ARTE - PROF. ROSIANE

01/04/2021

EMEF. "DARCY RIBEIRO"                   DISCIPLINA: ARTE                 PERÍODO: 01/04/2021 à 15/04

PROF. ROSIANE           TURMA: 6ª SÉRIE

CONTEÚDO:HISTÓRIA DA ARTE                        

O QUE É ARTE?

O termo Arte vem do latim e traduz-se por habilidade ou técnica, definindo-se como uma atividade humana que manifesta a beleza, a emoção e a expressão dos sentimentos do artista.

Analisando essa definição sob a luz do pensamento contemporâneo, é fácil perceber que a Arte adapta-se ao correr dos tempos e molda-se, constantemente, a novos conceitos, novas formas de pensar e de agir.

Cada obra de Arte possui um significado único, ímpar e pessoal. Ela é, por si só, o resultado de um momento de inspiração, em que as ideias fundem-se num processo permeado pela sensibilidade e por uma atitude criadora.

Nesses termos, pode parecer confuso, mas, na verdade, é bem simples: antes de qualquer pensamento mais profundo ou elaborado, é preciso entender que a Arte está por toda parte, presente em nossas vidas e acessível a nossos olhos e nossa percepção.

A Música, a Dança, a Pintura, a Escultura, a Literatura, o Cinema, a Fotografia e a Arte Digital compõem um extenso e dinâmico painel, no qual podemos ver, claramente, o reflexo dos tempos, como a cultura de cada povo, os desafios e anseios vividos pelo homem num determinado espaço de tempo, etc. 

Escultura da arte moderna em Guangzhou 

Ao trabalhar a definição de Arte, é importante partir do princípio de que ela está relacionada a variáveis, como época, as culturas humanas e as características únicas e étnicas de cada povo. Diante disto, fica clara a necessidade de se pensar e compreender a Arte como o conceito dinâmico que ela representa.

Entender a dinâmica desse conceito evidencia a importância da Arte. Então, como não elaborar caminhos para que ela chegue mais perto das pessoas?

A Arte, como resultado da criatividade humana, em qualquer modalidade, eleva o nível de consciência e de compreensão do homem diante do mundo que o cerca.

O contato com a Arte na infância, ainda que de forma lúdica, abre caminhos para o desenvolvimento da criatividade e da percepção, além de fornecer ferramentas preciosas para o trabalho com as próprias emoções.

O simples exercício do desenho livre, a leitura de poesias ou o contato com a música, têm o poder de desencadear o gosto pela beleza e a compreensão da estética, resultando na assimilação de conceitos como harmonia, equilíbrio, ritmo e estilo, de forma sensorial e real.

A Arte é inspiradora. A Arte é libertadora. A Arte é transformadora.

Responda:

Com base no texto acima responda as questões abaixo:

1- Explique com suas palavras o que é arte e a sua importância para a sociedade.

2- Explique o que a arte pode desencadear no ser humano.

3- Explique com suas palavras o porquê podemos dizer que a arte é inspiradora, libertadora e transformadora.

4- Elabore um desenho e pinte-o representando a arte na sua concepção.