ARTE- 8º ANO: A, B, C e D – Prof. Glória  Aula diagnóstica 15/03 A 31/03

15/03/2021

Bom dia alunos! Desejo que todos estejam bem. É tempo de ter esperança e de acreditar que dias melhores logo chegarão.

Logo tudo isto será passado e certamente faremos desses dias difíceis em uma grande oportunidade de novos aprendizados sobre a nossa forma de perceber a vida e as pessoas que nos rodeia e sobre nós mesmos. Bons estudos!

EMEF "Darcy Ribeiro" Guarapari ES

Disciplina: Arte   Professora: Glória Gean Silva

Aluno:.......................................................................................................Turma:....................Turno: matutino           Primeiro trimestre              Data: ............../ .........../ 2021.

Arte na Pré-História

A arte na Pré-História também pode ser chamada de Arte Rupestre e foi produzida durante os períodos Paleolítico e Neolítico. Destacando-se as pinturas rupestres e as construções megalíticas.

Quando se fala em arte na Pré-História, estamos falando da produção vista como artística na Pré-História, isto é, durante os períodos Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. Em geral, compreende pinturas realizadas em cavernas, gravuras esculpidas em rochas, esculturas, estatuetas etc.

Para facilitar sua compreensão a respeito do assunto, é importante considerarmos que os três períodos citados e que são considerados como parte da Pré-História são:

Paleolítico: período que compreende de 2.5 milhões de anos atrás a 10.000 a.C.

Neolítico: período que se estende de 10.000 a.C. até 5.000 a.C.

Idade dos Metais: período que se estende de 5.000 a 3.500 a.C.

Outra observação importante é que as extensões de cada período em todo o planeta são bastante distintas. Neste texto, optamos por colocar a datação clássica, mas os avanços e desenvolvimentos no estilo de vida humana foram distintos nos diferentes locais do planeta. Sendo assim, houve locais em que o avanço que caracterizou as diferenças de uma era para outra foi bastante rápido e outros em que os avanços foram lentos.

A arte na Pré-História manifestou-se de diferentes formas. A intenção dessas obras é alvo de grande debate pelos especialistas. As motivações mais comumente mencionadas são que as populações pré-históricas faziam esses registros como forma de:

  • Registrar o cotidiano apenas por registrar. Nesse caso, o registro artístico seria no sentido "a arte pela arte".

  • Registrar com fins ritualísticos de criar uma conexão do homem com a natureza.

De toda forma, apesar dos debates e dos avançados estudos feitos no sentido de buscar uma compreensão dessa arte, a verdade é que o entendimento real da mensagem da arte pré-histórica é quase impossível, uma vez que não conhecemos os códigos da real mensagem que os autores dessas obras desejavam transmitir, como afirma o antropólogos e arqueólogos.


Características

Arte no Período Paleolítico

No caso do Paleolítico também conhecido como período da Pedra Lascada, o grande destaque são as pinturas rupestres, que são as gravuras desenhadas nas paredes de cavernas. Os especialistas acreditam que as pinturas rupestres tenham surgido aproximadamente há 40 mil anos em grupos humanos que já possuíam domínio do fogo e tinham acesso a ferramentas produzidas por meio da lascagem de pedra. Essa arte, em geral, mostra o homem em meio a grandes grupos de animais, representando, principalmente, cenas de caçadas, mas também retrata outras cenas do cotidiano humano.

Os especialistas falam que a arte rupestre utilizava materiais como terra, carvão, sangue, flores etc. Os principais exemplos dessa arte são encontrados na Caverna de Chauvet e Lascaux, na França, mas também estão em outros locais, como Espanha, Austrália, Argentina etc. Aqui no Brasil o grande centro de arte rupestre fica na Serra da Capivara, localizada no Piauí.


A Vênus de Willendorf foi localizada na Áustria e é uma das estatuetas de Vênus mais famosas.

Não há registro somente de arte rupestre no Paleolítico, pois existem também pequenas esculturas que foram produzidas nesse período. Nesse caso, o grande destaque são as estatuetas de Vênus, produzidas entre 40.000 a.C. e 10.000 a.C. Essas estatuetas conhecidas como Vênus reproduzem sempre um corpo feminino nu com formas bastante voluptuosas, destacando-se os seios grandes e os quadris largos.

Essas esculturas são entendidas pelos especialistas como um registro relacionado com um culto à fertilidade, o qual pode estar associado como uma divindade conhecida como Deusa Mãe. A estatueta Vênus mais conhecida é a Vênus de Willendorf, localizada na Áustria e que tem aproximadamente 25 mil anos de existência.

→ Arte no Período Neolítico

O período Neolítico também pode ser chamado do Período da pedra polida, apresenta grandes transformações e avanços em relação ao Paleolítico - embora de modo não uniforme. Esses avanços podem ser destacados, principalmente, pela sedentarização do homem por meio do domínio das técnicas agrícolas e da domesticação dos animais.

Isso permitiu que o homem desenvolvesse novas ferramentas, que trouxeram melhoria para a sua vida. Um dos grandes avanços do Neolítico está relacionado com as construções, uma vez que pouco a pouco o homem foi desenvolvendo habilidades arquitetônicas.


No Neolítico, destacam-se as construções megalíticas, como a de Stonehenge, na Inglaterra.

Esses avanços refletiram-se diretamente na construção dos monumentos megalíticos, isto é, enormes complexos feitos por um amontoado de grandes rochas. Esses monumentos são encontrados em diferentes partes do mundo e estão diretamente relacionados com a necessidade do homem de criar registros em homenagem aos seus antepassados. Podem também ter relação com a marcação do tempo ou com a observação dos astros.

As estruturas megalíticas mais conhecidas são Stonehenge, na Inglaterra, e o Cromeleque dos Almendres, localizado em Portugal. Apesar disso, já foram localizadas estruturas do tipo em diferentes locais, como Irlanda, Itália, Egito, Turquia etc.

Arte na Pré-História do Brasil


A Serra da Capivara é um dos sítios de pintura rupestre mais famosos do Brasil.

No caso do Brasil, existem algumas produções de arte pré-histórica localizadas em alguns estados, como Piauí, Paraíba, Mato Grosso e Santa Catarina. O grande destaque são as pinturas rupestres encontradas na Serra da Capivara, no estado do Piauí, que abriga mais de 100 pinturas rupestres que retratam cenas de caça, guerra, sexo etc.

Resumo

A arte pré-histórica é aquela produzida durante os períodos cronológicos da Pré-História, com destaque para os períodos Paleolítico e Neolítico. A arte pré-histórica inclui produções artísticas como as pinturas rupestres e gravuras feitas em pedra, além de esculturas e estatuetas. O objetivo dessas produções é alvo de debate entre os historiadores, mas teorias apontam para duas teses: uma forma de expressão ou uma forma de o homem conectar-se ritualisticamente com a natureza.

No caso do Paleolítico, destacam-se as pinturas rupestres, como as localizadas na Serra da Capivara, no estado do Piauí, e as estatuetas Vênus, encontradas em diferentes partes do mundo. No caso do Neolítico, destacam-se as construções megalíticas, como as de Stonehenge, na Inglaterra.

Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/historiag/arte-pre-historia.htm

 Vídeo:https://douglasdim.blogspot.com/2012/04/historia-da-arte.html<br>


Atividade: Arte Pré-histórica

OBS: Copiar as perguntas e responder no caderno de pauta de Arte.

1) A arte pré-histórica também pode ser chamada de?

2) A arte pré-histórica foi dividida em três etapas. Quais são elas e em que período histórico ocorreu cada uma delas?

3) O Paleolítico também é chamado de?

4) Quais são as principais características do Paleolítico? Como vivem os homens nesse período?

5) O Neolítico também é chamado de?

6) Quais são as principais características do Neolítico? Como vivem os homens nesse período?

7) O que são construções de monumentos megalíticos? Para que serviam?

8) O que são as estatuetas ou esculturas de Vênus? Qual era a função dela para os homens do Paleolítico?

9) No Brasil qual é o principal sítio arqueológico referente a arte pré-histórica? Quais são as principais pinturas encontradas nas paredes de suas cavernas ou grutas?

10) Com que materiais os homens do Paleolítico produziam suas tintas e pintavam seus desenhos nas paredes das cavernas?


OBS: Os desenhos devem ter margem reta de 1 cm e meio feito a régua, ser feitos com lápis, contornar com caneta esferográfica preta, apagar com a borracha as linhas do lápis e colorir todo o desenho. Acima da margem escrever a caneta o período da Pré-história ( Paleolítica ou Neolítica) e no final da folha tem que ter a assinatura do aluno e a data em que foi feita a atividade.

2) Atividade - Faça no seu caderno de desenho um homem do Paleolítico desenhando animais ferozes e manadas de bois, veados, e pessoas caçando esses animais na parede da caverna.

3) Faça um desenho do Neolítico em seu caderno de desenho de pessoas em sua tribo construindo habitações, plantando, fazendo vasos de cerâmica, cuidando de animais domésticos, enfim, trabalhando no seu cotidiano.

ATENÇÂO: ATIVIDADE PARA CASA

Pesquisa do desenho individual, a atividade deve ser feita na folha do caderno de desenho. A aluno vai escolher o desenho que ele ache mais interessante. A pesquisa da imagem pode ser em livros, revistas ou em sites na internet. O material que será confeccionado o desenho, como: lápis, canetas esferográficas, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera e etc..., é a escolha do aluno. No final da folha a assinatura e a data de quando foi feita a atividade. Boa Atividade! 

***As atividades complementares serão feitas pelo livro no livro didático e o roteiro de estudo será disponibilizadas no grupo WhatsApp***.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: Livro didático Se liga na Arte 8º ano - Capítulo 1 - página 10, 11, 12 e 13.

Observação: O capítulo 1 na página 10 é a imagem de uma foto referente a PINTURA CORPORAL do tribo indígena kusiwa do povo Wajãpi, No Macapá no estado do Amapá. Na página 11 Com o tema: A Arte e o Mundo Imaterial. Temos um texto com perguntas e reflexões com 2 perguntas e duas reflexões que devem ser copiadas no caderno de pauta de Arte, perguntas e respostas pensadas pelo aluno do que ele acha sobre o que está sendo perguntado. O aluno deve responder com respostas pessoais.

Na página 12  com o título Processos de Criação, sugeri uma atividade em duas etapas. Com a primeira etapa com o levantamento de perguntas que vai de a), b),c),d),e) referentes a levantamento de dados e pesquisa, sendo utilizado a forma de entrevista e anotações dos dados coletados, sobre a cultura, valores, histórias, cotidiano, festas, danças, músicas e interesses do mundo imaterial por parte dos alunos e de seus familiares, amigos e conhecidos próximos... A atividade deve se anotada no caderno de pauta de Arte, como forma de coletar e organizar as entrevista, documentos, fotos, registros de jornais e etc..., coletado pelos alunos. O aluno pode usar seu smartphone para registrar de forma de vídeo ( audiovisual)  ou por gravação as falas e imagens das pessoas por elas entrevistadas.

A Atividade dois, será uma feira de troca que acontecerá de acordo com as condições que exigira no momento da finalização da mesma. Se estivermos de quarentena pelo distanciamento através dos meios tecnológicos, como WhatsApp e ou e-mail e se estivermos no módulo presencial através de exposição e apresentação no espaço escolar.

Na página 13 temos o título FOCO NA HISTÓRIA -CULTURA IMATERIAL E PATRIMÔNIO. Temos um texto com perguntas e reflexões com 4 perguntas e 3 reflexões que devem ser copiadas no caderno de pauta de Arte, perguntas e respostas pensadas pelo aluno do que ele acha sobre o que está sendo perguntado. O aluno deve responder com respostas pessoais.

Atividade Lúdica: Culinária na minha Casa

O aluno deve escrever no caderno de desenho uma comida típica ou comum, feita em sua casa em forma de receita. Com material e com medidas e porções, letra legível e bem desenhada a caneta, fazer uma margem de 1 cm e meio a régua e fazer uma margem decorada na margem marcada. No final ou ao lado da receita o aluno deve desenhar o prato com essa comida em questão. Exemplo: bolo de fubá (tem que desenhar um prato com o bolo de fubá), macarronada com frango, (tem que desenhar o prato de macarronada e do frango em questão).

Observação: O desenho da imagem pode ser feito de observação, ou seja, observando o prato ou a comida na panela, ou ser copiada de livros, revistas ou em sites na internet. Os desenhos devem ter margem reta de 1 cm e meio feito a régua, ser feitos com lápis, margem decorada feito com lápis sem aperta, contornar com caneta esferográfica preta, apagar com a borracha as linhas do lápis e colorir todo o desenho. Acima da margem escrever com caneta preta -  (CULINÁRIA "PATRIMÔNIO IMATERIAL"  - NOME DO PRATO )  e no final da folha tem que ter a assinatura do aluno e a data em que foi feita a atividade.