ARTE - PROFª ALINE - TEATRO NA GRÉCIA ANTIGA E AS MÁSCARAS TEATRAIS - 16/04 A 30/04

15/04/2021

Boa tarde meus queridos alunos! Estamos mais um período em ensino remoto infelizmente, mas os nossos estudos não podem parar! Espero que todos estejam se dedicando, estudando e fazendo as atividades propostas. Na aula de hoje vamos conhecer um pouco sobre o TEATRO GREGO.

Leiam todo o conteúdo com bastante atenção, copie e responda as atividades em seu caderno de arte.

Os teatros gregos eram chamados de Teatro de Arena pois tinham como principal característica a construção ao ar livre, em formato de meia lua para proporcionar melhor acústica e visão de todos os espectadores.

O teatro na Grécia antiga também era uma ferramenta pedagógica, pois abordava temas polêmicos de cunho moral e social, além de questões políticas. Também era utilizado como ferramenta para a propagação das histórias dos Deuses mitológicos e para mostrar como o mundo se organizava a partir da mitologia.

Para o antigo grego, Ir ao teatro era um grande evento social; por isso surgiram diversos festivais de teatro que duravam muitos dias. Espetáculos nesse período não se limitavam a encenação, aconteciam também apresentações de dança, música e mímica.

As máscaras eram parte fundamental do figurino e representavam personagens masculinos e femininos, já que, na sociedade grega, a mulher não podia atuar. A tradição do teatro tem seu início em Atenas, onde encontra espaço para os diversos festivais, que depois se espalham por toda a Grécia.

O teatro grego conta com a participação ativa do coro, sendo a música parte integrante dos espetáculos.

As construções do teatro contam com três elementos principais: a orquestra, o palco e o público. Geralmente, teatros eram construídos nas encostas das Colinas.


A tragédia e a comédia no teatro grego

Observe as máscaras e responda.

1- Qual emoção é transmitida por cada uma dessas máscaras?

2- como você chegou a essa conclusão?

O teatro grego, como vimos, atingiu seu apogeu, na época da criação da tragédia e da comédia, dois dos principais gêneros teatrais.

A tragédia é um tipo de peça de teatro em que há um herói que luta contra seu destino. A tragédia geralmente tem um final triste, violento e com mortes de personagens.

A comédia é um tipo de peça de teatro em que há um herói engraçado e te criticam os costumes das pessoas fazendo com que o público ria delas. A comédia geralmente tem um final Alegre, com festas, banquetes e casamentos.

3- Você já assistiu a alguma comédia?






.