinte as peças enumeradas, recorte e cole, encaixando adequadamente cada peça. Não esqueça de abusar da imaginação e criatividade.




2 - Você já ouviu falar de Miraitowa e Someity?  


.


Esses dois personagens são os mascotes das Olimpíadas 2021, que irão ocorrer em Tóquio. Os dois, no entanto, não são mascotes convencionais, eles não representam a fauna japonesa, mas sim sua inventividade.

É comum , a cada 4 anos, nos depararmos com mascotes que representam seu país nos Jogos Olímpicos. Essa tradição começou em 1968, durante as Olimpíadas de Inverno em Grenoble, uma comuna francesa localizada na região do Auvérnia-Ródano-Alpes. O primeiro mascote se chamava Schuss e era um esquiador, um símbolo dos jogos de inverno. Nos anos seguintes, os países sede passaram a idealizar símbolos que representassem o espírito da competição e, de quebra, mostrassem um pouco de sua cultura. Animais nativos desses locais tornaram-se a opção mais óbvia e, desde então, somos apresentados a diversas espécies.

Agora, solte sua imaginação e faça um desenho no seu caderno de arte de como seria o seu mascote.