ARTE- 7º ANO: A, B, C e D – Prof. Glória Bom dia a todos os alunos. Desejo que todos vocês estejam bem e com saúde. Atividade de Arte- A Dança - Prof. Glória 06/07/2021 à 31/07/2020.

20/07/2021

ARTE - 7º ANO: A, B, C e D - Prof. Glória - 06/07/2021 à 31/07/2021

Aluno(a):

Turma:

Professora: Gloria                    Disciplina: Arte

Turno:

Habilidade: (EF69AR09) Pesquisar e analisar diferentes formas de expressão, representação e encenação da dança, reconhecendo e apreciando composições de dança de artistas e grupos brasileiros/locais e estrangeiros de diferentes épocas

2º Trimestre

Data:...../...../.........

A Cultura e a Dança Popular do Brasil

CULTURA Popular define todas as manifestações culturais de um determinado país, estado ou cidade, e se refere a DANÇAS, LITERATURA, FOLCLORE, ARTE, FESTAS, gastronomia e músicas.

As danças constituem um importante componente cultural da humanidade. E no caso do BRASIL, que possui uma cultura tão rica e diversificada, a gama de MODALIDADES é enorme. O folclore brasileiro é rico em danças que representam as TRADIÇÕES e a cultura de uma determinada região.

As danças folclóricas brasileiras caracterizam-se pelas MÚSICAS ANIMADAS (com letras simples e populares) e figurinos e cenários representativos. Estas danças são realizadas, geralmente, em espaços PÚBLICOS: praças, ruas e largos e são uma forma de desenvolver essa expressão artística com base em tradições e COSTUMES de um povo. Elas podem ser executadas de várias formas com pares ou em grupos e a forma original de dançar e cantar permanece praticamente a mesma. Em diversos países, a dança folclórica é a expressão daquele povo.

Algumas das principais danças do Brasil

Samba

O SAMBA chegou junto com os negros ao Brasil e primeiramente era dançado apenas nas senzalas pelos ESCRAVOS. Pode ser visto principalmente em estados como São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia.

Maracatu

O MARACATU trata de um ritmo musical com dança, típico da região PERNAMBUCANA, que reúne a mistura de elementos culturais afro-brasileiros, indígenas, e europeus, e com forte influência religiosa.

Frevo

O FREVO é o estilo pernambucano de carnaval. É uma espécie de MARCHINHA muito acelerada, que, ao contrário de outras músicas de carnaval, não possui letra, e os dançarinos se divertem dançando com uma espécie de guarda-chuva COLORIDO nas mãos.

Baião

O BAIÃO é um ritmo musical, com dança típica da região nordeste do Brasil, onde os músicos tocam instrumentos como o TRIÂNGULO, a viola, o acordeom e a flauta doce.

Catira

A CATIRA, é também conhecida como Cateretê, é uma dança caracterizada pelos PASSOS, batidas de pés, e PALMAS dos dançarinos, e está ligada à cultura caipira; ela é comum no interior dos estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso. O instrumento usado é a VIOLA, geralmente tocada por um par de músicos.

Quadrilha

A QUADRILHA é uma dança típica da época de festa junina, onde um ANIMADOR vai anunciando frases, e marcando os momentos da dança, e os casais de dançarinos, vestem roupas típicas da cultura CAIPIRA, como camisas e vestido xadrez, e chapéu de PALHA.

Reisado

O REISADO é uma dança popular realizada entre a véspera de NATAL e o dia seis de janeiro, Dia de Reis. Também chamada de Folia de Reis.

Bumba meu Boi
BUMBA MEU BOI é um dos símbolos folclóricos mais marcantes do Brasil. O Bumba meu Boi mescla dança, música e teatro. Além disso, é praticado nas mais variadas regiões do país.

Xaxado

O XAXADO é muito popular no Nordeste brasileiro, o xaxado era inicialmente praticado pelo grupo de LAMPIÃO, o Rei do CANGAÇO, como uma forma de afrontar a polícia. Substituindo as parceiras, os cangaceiros dançavam com seus rifles, seguindo em fila e arrastando as ALPARGATAS no chão.

CAÇA - PALAVRAS

Encontre as 37 palavras grifadas do texto.CAÇA - PALAVRAS

Sabendo que são 17 palavras na horizontal e 20 palavras na vertical.

S R E T A B R E I X O P H T A N I M A D A S Ç X U

H E D G Ç M A R A C A T U C R H L H D A E V I A O

X C M A D A S Ç X U P R L I T O L U P R L I M X I

D A L P A R G A T A S U M F E S T A S P R L I A M

T T U N D P R L I N D C E R M A D A S Ç X U K D B

R I A H I M U N V I A U D E Ç O O L U P R L I O A

A R N O Ç F A H O M N I A V O L U P R L I Z E U I

D A I S O O N O C A K L M O D A L I D A D E S Z A

I R M A E L I S U D A T U C R D N I X I T R I A O

Ç U B I S C M A R O D S S U M I H P A S S O S X O

O L U P R L I T E R A T U R A Ç O M V A A T U C R

E V M T E O M A D A S Ç X U R O S U I M M A R O D

S O B I C R P R L I C S Ç A C E A S X B T R I A S

R C A V B E M A D A S Ç X U H S U U E A S E L Ç I

E U M V A D A S Ç X U R A T I R A X C A N G A Ç O

C R E H N Q U A D R I L H A N E N Ç O N T Ç M T U

A H U C P R L I C D P R L I H C I Ç L H I Z P I A

T F B A T U C R H I T R I M A J M K O O V Y I V N

Ç C O S T U M E S Ç D T C A T U C R R S N E A H I

O V I G H D T S C O V I U N E P N E I I M O O G M

T P R Z A I I C N E O V L U D U M O D A N Ç A S A

I M V N E Ç V R M S C J T Y S B N E O P R L I F R

N U O P V O L A N R U L U E W L O L U P R L I D A

G S C A B E I V O E R B R A S I L R A T V T R I A

R I U L P S C O L C N E A N E C N E R E I S A D O

E C R H A R U S O L U P R L I O M E I R O D U V O

N A T A L E M A D A S Ç X U M S P R L I L A M O Ç

A S N E M C T R I A N G U L O A T U C R A F E C E

R R A T A A T U C R S P E R N A M B U C A N A U C

T T A L S F M A D A S Ç X U Z O L U P R L I F R Z

D N E C A I P I R A O M A D A S Ç X U A T U C R R


Atividade - Escolha uma das silhuetas dessas pessoas dançando e desenhe com lápis, contorne com caneta ou canetinha e vamos colorir o fundo da cena em que essas pessoas estão dançando. Você pode fazer notas musicais, um palco, aparelho de som, pessoas assistindo a dança, desenho abstrato com formas geométricas ou com desenho cego, bem colorido, enfim use a sua criatividade para fazer o fundo da cena de seu desenho. OBS: Assista ao vídeo: https://youtu.be/F3N96CstVH0 DANÇAS NO BRASIL - Atividade nas Artes Visuais da Professora Sol.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Livro didático Se liga na Arte 7º ano - Capítulo 2 - página 28 e 29. Fazer as atividades propostas do livro.

- Capítulo 2 - página 28. Sobrevoo "A paisagem" A pintura de uma paisagem como registro de um lugar.

- Capítulo 2 - página 29. Continuação do texto e fazer a atividade proposta no livro didático com base no texto da página 28.

PONTILHISMO: Chave de correção

Gabarito:  1) b    2) a   3) b    4) b    5) c     6) a    7) b

FONTE: https://youtu.be/F3N96CstVH0

https://br.pinterest.com/pin/443956475756926607/

https://br.pinterest.com/pin/445926800608061014/