ARTE - 9º ANO A - Prof. VANESSA -O QUE É ARTE? SEMANA 01/04 a 16/04/2021.

31/03/2021

BOM DIA TURMA, ESPERO QUE TODOS (AS) VOCÊS ESTEJAM BEM. VAMOS REDOBRAR NOSSO CUIDADOS NESTA PANDEMIA. 

NESTA QUINZENA VAMOS INICIAR O ESTUDO SOBRE O QUE É ARTE? E A ARTE DIVIDIDA EM PERÍODOS QUE CORRESPONDEM A FASES HISTÓRICAS (PRIMEIRA PARTE);

E DAREMOS CONTINUIDADE AS ATIVIDADES DO PRIMEIRO CAPÍTULO DO LIVRO DE HISTÓRIA: "SOBREVOO COLETIVIDADE".

O que é Arte?

Arte é uma palavra que se origina do vocábulo latino ars e significa técnica ou habilidade. Podemos dizer que é uma manifestação humana comunicativa muito antiga. Por isso, ela se divide em alguns períodos que correspondem a fases históricas.

Definição de arte

A arte possui um caráter estético e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar a pintura, a dança, a música, o cinema, a literatura, a arquitetura, etc.

A História da Arte é um campo que está em constante construção, pois acompanha o desenvolvimento da sociedade.

Para o filósofo grego Aristóteles a arte era uma imitação da realidade. Esse conceito, mais tarde, foi duramente refutado por diversas correntes artísticas que compreendiam que a arte não era somente baseada na imitação da realidade, e sim, na criação.

Durante a Idade Média havia duas vertentes sobre ela:

as artes manuais (ou mecânicas)

as artes liberais (ou intelectuais)

A primeira era considerada inferior à segunda, pois a arte somente era criada a partir do intelecto.

Como exemplo, temos o artesão e o artista, os quais compartilham um trabalho mental, ao mesmo tempo que participam da criação artística. Entretanto, o primeiro é, em grande parte, considerado um indivíduo que produz uma "arte menor" em relação ao outro.

Essa analogia da "arte erudita" e da "arte popular" permanece até os dias de hoje, sendo pauta de discussão de muitos estudiosos.

  • Arte na Pré-História

Nesse sentido, as pinturas rupestres, encontradas em sítios arqueológicos em todos os continentes do planeta, constituem as primeiras formas de expressão artística do homem pré-histórico. Ao lado delas, certos tipos de esculturas primitivas também depõem sobre o modo como esses homens compreendiam o Cosmos, a natureza e as relações estabelecidas entre o grupo, certamente fundamentadas em rituais religiosos com presença de sacrifício. Caso queira aprofundar-se no tema deste tópico, leia:

Arte na Pré-História.

Imagens rupestres de animais, na Caverna de Lascaux (França).[1]

Arte na Idade Antiga

Esfinge de Gizé e Pirâmides do Egito. 

Entre as grandes civilizações da Antiguidade (na Europa, Médio-Oriente, África, Ásia Menor ou no Extremo Oriente), a arte teve um desenvolvimento plástico (isto é, um desenvolvimento formal, de apuração técnica) extraordinário. Cada um desses desenvolvimentos expressava a organicidade da forma artística com a cultura daqueles povos (gregos, romanos, hindus ou africanos, chineses, egípcios ou mesopotâmicos). A representação pictórica de formas humanas em perfil é singularmente egípcia, enquanto as esculturas em pedra feitas com precisão formal e anatômica são singularmente greco-romanas.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Veja as manifestações artísticas do período:

Arte Mesopotâmica

Arte Egípcia

Arte Celta e Germânica

Arte Egeia

Arte Fenícia

Arte Etrusca

Arte Grega

Arte Romana

Arte Paleocristã ou Cristã Primitiva

  • Arte da Idade Média

Na IdadeMédia, com a riqueza da mistura cultural de muçulmanos, cristãos, germânicos e outros tantos povos, a arte floresceu em muitos aspectos, desde a tapeçaria persa-muçulmana até as catedrais e pinturas góticas, passando pelas pinturas bizantinas e pelas mesquitas islâmicas.

Esta fase foi marcada por uma intensa influência da Igreja Católica no cotidiano dos europeus, por isso, toda a produção artística esteve associada à religiosidade.

Divide-se a arte dessa época em:

Arte Bizantina

Arte Românica

Arte Gótica

Arte Renascentista

O nascimento de Vênus (1483), de Sandro Botticelli é uma pintura renascentista

O Renascimento é compreendido como o período após da Idade Média. Despontou na Itália, no século XV e foi uma época de grande efervescência cultural, artística e intelectual.

As obras produzidas nesse momento traduziam novos anseios e sentimentos.

O renascimento trazia a valorização e exaltação do ser humano (antropocentrismo), ao contrário do pensamento medieval, que enxergava Deus acima de tudo (teocentrismo).

Para saber mais sobre o período, leia também:

  • Renascimento Cultural
  • Artistas do Renascimento
  • Renascimento Artístico


QUESTÃO 02- O que é Arte? (4 linhas)

QUESTÃO 03- Na idade Moderna as expressões artísticas desta época foram divididas em: (3 linhas)

Questão 04- Complete:

  • A arte possui um caráter _________________e está intimamente relacionada com as sensações e emoções dos indivíduos. Como exemplo, podemos citar______________________, ________________, _______________, __________________, __________________, __________________, etc.
  • O renascimento trazia a valorização e exaltação do ser humano (­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­­___________________), ao contrário do pensamento medieval, que enxergava Deus acima de tudo (______________________).

Questão 05- Nomeie a figura de acordo com o tempo histórico dela.

ATIVIDADE COMPLEMENTAR:

Olá turma, na semana passada nós iniciamos com atividades complementares no livro de arte do primeiro Capitulo. Hoje daremos continuidade as atividades do livro. O tema contempla as linguagens artística no tempo histórico da arte contemporânea. Espero todo (as) gostem. Aproveitem a leitura e muito rica.

Atividade no livro didático: "SOBREVOO COLETIVIDADE" (continuação da aula anterior).

PÁGINAS: 12, 13, 14 e 15 Leitura das páginas. Realização das questões nas páginas 12, 13, 15.