CIÊNCIAS - 8º ANOS - ENERGIA - SEMANA: 01/04/21 A 16/04/21 - PROF: JULIA BERNARDO

31/03/2021

1º Trimestre - Unidade Temática: Matéria e Energia

(EF08CI01) identificar e classificar diferentes fontes (renováveis e não renováveis) e tipos de energia utilizados em residências, comunidades ou cidades.

  • Orientações da Disciplina
  • Realizem as atividades com entusiasmo, alegria e dedicação;
  • Não é necessário copiar o texto, apenas realizar a leitura;
  • Copiar e responder as atividades no seu caderno de ciências;

ATIVIDADE: Livro Didático: Capitulo 7

Conteúdo: Fonte de Energia

Paginas: 162, 163

º Realizar a leitura 📚 das páginas.

º Copiar e responder as perguntas da páginas 162 no caderno

Vídeo:https://www.youtube.com/watch?v=6r0EgxExbEU


Olá queridos alunos! como vocês estão? Nessa quinzena daremos início ao nosso 1º Trimestre com a unidade temática: Matéria e Energia. E um dos objetivos dessa unidade é entender como a energia pode ser transformada e utilizada em diversas atividades do cotidiano e nos vários processos que ocorrem na natura.

Mais antes de começarmos a falar sobre Energia, precisamos conceituar duas palavras importantes para o aprendizado dessa unidade temática

Matéria: É tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço;

Energia: É tudo aquilo que pode transformar ou modificar a estrutura da Matéria;

Começando a Unidade:

Responda: resposta pessoal

1Quais tipos de energia você conhece?

2.Todos os seres vivos precisam de energia para viver?

3. De onde vem a energia elétrica que abastece a sua casa?

  • As manifestações de energia

Os Seres vivos, todos os tipos de movimento, o calor, a luz, o som, todo o Universo, sempre estão associados a algum tipo de energia. Em nosso dia a dia, é a energia que nos possibilita realizar todas as ações, atividades e tarefas. Podemos observar ou sentir suas manifestações, que são muito diversas.

A energia transforma -se de um tipo em outro, não ocorrendo criação nem destruição de energia nesse processo. Tal fato é conhecido como o Princípio da conservação da energia e é um dos princípios fundamentais da física.

  • De onde a energia vem?

Ao acordar todas as manhãs, podemos ver e sentir a maior fonte de energia para o planeta Terra: o sol! O sol faz a água do mar e dos rios evaporar e formar as nuvens de chuva. Ao aquecer a Terra, ajuda a formar os ventos. As plantas utilizam o sol para crescer. O ser humano pode utilizar diretamente o sol como fonte de energia ou utilizar outras fontes de energia influenciadas pelo sol.

Para entender o que é energia, vamos conhecer as várias outras formas em que ela está presente na natureza e como podemos utilizá-la.

  • Como o ser humano utiliza energia?

O fogo foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade. Com o fogo, o ser humano aprendeu a espantar animais selvagens, cozinhar alimentos e fazer ferramentas e utensílios para o uso em sua jornada pela Terra.

Os primeiros utensílios feitos com o uso do fogo foram panelas e jarros de barro cozido, que facilitaram a vida do ser humano. Posteriormente, começou a utilizar o fogo para fundir metais e fazer lanças, flechas, espadas e outros instrumentos mais elaborados.

Outra forma de energia utilizada pela humanidade foi o movimento dos fluidos, como a água dos rios e o vento. Ainda existem no Brasil e em outras partes do mundo as rodas d'água e os monjolos, que utilizam a energia das águas para trituração de grãos.

Os moinhos de vento também serviram para moer grãos, como o trigo, para fazer alimentos e hoje em dia servem principalmente para bombear água para locais mais altos.

Utilizar a energia dos animais domesticados ajudou o ser humano a preparar a terra para cultivar alimentos, transportar cargas pesadas e ainda, se deslocar com maior velocidade.

Hoje convivemos com várias formas de energia, que utilizamos na nossa vida diária. Na sua casa tem a geladeira, a televisão, as lâmpadas, o seu brinquedo a pilha - todos precisam de energia para funcionar. Uma pipa no ar está utilizando a energia do vento, uma panela no fogão cozinhando alimentos está utilizando a energia do fogo, uma criança correndo está usando a energia dos alimentos que ela ingeriu e a televisão usa energia elétrica para que possamos assistir a nossos filmes e desenhos favoritos. Portanto, atenção ao seu dia a dia: você mesmo poderá descobrir outras formas de utilização da energia. Quando tomamos banho quente, também usamos energia para aquecer a água, seja a eletricidade para o chuveiro elétrico, o gás natural do aquecedor ou a energia do sol captada por painéis no telhado.

Todos os carros precisam de energia para funcionar. O ônibus, o transporte escolar, o navio, o avião, todos precisam de uma forma de energia. Essa energia vem dos combustíveis.

Talvez você já tenha visto um carro sendo abastecido com gasolina, álcool (etanol) ou mesmo gás (GNV - Gás Natural Veicular) num posto de combustíveis.

Ah! A sua bicicleta também precisa de energia: a sua energia, que você obtém dos alimentos.

Observando todos esses tipos de energia a nossa volta, podemos agora entender o conceito de energia do dicionário: "energia é a capacidade de um sistema de realizar trabalho". "Trabalho" significa deslocar, rodar, transformar. A Ciência nos ensina que a energia existe em grande quantidade no universo e que ela não aumenta nem diminui, mas passa por muitas transformações.

Então, a energia é muito importante para a nossa sobrevivência e conforto e é parte da história da humanidade, que ao longo dos tempos vem aprimorando as formas de transformá-la e utilizá-la a seu favor. Mas nesses processos de transformação de energia, quase sempre causamos algum impacto ambiental, ou seja, prejudicamos a flora, a fauna ou pessoas, produzimos resíduos (lixo) ou corremos o risco de esgotar um recurso natural (acabar com florestas, por exemplo). Por isso, nós temos a responsabilidade de cuidar para que a energia não seja mal utilizada ou desperdiçada.

Atividades sobre Energia

Questão 1. Assinale (V) para as alternativas verdadeiras e (F) para as alternativas falsas:

a)(      ) Trabalho é tudo aquilo que tem massa e ocupa lugar no espaço;

b)(      ) Energiaé tudo aquilo que pode transformar ou modificar a estrutura da Matéria;

c)(       ) Trabalho significa deslocar, rodar, transformar.

Questão 2. Talvez você nunca tenha pensado que no nosso dia a dia a energia que utilizamos para andar, esquentar água, aceder uma lâmpada e iluminar nosso quarto provém basicamente de uma fonte primária que sofre várias transformações até que a utilizemos. Qual é a fonte de energia primária mais abundante na terra?

a)Energia Elétrica

b)Energia Solar

c)Energia Eólica

d)Energia Mecânica

Questão 3. A energia transforma -se de um tipo em outro, não ocorrendo criação nem destruição de energia nesse processo. Tal fato é conhecido como?

a)Princípio da Física

b)Princípio da conservação da Energia Elétrica

c) Princípio da conservação da Matéria

d)Princípio da conservação da Energia

Questão 4. Foi a primeira forma de energia dominada pela humanidade.

a)Ar

b)Terra

c)Fogo

d)Roda

Questão 5. Elabore um pequeno texto descrevendo algumas de suas principais atividades diárias.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Referencias: APOLINÁRIO, Maria Raquel. PROJETO ARARIBÁ: ciências (6º ao 9º ano), organizadora Editora Moderna. São Paulo, 2010.

Site: https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/o-que-e-energia