CIÊNCIAS - 8ºANOS - MATUTINO - DIAGNÓSTICA ECOLOGIA - SEMANA: 01/03 À 05/03/2021 - PROF: JULIA BERNARDO

26/02/2021

Olá queridos alunos! Como vocês estão?! Estamos de volta! Meu nome é Julia Bernardo, nesse ano de 2021 estarei ministrando a disciplina de ciências para vocês. Quero desejar boas vindas e dizer que com fé, perseverança e determinação vamos vencer o ano de 2021! Contém sempre comigo! Essa semana vamos revisar um conteúdo muito importante sobre ECOLOGIA. Ecologia é a ciência que estuda o ecossistema. Bons estudos!

ECOLOGIA 

A Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. O termo "ecologia" foi utilizado pela primeira vez em 1866, na obra "Morfologia Geral do Organismo", pelo biólogo alemão Ernst Haeckel. A palavra Ecologia vem do grego, onde Oikos significa "casa" e Logos significa "estudo". Dessa forma, a ecologia é o estudo da casa, ou seja, do ambiente e das inter-relações dos organismos no meio físico. A ecologia pode ser considerada uma das ciências mais complexas e amplas, pois para compreender o funcionamento da natureza, ela envolve o estudo de diferentes campos de estudo, como evolução, genética, citologia, anatomia e fisiologia.

Níveis de organização estudados em Ecologia 

→ População → Comunidade → Ecossistema →Biosfera 

População: Conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem juntos em uma mesma área e possuem chances maiores de se reproduzir entre si do que com outros indivíduos da mesma espécie de outra região. 

Comunidades: Conjunto de populações que vivem em uma determinada área. 

Ecossistemas: Conjunto de comunidades de uma determinada área em associação com os fatores abióticos. 

Biosfera: Nível mais amplo da Ecologia e corresponde a todos os seres vivos do planeta. 

 A importância de estudar Ecologia 

A Ecologia preocupa-se com os seres vivos do planeta e suas relações entre si e com o meio. Assim sendo, a Ecologia faz um estudo não só da parte biológica, mas também de fatores químicos e físicos. É uma ciência complexa e ampla que nos permite entender perfeitamente o funcionamento do planeta.

Ao compreender como os organismos vivem e como se relacionam, é possível criar medidas de preservação de espécies e prever os impactos negativos que uma determinada ação humana pode gerar. A Ecologia faz-se necessária, portanto, para criação de planos de preservação de organismos vivos, criação de modelos de previsão sobre o futuro do planeta, compreensão de como uma obra pode afetar determinados organismos, entre vários outros pontos importantes para a preservação da biodiversidade e de nossos recursos naturais.


ATIVIDADES: Copiar e responder as atividades no seu caderno de ciências 

QUESTÃO 1. Sobre Ecologia: Marque (V) para as alternativas Verdadeiras e (F) para as alternativas Falsas: 1.1 (     ) A Ecologia é a ciência que estuda a interação entre os seres vivos e o ambiente em que vivem. 

1.2 (     ) O termo "ecologia" foi utilizado pela primeira vez em 1986, na obra "Morfologia Geral do Organismo", pelo Físico alemão Ernst Haeckel. 

1.3 (    ) A palavra Ecologia vem do grego, onde Oikos significa "estudo" e Logos significa "casa". 

1.4 (     ) a ecologia é o estudo da casa, ou seja, do ambiente e das inter-relações dos organismos no meio físico. 

QUESTÃO 2. Relacione os termos às definições abaixo - Relacione a coluna: 

I - População 

II - Comunidades 

III - Ecossistemas 

IV - Biosfera 

(      ) Conjunto de comunidades de uma determinada área em associação com os fatores abióticos. 

(      ) Conjunto de organismos de uma mesma espécie que vivem juntos em uma mesma área e possuem chances maiores de se reproduzir entre si do que com outros indivíduos da mesma espécie de outra região. 

 (      ) Nível mais amplo da Ecologia e corresponde a todos os seres vivos do planeta. 

(      ) Conjunto de populações que vivem em uma determinada área. 

QUESTÃO 3. Com base no texto, responda as perguntas: 

3.1 - Por que a ecologia pode ser considerada uma das ciências mais complexas amplas? 

3.2 - Cite os Níveis de organização estudados em Ecologia. 

3.3 - Qual a importância de se estudar Ecologia? 

3.4 - Por que é importante compreender como os organismos vivem e como se relacionam?