CIÊNCIAS - 2º TRIMESTRE - 8º ANOS - MATUTINO - ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS (REPRODUÇÃO) --  OLIMPÍADAS DE TÓQUIO-  SEMANAS: 19/07 Á 31/07 - PROF: JULIA BERNARDO

20/07/2021

A ORGANIZAÇÃO DOS SERES VIVOS

Os seres vivos são diversificados, porém apresentam características em comum, como composição química, metabolismo, organização celular e ciclo de vida.

  • COMPOSIÇÃO QUÍMICA

Todos os seres vivos têm uma composição química semelhante. Algumas substâncias, como água, açúcares, proteínas e ácido nucleico, fazem parte dessa composição.

  • Ácidos nucleicos: também conhecido como material genético ou hereditariedade, são substâncias que contém a informação que defini as características deum ser vivo.
  • METABOLISMO

É o conjunto de processos químicos que permite a todo ser vivo obter energia e realizar as funções vitais, como a respiração, o crescimento e a reprodução.

  • ORGANIZAÇÃO CELULAR

Todo ser vivo é formado por pequenas estruturas vivas chamadas de célula. A célula é a unidade fundamental dos seres vivos, capaz de realizar as reações químicas do metabolismo.

Alguns seres são formados apenas por uma célula e são chamados UNICELULARES. Seres formados por duas ou mais células são chamados de PLURICELULARES ou MULTICELULARES.

A Organização Celular de um Ser Humano

· CICLO DE VIDA

Todo ser vivo tem um ciclo de vida, que em geral, inclui etapas como nascimento, crescimento, reprodução, envelhecimento e morte. 

REPRODUÇÃO

A reprodução permite que os seres vivos deem origem aos seus próprios descendentes, ou seja, a novos seres vivos.

A reprodução pode ser assexuada ou sexuada.

  • Reprodução Assexuada: formam-se descendentes idênticos entre si e ao ser vivo do qual se originaram em relação ao material genético. Ocorre em algumas plantas, microrganismos e em alguns animais.

· Reprodução Sexuada: ocorre a fecundação, que é a união do gameta feminino com o gameta masculino, formando o zigoto e, depois, um novo se vivo. Os indivíduos resultantes possuem uma combinação de material genético em parte herdado do pai e em parte herdado da mãe. Ocorre na maioria dos animais. 

Atividades

Questão 1. É o conjunto de processos químicos que permite a todo ser vivo obter energia e realizar as funções vitais, como a respiração, o crescimento e a reprodução.

a) Organização Celular

b) Metabolismo

c) Ciclo de vida

d) Reprodução

Questão 2. Também conhecido como material genético ou hereditariedade, são substâncias que contém a informação que defini as características de um ser vivo.

a) Célula

b) Organismo

c) Composição Química

d) Ácido Nucleicos

Questão 3. Todo ser vivo é formado por pequenas estruturas vivas chamadas de:

a) Célula

b)Tecidos

c) Sistemas

d) Órgãos

Questão 4. A reprodução permite que os seres vivos deem origem aos seus próprios descendentes, ou seja, a novos seres vivos. Que tipo de reprodução é representada na figura abaixo. 

a) Unicelulares

b) Pluricelulares

c) Sexuada

d) Assexuada

Olimpíadas de Tóquio

Texto

Jogos Olímpicos de Verão de 2020, conhecidos oficialmente como os Jogos da XXXII Olimpíada, mais comumente Tóquio 2020, será um evento multiesportivo realizado durante o verão de 2021. Os Jogos estavam marcados para o período de 24 de julho a 9 de agosto de 2020, Porém, em 24 de março de 2020, os jogos foram adiados para o verão de 2021, devido a Pandemia de COVID-19. Este adiamento também afetou as datas dos Jogos Paralímpicos, que também foram adiados para o verão de 2021 (esta será a primeira vez na história que um evento olímpico foi adiado e que também ocorrerá em um ano ímpar, ou seja, fora do ciclo olímpico). Porém mesmo com o adiamento, os Jogos terão seu nome e a sua marca mantidos. Foram definidas as novas datas: 23 de julho a 8 de agosto de 2021.

Muitas pessoas pensam que os jogos olímpicos se resumem a um campeonato de disputa de medalhas. No entanto, é possível ver o esporte sob diversos pontos de vista, como os da física, fisiologia, história, política, entre outros. No caso da física, por exemplo, os esportes olímpicos podem demonstrar que os conceitos ensinados na escola não são abstratos e estão presentes em ações do cotidiano, como as práticas esportivas.

Atletas aplicam a energia de corridas, saltos e pedaladas para ir mais alto ou conseguir maior velocidade. A energia utilizada pelos atletas transforma -se de um tipo em outro, não ocorrendo criação de energia nem destruição. Tal fato é um princípio fundamental da física. Por isso é interessante entender como alguns destes esportes funcionam e quais ações dos atletas podem ser decisivas na busca por uma medalha.

Questão 1. Responda

  • Em qual país os jogos olímpicos serão sediados?
  • Por que as olimpíadas foram adiadas para 2021?
  • Quais novas datas foram definidas para as olimpíadas de Tóquio?

Questão 2. Salto com vara tem origem na Europa, quando as pessoas utilizavam de longas e finas varas para saltar de um lado a outro de córregos e canais. Com o passar do tempo esta técnica foi incorporada em competições que mediam a distância, e não a altura. O esporte como conhecemos hoje surgiu por volta de 1850, na Alemanha.

O movimento realizado pelo atleta no salto com vara se caracteriza basicamente pela transformação da: 

a) Energia solar e energia química

b)Energia solar, energia eólica e energia química

c) Energia química, energia cinética e energia potencial

d)  Energia elétrica, energia térmica e energia potencial

Questão 3. Para todas a tarefas que realizamos precisamos de algum tipo de energia. A alimentação é fonte de energia do corpo, fica evidente que ela é fundamental para o desempenho dos atletas para os jogos olímpicos.

Qual o tipo de energia utilizamos para realizar nossas atividades diárias: 

a) Energia Cinética

b) Energia Química

c) Energia Potencial

d) Energia Elétrica