ARTE- 8º ANO: A, B, C e D – Prof. Glória- 01/04/2021 à 16/04/2021

15/04/2021

8º ANO espero que todos vocês e seus familiares estejam bem e com saúde. Bons estudos!

ARTE - FUTURISMO

O futurismo é um movimento artístico e literário que surgiu oficialmente em 20 de fevereiro de 1909 com a publicação do Manifesto Futurista, pelo poeta italiano Filippo Marinetti, no jornal francês Le Figaro. Os adeptos do movimento rejeitavam o moralismo e o passado, e suas obras baseavam-se fortemente na velocidade e nos desenvolvimentos tecnológicos do final do século XIX. Os primeiros futuristas europeus também exaltavam a guerra e a violência. O Futurismo desenvolveu-se em todas as artes e influenciou diversos artistas que depois fundaram outros movimentos modernistas.

No primeiro manifesto futurista de 1909, o slogan era Les mots en liberté ("As palavras em liberdade") e levava em consideração o design tipográfico da época, especialmente em jornais e na propaganda. Eles abandonavam toda distinção entre arte e design e abraçavam a propaganda como forma de comunicação. Foi um momento de exploração do lúdico, da linguagem vernácula, da quebra de hierarquia na tipografia tradicional, com uma predileção pelo uso de onomatopeias. Essas explorações tiveram grande repercussão no dadaísmo, no concretismo, na tipografia moderna, e no design gráfico pós-moderno. Surgiu na França, seus principais temas são as cores.

Principais características do futurismo

  • Dinamicidade;
  • Contestação do sentimentalismo e consequente valorização do homem de ação;
  • Enaltecimento da audácia e da revolução;
  • Exaltação da vida contemporânea, com ênfase em temas de tecnologia e em novos aparatos industriais;
  • Rejeição ao moralismo e ruptura com a tradição;
  • Pintura futurista: Uso de cores vibrantes e de contrastes; abstração e desmaterialização dos objetos (influência cubista); sobreposição de imagens e traços em busca de representar a ideia de movimento e velocidade.

A pintura do futurismo foi explicitada pelo cubismo e pela abstração, mas o uso de cores vivas e contrastes e a sobreposição das imagens pretendia dar a ideia de dinâmica, deformação e não materialização por que passam os objetos e o espaço quando ocorre a ação. Trata-se de obras de arte visual alinhadas ao Manifesto Futurista, obra escrita pelo poeta italiano Filippo Marinetti no ano de 1909. Marinetti acreditava que a arte deveria acompanhar a evolução dos tempos, glorificar o futuro e idolatrar as máquinas - o principal símbolo do futuro. Para os artistas do futurismo os objetos não se concluem no contorno aparente e os seus aspectos interpenetram-se continuamente a um só tempo. Procura-se neste estilo expressar o movimento atual, registrando a velocidade descrita pelas figuras em movimento no espaço. O artista futurista não está interessado em pintar um automóvel, mas captar a forma plástica a velocidade descrita por ele no espaço. Seus principais representantes foram os pintores e escultores italianos Giacomo Balla, Umberto Boccioni, Carlo Carrá e Luigi Russolo, que lançaram um manifesto no teatro Chiasella em Turim, em 8 de março de 1910.

PINTORES FUTURISTAS

Almada Negreiros, pintor português

Anton Giulio Bragaglia artista italiano

Carlo Carrà, pintor italiano

Giacomo Balla, pintor italiano

Gino Severini, pintor italiano

Joseph Stella, pintor italiano

Luigi Russolo, pintor italiano

Mario Sironi, pintor italiano

Umberto Boccioni, pintor e escultor italiano

  • Na escrita: "liberdade para a palavra"; uso de onomatopeias, de versos livres, de frases fragmentadas ou em lugares inesperados, para passar a ideia de velocidade; vocabulário tecnológico; uso de exclamações e interjeições para expressar energia.

Futurismo no Brasil

O futurismo teve suas idéias divulgadas no Brasil em 30 de dezembro de 1909, quando fora publicada a tradução feita por Almachio Diniz do Manifesto Futurista de Marinetti no Jornal de Notícias, jornal publicado em Salvador da Bahia. Contudo, esta notícia passara despercebida pelos círculos literários do centro sul do Brasil que ignoravam as produções realizadas fora daquele eixo.

Assim, este movimento somente adquirira a dimensão de influenciar os diversos artistas que viriam a fundar outros movimentos modernistas, em 1912, quando Oswald de Andrade e Anita Malfatti tiveram contato com o Manifesto Futurista e com Marinetti em viagens à Europa naquele ano. Após uma interrupção forçada pela Grande Guerra, o contato foi retomado. Foi certamente uma das influências da Semana de Arte Moderna de 1922, e seus conceitos de desprezo o passado para criar o futuro e não à cópia e veneração pela originalidade caíram como uma luva no desejo dos jovens artistas de parar de copiar os modelos europeus e criar uma arte brasileira. Oswald , principalmente, percebeu que o Brasil e toda a sua diversidade cultural, desde as variadas culturas autóctones dos índios até à cultura negra, representavam uma vantagem e que com elas se podia construir uma identidade e renovar as letras e as artes.

A) Questionário: Futurismo

OBS: Copiar as perguntas e as respostas no caderno de pauta de Arte.

1) A onde surgiu o movimento futurista? Em que ano?

2) Qual foi o momento histórico que os artistas futuristas se inspiraram para fazer as suas obras?

3) Quais são as principais característica do futurismo?

4) Como era a pintura futurista?

5) Como era a escrita futurista?

6) Como foi o futurismo no Brasil?

B) Quando você observa a imagem do quadro futurista lago abaixo ( Nu descendo uma Escada de Marcel Duchamp).

1) O que você acha que é está imagem?
2) Qual é a sensação que você sente ao ver esse quadro?
Nu descendo uma Escada de Marcel Duchamp
Nu descendo uma Escada de Marcel Duchamp

C) ATIVIDADE DESENHO DO ASSUNTO FUTURISMO

Depois de estudar o movimento de vanguarda do Futurismo, pensamos em reproduzir o movimento de uma figura usando o método de sobreposição de sequências e linhas de força usado pelos futuristas em suas obras. Com um manequim de papelão articulado desenhamos sobre uma folha branca, algumas figuras em movimento com canetinha ou lápis de cor colorindo com muitas cores. Em seguida, adicionamos linhas de força ao redor da figura para enfatizar o movimento e, com cores diferentes de canetinha hidrocor. O efeito aquarela das cores deu ainda mais dinamismo ao seu desenho.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Livro didático Se liga na Arte 8º ano - Capítulo 1 - página 18,19, 20 e 21.

Página 18- A atividade PARA EXPERIMENTAR não será realizada por ser um trabalho de pesquisa em grupo.

Página 18- Ler o texto DE DENTRO DOS SONHOS e Copiar e responder a pergunta (6) no seu caderno de pauta de arte. Resposta pessoal.

Página 19- Ler o texto (Continuação da página 18) e copiar e responder a pergunta (7) no seu caderno de pauta de arte. Resposta pessoal.

Página 20- Fazer a atividade RODA DOS SONHOS - Responda as perguntas referentes aos sonhos em seu caderno de pauta de arte. ATIVIDADE INDIVIDUAL.

Página 20- Responda PARA PESQUISAR SONHOS E XAMANISMOS. Copiar e responder as três perguntas.

Página 20- Para Refletir- Copiar e responder com resposta pessoal no seu caderno de pauta de arte.

Página 21- ORGANIZANDO AS IDEIAS- Ler o texto e responder as três perguntas da página 21. Copiar e responder com respostas pessoais no seu caderno de pauta de arte.

OBS: Pesquise as perguntas no livro didático e na internet para te auxiliar e complementar as perguntas.

Desenho Tema RODA DE SONHOS:


DESENHO NO CADERNO DE DESENHO ( Atividade inspirada no livro didático).

Observe o desenho do menino dormindo logo abaixo e faça você dormindo e desenhe os sonhos que você pesquisou na atividade da página 20 Rodas dos Sonhos nas nuvens que representam seus sonhos.

OBS: O desenho deve ser ter margem de 1cm e meio, ser feito a lápis sem apertar, ser todo ele contornado com caneta esferográfica preta e colorido. No título escrever RODA DE SONHOS e logo embaixo assinar o seu nome e a data que fez a atividade.


ATENÇÃO: ATIVIDADE DA PESQUISA DO DESENHO PESSOAL

Pesquisa e confecção de um desenho individual, a atividade deve ser feita em uma folha do caderno de desenho. A aluno vai escolher o desenho que ele ache mais interessante (Continuidade da pesquisa do aluno). A pesquisa da imagem pode ser em livros, revistas ou em sites na internet. O material que será utilizado no desenho; como: lápis, canetas esferográficas, caneta hidrocor, lápis de cor, giz de cera e etc....; é a escolha do aluno. No final da folha a assinatura e a data de quando foi feita a atividade.

Boa Atividade!

Fonte: https://www.todamateria.com.br/op-art/

Wikipédia, a enciclopédia livre.

https://www.stoodi.com.br/blog/portugues/op-art-o-que-e-obras-e-artistas/

Vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=V_5nOxvnVuU&t=4s