ARTE- 7º ANO: A, B, C e D – Prof. Glória - 16/04/21 A 30/04/21

15/04/2021

7º ANO espero que todos vocês e seus familiares estejam bem e com saúde. Bons estudos!

CHARGE

A charge transmite sua mensagem, na maioria das vezes, com muito humor em uma única cena, utilizando ou não textos em legendas ou balões. Comunica-se com o leitor por meio de acontecimentos do dia-a-dia numa linguagem imediata, por intermédio de personagens naturalmente reconhecíveis. Portanto, assuntos do momento abordados por jornal, rádio, teve e revistas são amplamente explorados pelos artistas nas charges, de forma a transformar uma notícia trágica em cômica, amenizando, por meio do humor, a realidade dos problemas.

Charge é um estilo de ilustração que tem por finalidade satirizar, por meio de uma caricatura, algum acontecimento atual com uma ou mais personagens envolvidos. A palavra é de origem francesa e significa carga, ou seja, exagera traços do caráter de alguém ou de algo para torná-lo burlesco.

Qual é a função de uma charge?

Charge tem a finalidade de ilustrar, por meio da sátira, os acontecimentos atuais que despertam o interesse público. Muito usado em jornais e revistas por causa do cunho político e social. É o gênero no qual o autor expressa sua visão dos fatos por meio de caricaturas.

O que é o gênero charge?

Gênero textual relacionado com o humor, as charges constroem seus significados a partir da relação entre linguagem verbal e não verbal. ... A charge é um tipo de ilustração que geralmente apresenta um discurso humorístico e está presente em revistas e principalmente jornais.

Por dentro do universo cômico da charge:

Você sabe o que é uma charge? Se você é uma pessoa bem humorada certamente vai gostar de conhecer um pouco mais sobre esse interessante gênero textual que combina linguagem verbal e linguagem não verbal. 

A palavra charge é de origem francesa e significa "carga". Esse nome não foi escolhido por acaso, já que uma das principais características da charge é exagerar, seja sobre um fato, seja sobre uma pessoa, de modo a torná-los uma caricatura. A charge, que é um estilo de ilustração, tem como objetivo satirizar alguém, alguma situação ou acontecimento atual, por isso ela sempre está relacionada com um determinado contexto social, histórico, cultural ou político.

No Brasil, as charges são comumente encontradas em revistas e jornais, sejam eles impressos ou virtuais. Elas não devem ser confundidas com o cartum (do inglês cartoon), cuja principal característica é brincar com situações corriqueiras da sociedade. A charge é muito mais do que um desenho, é uma expressão de arte carregada de criticidade, uma maneira divertida e pouco convencional que o artista encontra para expor suas opiniões sobre eventos de seu tempo.

No Brasil, temos grandes chargistas, inclusive, muitos foram alvos de censura na época da ditadura militar, quando fazer uma crítica social por intermédio de qualquer expressão artística podia ser muito perigoso!

Henfil, Laerte Coutinho, Millôr Fernandes e Ziraldo estão entre os principais chargistas brasileiros

FONTE: https://professorjofreysilva.blogspot.com/2011/03/charge.html

https://escolakids.uol.com.br/portugues/charge.htm

A) QUESTIONÁRIO: ASSUNTO: A CHARGE

OBS: Copiar as perguntas no seu caderno de pauta de Arte.

1) O que é uma Charge?

2) Quais são os principais meios de comunicação que são feitos a charges?

3) Qual é o gênero usado na Charge?

4) Qual é a função da Charge?

5) Como foi a importância da Charge no Brasil?

6) Quais são os nomes dos principais Chargistas brasileiros?

7) Nos dias de atuais, cite três temas mais desenhados nas charges aqui no Brasil?

a).......................................... b) ........................................ c) .........................................

B) Atividade: Observe a charge abaixo e escreva o que você entendeu dela:


Atividade: Crie uma charge sobre o assunto coronavírus no Brasil

Faça uma Charge no seu caderno de desenho do assunto coronavírus no Brasil.

OBS: O desenho deve ser ter margem de 1cm e meio, ser feito a lápis sem apertar, ser todo ele contornado com caneta esferográfica preta e colorido. No título escrever COVID 19 NO BRASIL e logo embaixo assinar o seu nome e a data que fez a atividade.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Livro didático Se liga na Arte 7º ano - Capítulo 1 - página 17, 18 e 19.

O aluno deve fazer uma leitura das páginas citadas logo acima.

Página 17- leitura da página e copiar a pergunta (9) e responder com resposta pessoal.

1) O que é uma banda de pífanos? Resposta no livro.

2) O que é um Pífano ou pife? Resposta no livro.

Página 18 - leitura da página. História - Banda de pífanos de caruaru

E assista o vídeo: Zabé da Loca: A Rainha do Pífano https://www.youtube.com/watch?v=6rlfhZMz1wE

1) Para se criar as músicas tocadas no pífano a banda de caruaru se inspiravam em muitas coisas. Que coisas são essas?

Página 19 - título: Teatro - tapete. O aluno deve ler toda a página e responder a pergunta (10) e responder com resposta pessoal.

1) O que é um teatro tapete ou um CARPET SHOWS?

2) Quem criou o CARPET SHOWS e em que década?

3) Por que motivo eles escolheram o tapete com instrumento cênico teatral?

DESENHO NO CADERNO DE DESENHO

4) Observe na foto da página 17 A Banda de pífanos Vitoriano Jovem, tocando nas ruas da cidade de Caruaru (PE). Fotografia de 2016.

Faça um desenho no seu caderno de desenho de uma banda de pífano com pelo menos três músicos.

OBS: O desenho deve ser ter margem de 1cm e meio, ser feito a lápis sem apertar, ser todo ele contornado com caneta esferográfica preta e colorido. No título escrever Banda de Pífano e logo embaixo assinar o seu nome e a data que fez a atividade.

ATENÇÃO: ATIVIDADE DA PESQUISA DO DESENHO PESSOAL

Pesquisa e confecção de um desenho individual, a atividade deve ser feita em uma folha do caderno de desenho. A aluno vai escolher o desenho que ele ache mais interessante (Continuidade da pesquisa do aluno). A pesquisa da imagem pode ser em livros, revistas ou em sites na internet. O material que será utilizado no desenho; como: lápis, canetas esferográficas, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera e etc....; é a escolha do aluno. No final da folha a assinatura e a data de quando foi feita a atividade.

Boa Atividade!

FONTE: Fonte: https://www.hojeemdia.com.br/polopoly_fs/1.784091!/image/image.jpg_gen/