CIÊNCIAS - 2º TRIMESTRE -  8º ANOS - MATUTINO - CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA ELÉTRICA - SEMANA: 21/06 A 05/07 - PROF: JULIA BERNARDO

22/06/2021

Bom Dia Pessoal! Nessa quinzena iremos estudar e aprender sobre o Consumo Consciente da energia elétrica. Bons Estudos!

Vídeo - Aula: https://www.youtube.com/watch?v=Bmwtx7XzTkE 

Link para a Atividade:      https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfS1PzSyOBh1drLAkqcHQwTebBqRd 7_SNWARX2m8leJu4w2w/viewform?usp=sf_link 

Livro Didático: Capitulo 7 

Conteúdo: Transformação de Energia Páginas: 184 e 185 

ATIVIDADES : Copiar e responder as atividades das páginas 184 e 185 no caderno. 

COMECE AGORA MESMO A PRATICAR O CONSUMO CONSCIENTE DE ENERGIA! 

O consumo consciente de energia elétrica é essencial para um desenvolvimento sustentável. É preciso, sempre que possível, reduzir o consumo de energia elétrica. Você consegue imaginar seu dia a dia sem ela? Seria muito difícil para nós, que estamos acostumados aos confortos proporcionados, realizarmos nossas tarefas normais sem eletricidade. Por isso é importante praticarmos o consumo consciente, evitando gastos desnecessários que demandam mais energia e podem, combinados com outros fatores, desencadear crises energéticas. 

Esse é apenas um dos diversos fatores ambientais e sociais pelos quais devemos adotar o consumo consciente de energia elétrica e acabar com o desperdício. Todos nós podemos adotar um comportamento que reduza o consumo e amenize os impactos da energia utilizada. 

Com o crescimento da população e o uso cada vez mais frequente de aparelhos elétricos têm colaborado para que a quantidade de energia elétrica consumida seja cada vez maior. Para atender ao consumo, é preciso construir novas usinas, o que provoca danos ao meio ambiente. Por isso, é cada vez maior o número de pesquisas que buscam o desenvolvimento de formas de produção de energia elétrica limpa. 

Também é importante utilizar a energia elétrica de forma racional, evitando desperdícios. Podemos, por exemplo, abrir janelas de dia, em vez de acender lâmpadas. Assim, todos podem aproveitar os benefícios da energia elétrica, e ao mesmo tempo, ajudar a diminuir os danos que a produção causa ao meio ambiente. 

Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. Quando se discute energia, eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço ("realizar trabalho") com menos energia.

Cada um de nós pode contribuir para um uso mais eficiente da energia, buscando equipamentos mais eficientes, ou seja, aqueles que usam menos recursos para proporcionar a mesma quantidade .

Ao substituir uma lâmpada incandescente (daquelas redondinhas de vidro com um fio que brilha), por uma lâmpada de LED (que utiliza componentes eletrônicos para produzir luz), por exemplo, estamos promovendo uma ação de eficiência energética, pois as lâmpadas de LED consomem até 90% menos que as incandescentes. 

Especificamente para eletricidade, existe o Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica, o Procel. Coordenado pela Eletrobrás, o programa tem como seu principal símbolo o Selo Procel.  

O Selo Procel indica ao consumidor os produtos que apresentam os melhores níveis de eficiência energética dentro da sua categoria (ventiladores de teto, lavadoras automáticas, geladeiras). Assim, se você for a uma loja para comprar um eletrodoméstico e escolher aquele com o selo Procel, saberá que este produto consome menos energia que outro equivalente sem o selo, proporcionando economia na conta de eletricidade e acarretando menos impactos no meio ambiente. 

Além de buscar equipamentos mais eficientes, os cidadãos podem fazer a diferença para o meio ambiente utilizando a energia de forma consciente, evitando desperdícios. Com pequenas mudanças de hábito, é possível economizar na conta de luz, gás ou combustível de automóveis.

 Com o aumento da eficiência energética e o uso consciente de energia, serão necessários menos recursos naturais para gerar energia, com menores impactos negativos ao meio ambiente. 

Vejam algumas dicas fáceis de serem aplicadas no nosso dia a dia: 

 Evite acender lâmpadas durante o dia. Aproveite a luz do sol, abrindo bem as janelas, cortinas e persianas. 

 Terminou de utilizar o computador ou de ver televisão? Então desligue. 

 Utilize o chuveiro elétrico na posição correta: "verão" quando o tempo estiver quente e "inverno" quando estiver frio. 

 Evite banhos prolongados, economize água. 

 Ao comprar novos equipamentos para casa, sempre lembre seus pais de optarem por aqueles com selo Procel ou Conpet. 

 Não abra a porta da geladeira sem necessidade, nem a deixe aberta por muito tempo. Afinal, geladeira não é TV para ficar assistindo. 

 Evite dormir com a televisão ligada. Se ela tiver recursos de programação, use o timer. 

 Não deixe as torneiras pingando e verifique se as descargas estão vazando. 

Atividades: Link para a atividade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdfS1PzSyOBh1drLAkqcHQwTeb BqRd7_SNWARX2m8leJu4w2w/viewform?usp=sf_link 

Questão 1. É importante praticarmos o consumo consciente, evitando gastos desnecessários que demandam mais energia e podem, combinados com outros fatores, desencadear crises energéticas. O consumo consciente de energia elétrica é essencial para: 

a) um desenvolvimento sustentável. 

b) um desenvolvimento econômico 

c) um desenvolvimento social 

d) um desenvolvimento ambiental 

Questão 2. Entre as inúmeras recomendações dadas para a economia de energia elétrica em uma residência, destacamos as seguintes: Substitua lâmpadas incandescentes por fluorescentes compactas. Evite usar o chuveiro elétrico com a chave na posição "inverno" ou "quente". Acumule uma quantidade de roupa para ser passada a ferro elétrico de uma só vez. Evite o uso de tomadas múltiplas para ligar vários aparelhos simultaneamente. Utilize, na instalação elétrica, fios de diâmetros recomendados às suas finalidades. A característica comum a todas essas recomendações é a proposta de economizar energia através da tentativa de, no dia a dia, reduzir. Assinale a alternativa que representa o tipo de transformação de energia que ocorre nessas recomendações citadas a cima.

 a) a potência dos aparelhos e dispositivos elétricos.

 b) o tempo de utilização dos aparelhos e dispositivos. 

c) o consumo de energia elétrica convertida em energia térmica. 

d) o consumo de energia térmica convertida em energia elétrica. 

Questão 3. O que significa o selo do Procel? 

a) Programa Internacional de Conservação de Energia Elétrica. 

b) Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica. 

c) Programa de Nacional de Conservação de Energia Eólica. 

d) Programa Internacional de Conservação de Energia Solar.  

Questão 4. O consumo de energia elétrica tem aumentado no comércio, nas indústrias e nas residências. Para economizar energia elétrica, precisamos seguir orientações importantes. A figura abaixo é conhecida como o selo do PROCEL e identifica aparelhos elétricos que consomem menos energia. A partir do texto acima, marque a opção que apresenta uma atitude que contribui para a diminuição do consumo de energia elétrica. 

a) evitar o uso de lâmpadas fluorescentes. 

b) deixar a porta da geladeira aberta. 

c) dormir com a televisão ligada.

 d) comprar aparelhos elétricos identificados com o Selo do Procel.  

Questão 5. Eficiência significa fazer mais (ou, pelo menos, a mesma coisa) com menos, mantendo o conforto e a qualidade. O que Significa Eficiência Energética? 

a) eficiência energética significa gerar mais quantidade de energia com mais recursos naturais. 

b) eficiência energética significa não gerar energia e não utilizar os recursos naturais. 

c) eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com mais recursos naturais. 

d) eficiência energética significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais. 

Questão 6. Liste 4 dicas fáceis de serem aplicadas no nosso dia a dia para o uso consciente da energia elétrica. 1.________________________________________________________________ 2.________________________________________________________________ 3.________________________________________________________________ 4.________________________________________________________________