Arte - Autorretrato - 2º Ano A - Profª Aparecida

16/03/2021

Olá queridos alunos, continuamos com esperança. Espero que todos estejam bem. Um grande abraço virtual.

AUTORRETRATO 

AUTORRETRATO, MUITAS VEZES É DEFINIDO EM HISTÓRIA DA ARTE, COMO UM RETRATO, QUE O ARTISTA FAZ DE SI MESMO. O AUTORRETRATO NEM SEMPRE REPRESENTA A IMAGEM REAL DA PESSOA, MAS SIM COMO O ARTISTA VÊ. EXEMPLO: 

VINCENT VAN GOGH - RETRATO                                   VINCENT VAN GOGH - AUTORRETRATO

    Desenhar um autorretrato é uma ótima forma de aprender a fazer esboços, sombrear e acertar nas proporções. Nesse sentido, conseguir fazer um rosto humano realista já é difícil até para artistas experientes, mas não há nada melhor para desenvolver as suas habilidades. Mesmo que esteja começando, basta usar algumas dicas e técnicas básicas para chegar ao resultado esperado em pouco tempo. 

    Como improvisar um auto retrato?

    Coloque um espelho em um lugar fácil de ver. Ponha-o em um ponto no qual você tenha que fazer movimentos mínimos com a cabeça para enxergar. É melhor usar um espelho retangular, mas até os circulares servem.

    • Com o espelho, você vai ter uma visão tridimensional do que está desenhando e, assim, conseguir ajustar a iluminação conforme avança.

    2 Angule o espelho de acordo com o perfil que deseja desenhar. Escolha uma posição confortável e que consiga manter por um bom tempo, já que vai se desenhar assim - com os olhos no espelho em 80% do período.

    • Como vai desenhar o que vê no espelho, é normal passar mais tempo olhando para ele do que para o papel em si.

    3 Use uma foto em vez do espelho se precisar de uma referência mais fácil. Coloque-a em uma superfície plana e na qual os seus traços fiquem mais claros, como uma parede de cor sólida. Se não houver nada do tipo por perto, use um pano de uma cor só. Ajuste a iluminação e a sombras como quiser.

    Ilumine a foto de cima para encontrar mais sombras para a foto.

4 Apoie o papel em uma superfície inclinada. Compre um cavalete de mesa barato e use o clipe dele para apoiar o papel em uma posição quase vertical enquanto você avança.  

  • O autorretrato pode ficar distorcido se feito sobre uma superfície plana.[
  • A foto dá uma referência bidimensional a quem desenha. Além disso, como ela não muda de posição, todo o processo fica mais fácil - já que você não precisa se ajustar.
  • Desenhar com o espelho é mais difícil, mas ajuda a desenvolver melhor as habilidades do artista.

ATIVIDADE: AGORA É A SUA VEZ, CRIE O SEU AUTORRETRATO, APÓS DESENHAR, COLORIR.