ARTE- 7º ANO: A, B, C e D – Prof. Glória - 01/04/2021 à 16/04/2021

31/03/2021

Oi! Tudo bem 7º ANO! Desejo que todos vocês e seus familiares estejam bem e com saúde.

Querido aluno estude, aprimore-se, não se acomode diante dos desafios propostos;

Quanto maior o conhecimento e dedicação, mais rápido você alcançará êxito e consequentemente sucesso em tudo que você almeja em sua vida. Bons estudos!

Caricatura

Caricatura é a reprodução gráfica de um animal ou coisa, de uma cena ou episódio, é um personagem da vida real, tal como político e artista. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo, estes detalhes deixam o desenho mais cômico. Podemos caricaturar o seu amigo, funcionário, colega de trabalho, artista favorito ou até da sua família inteira.

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção). A princípio considerada mero divertimento, a caricatura tornou-se importante atividade artística. Entre seus cultores incluem-se diversos nomes significativos na história das artes visuais. A propensão para o caricatural ocorre em todos os artistas de tendência expressionista.

Caricatura é um desenho de um personagem da vida real, tal como políticos e artistas. Porém, a caricatura enfatiza e exagera as características da pessoa de uma forma humorística, assim como em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares em cada indivíduo.

Historicamente a palavra caricatura vem do italiano caricare (carregar, no sentido de exagerar, aumentar algo em proporção).

A caricatura é a "mãe" do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais) ou burlesco (Cômico; que causa riso ou zombaria por ser muito ridículo).

A ORIGEM DA CARICATURA- A caricatura é a mãe do expressionismo, onde o artista desvenda as impressões que a índole e a alma deixaram na face da pessoa.

A distorção e o uso de poucos traços são comuns na caricatura. Diz-se que uma boa caricatura pode ainda captar aspectos da personalidade de uma pessoa através do jogo com as formas. É comum sua utilização nas sátiras políticas; às vezes, esse termo pode ainda ser usado como sinônimo de grotesco (a imaginação do artista é priorizada em relação aos aspectos naturais).

A caricatura já era conhecida dos egípcios (o museu de Turim guarda um papiro que retrata o faraó Ramsés II com orelhas de burro), gregos (pinturas em vasos) e romanos (afrescos de Pompéia e Herculano). Como arte independente, porém, a caricatura é fruto da Renascença, devendo-se a Annibale Carracci o primeiro exemplar do gênero, hoje no museu de Estocolmo: um desenho que representa um casal de cantores italianos, feito em 1600.

A Caricatura no Brasil

O verdadeiro iniciador da caricatura no Brasil foi Manuel de Araújo Porto Alegre, que publicou a primeira caricatura, anonimamente, no Jornal do Comércio de 14 de dezembro de 1837: uma sátira ao jornalista Justiniano José da Rocha, inimigo do artista.

O primeiro periódico a imprimir caricaturas foi a Lanterna Mágica, publicado no Rio de Janeiro entre 1844 e 1845, possivelmente por iniciativa de Araújo Porto Alegre. O mais notável caricaturista da época foi, porém, Rafael Mendes de Carvalho, colaborador daquele periódico. Número razoável de caricaturas anônimas, quase todas litografadas em estabelecimentos como o de Frederico Guilherme Briggs, surge no Rio de Janeiro em fins da primeira metade do século XIX: são, na maior parte, caricaturas políticas.

No Brasil, Raul Pederneiras (Raul), Calixto Cordeiro (K. Lixto) e J. Carlos são nomes que surgem dentre os primeiros artistas exclusivamente caricaturistas. Destacam-se também Nair de Tefé, a primeira mulher caricaturista do mundo, Henrique Fleiuss, Max Yantok, Millôr Fernandes, Lan, Chico Caruso, Cássio Loredano, Angelo Agostini, Claudio Paiva, Angeli, Glauco Villas-Boas, Laerte, Ziraldo, Jaguar e Henfil, entre outros.

Atividade - DESENHO DE HUMOR - CARICATURA.

A) Vamos nos divertir um pouco fazendo a caricatura sua de alguém de sua casa, de um colega de classe ou professor da Escola. Capriche pintando sua obra!

B) Agora escola uma foto ou imagem de uma pessoa do rosto e faça uma caricatura desse rosto com a ajuda da orientação do vídeo - https://www.youtube.com/watch?v=Y_9YLu37ncE

OBS: Os desenhos devem ter margem reta de 1 cm e meio feito a régua, ser feitos com lápis, contornar com caneta esferográfica preta, apagar com a borracha as linhas do lápis e colorir todo o desenho. Acima da margem escrever a caneta esferográfica preta o título - CARICATURA ( NOME DA PESSOA REPRESENTADA) e no final da folha tem que ter a assinatura do aluno e a data em que foi feita a atividade.

Observe como duas turmas de escolas representaram os professores da escola UFJF 2001 e a escola IMEC 2008.


Questionário: Assunto - Caricatura

1) O que é a caricatura?

2) Qual foi a origem da caricatura?

3) Como surgiu a caricatura no Brasil?

4) Qual o nome dos principais caricaturistas do Brasil?

5) Cite nos dias atuais 4 personalidades políticas mais desenhadas as suas caricaturas?

6) Cite nos dias atuais 4 personalidades da TV e do esporte mais desenhadas as suas caricaturas?


ATENÇÂO: ATIVIDADE PARA CASA: Desenho Pessoal

Pesquisa e confecção de um desenho individual, a atividade deve ser feita na folha do caderno de desenho. A aluno vai escolher o desenho que ele ache mais interessante. A pesquisa da imagem pode ser em livros, revistas ou em sites na internet. O material que será confeccionado o desenho, como: lápis, canetas esferográficas, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera e etc...., é a escolha do aluno. No final da folha a assinatura e a data de quando foi feita a atividade.

Atividade semanal (Pesquisa individual do desenho de cada aluno).

Boa Atividade!

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Livro didático Se liga na Arte 7º ano - Capítulo 1 - página 14, 15 e 16.

Observação: O capítulo 1

Na página 14 Com o título: "O palco e o rio", Peça BR-3. Na página 14 e 15 comenta sobre a peça BR-3 e sobre o nome dado a 3 locais distintos mais com a mesma inspiração do lugar de origem (Brasília-DF), com perguntas referentes a peça e se o aluno já viu ou soube um lugar ao ar livre sobre uma peça de teatro sendo apresentada, a pergunta a resposta é pessoal.

Na página 16 com o título COREOGRAFIA PARA A CIDADE comenta sobre uma apresentação teatral feito aos pés do Monumento da estátua 2 de julho, com uma pergunta referente a apresentação da peça, com uma pergunta com resposta pessoal.

2 - ATIVIDADE

ATIVIDADE DESENHO- 

1) Faça em seu caderno de desenho da imagem acima da escultura do Tigre de Guarapari e desenhe a você e sua família na cena.

OBS: Os desenhos devem ter margem reta de 1 cm e meio feito a régua, ser feitos com lápis, contornar com caneta esferográfica preta, apagar com a borracha as linhas do lápis e colorir todo o desenho. Acima da margem escrever a caneta esferográfica preta o título - Tigre Guarapari e no final da folha tem que ter a assinatura do aluno e a data em que foi feita a atividade.

Fonte: (Fonte: Wikipédia) Caricatura.