ARTE- 7º ANO: A, B, C e D – Prof. Glória - 07/06/21 a 20/06/21

07/06/2021

Meus queridos alunos! Hoje iniciamos uma nova etapa do nosso ano letivo de 2021. Estamos começando o segundo trimestre, vamos continuar com muita determinação em busca de conhecimento e de aprimoramento pessoal. Espero que todos vocês tenham êxito nessa nova jornada. Estaremos sempre torcendo por vocês.

Arte Islâmica

A Arte islâmica é a denominação dada a arte criada nas regiões onde o Islã predomina como religião. Embora muito ligada a religião, a Arte Islâmica está vinculada a todo tipo de arte produzida no mundo islâmico. Dessa forma, Arte Islâmica não está ligada apenas a peças criadas por artistas muçulmanos para a religião muçulmana, mas compreende obras produzidas para qualquer religião.

Com a constituição do islamismo, religião monoteísta, pelo profeta Maomé no século VII, unificaram-se vários povos de regiões diferentes como povos da Península Arábica, Pérsia, Ásia Menor e Norte da África, adotando o árabe como idioma. Essa união de povos também deu origem a uma arte que em função do cotidiano nômade do princípio, demorou um pouco para estabelecer uma estética singular. Nessa cultura nômade as tendas e cabanas eram com frequência decoradas com tecidos e tapetes que eram ricamente decorados com desenhos de formas geométricas e abstratos - já que o islamismo condena a representação de homens e animais - e cores vivas. A medida que a nomadismo foi se desfazendo, os tapetes ganharam função decorativa nos palácios e mesquitas. Os tapetes ainda têm grande importância na cultura islâmica; os mais valiosos são os tapetes persas.

Na arquitetura a arte islâmica se destacou especialmente na construção de mesquitas que são locais sagrados de oração, além de túmulos e escolas religiosas ou casas de estudos e retiros denominadas madraças. As mesquitas são as peças da arquitetura islâmica mais conhecidas, as primeiras foram construídas entre os séculos VII e VIII, de acordo com o modelo da casa de Maomé em Medina que consistia numa planta quadrangular, com pátio voltado para o sul e duas galerias com teto de palha e colunas de tronco de palmeira.

Nos séculos seguintes a arquitetura sagrada foi deixando de ter a austeridade e os materiais e elementos rústicos da casa de Maomé, embora tenha se mantido a preservação de algumas formas geométricas. A Cúpula da Roca em Jerusalém e a Grande Mesquita de Damasco são exemplos desse tipo de arquitetura.

Outra construção bastante representativa que exemplifica esse tipo de arquitetura é o Taj Mahal, na Índia. O Taj Mahal é um suntuoso mausoléu construído em meados do século XVII e feito em mármore branco e pedras preciosas como jade, ametista, turquesa, lápis-lazúli, cristais e outros. A construção serviu para abrigar o corpo da princesa Aryumand Banu Begam, esposa do imperador Shah Jahan.

Nas artes plásticas a arte islâmica se destacou, sobretudo, na pintura de afrescos e miniaturas que eram, geralmente, usadas na decoração de paredes e palácios ou de edifícios públicos. A pintura sofreu forte influência da arte helênica, indiana, bizantina e também, chinesa. Infelizmente poucas obras dessas categorias chegaram aos dias atuais em bom estado de conservação. Ainda é possível encontrar elementos pictóricos na decoração de cerâmica, além da arquitetura.

Atividade 1

A) Marque um X na resposta certa referentes a História da Arte Islâmica. OBS: Só tem uma resposta certa.

1) Quem criou a religião Islâmica? Em que século?

a) (   ) Foi Maomé no século VII.

b) (   ) Foi Buda no século VI.

c) (   ) Foi Jesus Cristo no século V.

2) Uma das primeiras manifestações da arte islâmica, a arquitetura, floresceu sobretudo na construção dos templos religiosos. Qual o nome dado para seus templos religiosos?

a) (    ) Catedral

b) (    ) Mesquita

c) (   ) Igreja

3) Qual é o livro sagrado usado pela religião Islâmica?

a) (   ) Torá

b) (   ) Bíblia

c) (   ) Alcorão

4) No início do surgimento do Islamismo, as representações eram completamente figurativas, semelhantes às antigas, mas gradativamente foram se abstraindo, até se transformarem em folhas e flores misturadas com letras e formas geométricas desenhadas artisticamente. Esse desenho é conhecido como?

a) (   ) Abstracionismo

b) (   ) Arabesco

c) (   ) Natureza morta

5) O povo mulçumano era um povo nômade, à medida que foram se tornando sedentários eles usavam um objeto de decoração específico da necessidade deles, para forrar o chão de suas tendas, que passou a decorar seus palácios e castelos, além de cumprir uma função fundamental nas mesquitas, já que o muçulmano, ao rezar, não deve ficar em contato com a terra. Que objeto de decoração é esse?

a) (   ) O castiçal

b) (   ) O tapete

c) (   ) A Cortina

6) Arte Islâmica é um conceito moderno, criado por historiadores de Arte europeus no século XIX para:

a) (   ) Categorizar e estudar o material produzido pela primeira vez sob os povos islâmicos que emergiram da Arábia no século VII.

b) (   ) Categorizar e estudar o material produzido pela primeira vez sob os povos chineses, que emergiram do Oriente para a Arábia Saudita.

c) (    ) Categorizar e estudar o material produzido pela primeira vez sob os povos egípcios, que emergiram do Egito Antigo em direção a várias partes do mundo.

7) O Islamismo é uma religião monoteísta. O que é uma religião monoteísta?

a) (    ) É uma religião que adora vários deuses.

b) (    ) É uma religião que adora animais e a natureza.

c) (    ) É uma religião que adora um Deus único.

8) Qual é o nome que se dá ao local de retiro e estudo pelos mulçumanos?

a) (   ) Colégio.

b) (   ) Madraça.

c) (   ) Mosteiro

Atividade 2 - Desenhe um portal de uma Mesquita, bem bonita, colorida com lápis de cor, canetinha, giz de cera se preferir e faça colagem com papel colorido. Observe o vídeo logo abaixo, propondo uma atividade artística, para fazer um portal islâmico.

Taj Mahal, Agra, Índia
Taj Mahal, Agra, Índia

Observe a foto do portal abaixo e desenhe um parecido no seu caderno de desenho.

Vídeo: https://youtu.be/27HWG3JhqsY - Vídeo propondo uma atividade - Portal Islâmico.


Atividade 3 - ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Livro didático Se liga na Arte 7º ano - Capítulo 1 - página 22 e 23.

O aluno deve fazer uma leitura das páginas citadas logo acima e as atividades propostas no livro didático.

Tema: O mar como espaço de arte, com a imagem do trabalho de Jason de Caires Taylor obra: "A evolução silenciosa" escultura em cimento, Cancun, México. Reflexão sobre qual é o lugar de uma escultura em cimento? Perguntas direcionadas aos alunos sobre a obra submersa no mar do México, com difícil acesso e no lugar incomum. Centenas de esculturas de figuras humanas, entre homens e mulheres no tamanho normal do ser humano, feitas de cimento, na forma realista.

FONTE:

Referencias: Arte Islâmica. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/nomundo/arte-medieval/arte-islamica/ . Acessado em 21 de maio de 2018.--Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/artes/arte-islamica/

Vídeo: Arte Islâmica - História da Arte. Para quem quer se aprofundar mais no conhecimento da Arte Islâmica.

1) https://youtu.be/EO4v03_jNw8

2) https://youtu.be/TxVibKRNE9k

3) https://youtu.be/uY2UUnqMhu0

4) https://youtu.be/RWG88sil7QA

Vídeo: Arte Islâmica - Proposta da atividade desenho da Arte Islâmica para os alunos.

5) https://youtu.be/27HWG3JhqsY

6) foto do portal - https://br.pinterest.com/pin/9640586692220896/