ARTE - PROFª ALINE - ARTE POP - SEMANA DE 16 A 30/04

15/04/2021

Boa tarde meus queridos alunos! Estamos mais um período em ensino remoto infelizmente, mas os nossos estudos não podem parar! Espero que todos estejam se dedicando, estudando e fazendo as atividades propostas. Na aula de hoje vamos conhecer um pouco sobre ARTE POP 

Leiam todo o conteúdo com bastante atenção, copie e responda as atividades em seu caderno de arte. * Lembrando que as atividades do blog são as mesmas do livro didático. ( Páginas 68 a 75) 


.













Uma arte pop - Observe a imagem.












O termo pop art é uma abreviação das palavras em inglês Popular Art, que pode ser traduzida como arte popular, um tipo de arte que encontrou nas propagandas do rádio e das revistas ilustradas, nos programas televisivos e no cinema a referência para suas criações.








2. "Celebridade" foi uma palavra que ganhou força com a cultura de consumo. Você sabe o que ela significa? 

A pop arte brasileira difere em alguns aspectos da Pop Art Americana. No Brasil, o estilo ganhou características próprias devido ao período histórico em que se desenvolveu. A proliferação dos meios de comunicação de massa e a falta de recursos, paradoxalmente, levaram os artistas a se aproximarem das técnicas da arte pop - Silkscreen alto contraste de cores - porém com uma temática engajada politicamente.

O artista carioca Rubens Gerchman (1942 - 2008) iniciou sua carreira como professor e programador visual entre os anos de 1957 e 1958. Em 1965 participou da Bienal de São Paulo. Sua temática se concentra em política, futebol, televisão e seus ícones.

Na década de 1960, surgiram novas correntes musicais. A Tropicália, em que constituiu uma dessas correntes, levantava questões de vanguarda, enquanto a música popular brega teve sua importância na história da cultura brasileira como um estilo musical de alta repercussão popular. Muitas capas de discos desse período refletem a influência da estética da Pop Art brasileira, tanto pelos elementos visuais quanto pelo engajamento político.

A cantora da capa de disco apresentada, Carmen Silva (1945-2016), mineira, de escravos e trabalhou como doméstica. Na casa dos patrões, aprendeu a cantar ouvindo rádio. Tentou a sorte em programas de calouros na década de 1960, no início da carreira foi pressionada a cantar samba. Mas o estilo que gostava era do romântico ou brega. Na capa de seu álbum " A Pérola Negra" (1973), criada por Teobaldo, a cantora é retratada com o cabelo black power, símbolo da contracultura Negra, da luta e resistência, e são ilustradas diversas pessoas que remetem aos festivais de música e as lutas sociais do período.



.



.

Conteúdo a ser estudado: Das prateleiras à galeria - Arte Pop

· Atividades e conteúdo no blog (Mesmo conteúdo do livro didático)

· Estudo reflexivo das páginas 68 a 75

· Atividade prática (Produção de escultura e colagem) - Página 75

Orientações: Na página 68 responda as questões 1,2 e 3 do "Conectando ideias" em seu caderno.

Na página 70 e 71 e 74, responda as questões propostas em seu caderno.