ARTE - PROF. ROSIANE

08/03/2021

A Representação Feminina na Arte

O mundo da arte está cheio de representações femininas. Ao longo do tempo, não faltaram artistas para exaltar a figura feminina. Na maioria das vezes as mulheres serviram de inspiração ou modelo para os artistas, mas algumas se destacaram como grandes artistas também, como Frida Kahlo e Tarsila do Amaral.

Na ilustração abaixo, podemos ver a representação de algumas mulheres bastante conhecidas mundo das artes, seja como artistas, ou como obras de arte.

Começando pela esquerda, nós temos a "Vênus" de Botticelli, representação da deusa da mitologia romana do amor e da fertilidade. Ao lado temos a imagem "A Negra", pintada pela artista brasileira Tarsila do Amaral. A Mona Lisa de Leonardo da Vinci aparece no centro da ilustração, acompanhada da "Moça com Brinco de Pérola", pintura do artista holandês Johannes Vermeer. Em 2004, Gustavo Rosa pintou a "Mulher com Chapéu". Embaixo nós temos a imagem da artista mexicana Frida Kahlo e ao seu lado a imagem da "Mulher Sentada" do artista cubista Pablo Picasso. Na parte superior temos "A Moça de Guaratinguetá", pintada pelo artista brasileiro Di Cavalcanti, ao seu lado "A Estudante", pintura da artista brasileira Anita Malfatti e a mulher representada por Fernando Botero.

Atividade

Modo de fazer: Pinte com lápis de cor a imagem abaixo, depois recorte pequenos pedaços de papel colorido e faça um mosaico no fundo da figura.

Materiais: lápis de cor, cola, papel colorido, tesoura.