ARTE - 9º ANO A, B, C e D - Prof. VANESSA - ARTE MURAL E MURALISMO MEXICANO - Semana de 07 a 20 de Junho de 2021

08/06/2021

Bom dia turma, espero que todos estejam bem com a benção do Senhor. 

Para começar vamos iniciar o 2º Trimestre com responsabilidade, nos organizando, planejando nossas atividades de acordo com o horário das aulas semanal. Desta forma não vamos acumular atividades, assim, não terá reclamação de que são atividades demais. Ler e assistir aos vídeos de apoio quando houver.  Entregar as atividades prontas através de fotos pelo WhatsApp pessoal da professora de Arte (27) 99999-2042. dentro do prazo da atividade. 

Não deixem nem uma atividade sem entregar a partir da Matéria de "Arte Indígena" já está sendo anotado a entrega das atividades valendo ponto.

At. Te Vanessa Barbosa de Souza Moser

ARTE MURAL E MURALISMO MEXICANO

A pintura mural constitui, pois, uma das primeiras formas de expressão artística do homem, já nas cavernas observamos desenhos e pinturas rupestres, a pintura mural tem raízes no instinto primitivo dos povos de decorar seu ambiente e de usar as superfícies das paredes para expressar ideias, emoções e crenças.

Muralismo, pintura mural ou parietal é a pintura executada sobre uma parede, quer diretamente na sua superfície, como um afresco, quer num painel montado numa exposição permanente. Ela está profundamente vinculada à arquitetura, podendo explorar o caráter plano de uma parede ou criar o efeito de uma nova área de espaço.

O muralismo foi cultivado nas civilizações grega e romana, embora destes tenha restado poucos exemplares, entre os quais se destacam os encontrados nas ruínas de Pompéia e Herculano. A técnica também foi muito empregada na Índia nos murais das cavernas de Ajanta, e na China da dinastia Ming.

No século XX, a pintura mural ressurgiu, com todo vigor, em três fases principais: um gênero mais expressionista e abstrato que surgiu a partir de grupos cubistas e fauvistas, em Paris, e se manifestou nos trabalhos de Picasso, Matisse, Léger, Miró e Chagall; outro que se manifestou a partir do movimento revolucionário mexicano; e um movimento mural de curta duração, na década de 1930, nos Estados Unidos.

No México, a tradição milenar da pintura mural, também praticada por algumas culturas pré-colombianas, ressurgiu nas primeiras décadas do século XX, coincidindo com o movimento revolucionário. Os artistas da época viram no muralismo o melhor caminho para plasmar suas ideias sobre uma arte nacional popular e engajada.

Muralismo Mexicano

Muralismo é o tipo de arte que tem como suporte paredes e painéis permanentes. Assim, está particularmente ligado à arquitetura. O muralismo é a arte da pintura mural, que engloba o conjunto de obras pictóricas realizadas sobre parede. "A arte para o povo".

Também conhecido como pintura mural ou arte mural, o muralismo propicia uma relação de proximidade com o público. Isso acontece na medida em que suas obras são encontradas nas ruas e exploram problemas sociais, bem como temas históricos.

A arte muralista desempenha um papel social bastante forte, já que ela se aproveita da exposição pública para manifestar-se de forma crítica.

Marcando forte presença no México, onde surgiu esse movimento artístico, as primeiras manifestações do que viria a se tornar o muralismo são as pinturas rupestres.

Pode-se dizer que o Muralismo é uma arte mexicana que surgiu na primeira metade do século XX no México.

É nessa altura também que tem início a Revolução Mexicana (1910), momento histórico que inspirou os artistas a expressar seus pensamentos críticos.

Por isso, essa manifestação artística revela muito do que se vivia no México. Era um momento em que, sem dúvida, o povo carregava um sentimento forte de compromisso libertário.

Em 1920, após assumir o cargo de Secretário da Educação, Vasconcelos Calderon propôs a construção de murais. O objetivo era que eles retratassem a história do México e promovessem o nacionalismo.

Muralistas mexicanos

Para dar andamento ao seu projeto de arte, Vasconcelos Calderon convidou três artistas. Eles eram Diego Rivera (1886-1957), David Alfaro Siqueiros (1896-1974) e José Clemente Orozco (1883-1949).

Pelo fato de terem sido os impulsionadores do movimento muralista, ficaram conhecidos como "os três grandes".

O maior representante dessa arte é Diego Rivera (1886-1957), artista que promoveu a popularidade do Muralismo.

Isso aconteceu em virtude do sucesso dos murais gigantescos pintados pelo artista. Seus murais podem ser vistos nos Estados Unidos, na Polônia e na China.

Sonho de uma tarde dominical na Alameda, Diego Rivera (1947-48) 

Visão política do povo mexicano também conhecido como A distribuição de armas, Diego Rivera (1928)

Do Porfirismo à Revolução, David Alfaro Siqueiros (1954) 

Prometeu, José Clemente Orozco (1930)

Muralismo brasileiro

No Brasil, Cândido Portinari (1903-1962) é o artista que se destaca na arte mural. O muralismo brasileiro, no entanto, apresenta características bastante distintas do muralismo mexicano.

Isso leva em conta principalmente as circunstâncias de como a arte surgiu entre os mexicanos, bem como com o seu objetivo.

No caso de Portinari, sua obra também reflete preocupação com os aspectos sociais. Apesar disso, em termos estéticos, o artista apresenta características de um estilo muito particular.

Desbravamento de Mata, Cândido Portinari (1941)

FONTE DE PESQUISA PARA ELABORAÇÃO DA TIVIDADE:

https://www.todamateria.com.br/muralismo

https://pt.slideshare.net/CEF16/pintura-rupestre-x-arte-mural-x-grafite-x-completo-39677219

https://pt.slideshare.net/RaphaelLanzillotte/pintura-mural-35028481

https://www.youtube.com/watch?v=P3ZaDAA2nWA&t=64s

https://www.youtube.com/watch?v=hnRBScoJ3ro&t=2s

https://www.youtube.com/watch?v=RUBNwi43e_8 

ARTE MURAL E MURALISMO MEXICANO

QUESTÃO 01- CRUZADINHA SOBRE ARTE MURAL E ARTE MURAL MEXICANO:

QUESTÃO 02- TECNICA DE MÃO EM NEGATIVO UTILIZANDO TEXTURAS:

Assista ao vídeo de apoio para a realização da atividade:

Para esta atividade você vai precisar de:

- 1 folha de lixa de qualquer número;

- giz de cera nas diversas cores

Observação: caso não tenham lixa pode realizar em uma folha de papel A4.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR: LIVRO DE ARTE - SE LIGA NA ARTE 9º ANO

Olá turma, vamos continuar com atividades complementares no livro de arte do Capitulo 2. O tema tem como ponto fundamental a convivência democrática. Leiam com atenção. Espero todo (as) gostem.

Atividade no livro didático: "TRANSFORMAÇÕES INDIVIDUAIS, REFLEXOS NO COLETIVO".

PÁGINAS: LEIA ATENTAMENTE A PÁGINA 27 E COPIE E RESPONDA AS DUAS QUESTÕES CONTIDAS NO TEXTO E AS QUESTÕES PARA REFLETIR NO CADERNO DE ARTE.

Ótima atividade a todos (as).