CIÊNCIAS - 8ºANOS - MATUTINO - IMPACTOS AMBIENTAIS CAUSADOS PELAS FONTES DE ENERGIA - SEMANA: 07/06 Á 20/06 - PROF: JULIA BERNARDO

07/06/2021

Olá meus queridos alunos! Tudo bem? Ainda se faz necessário o isolamento social diante da pandemia do novo Corona Vírus, mas a saudade de vocês só aumenta. Fiquem com Deus!

Nessa quinzena iremos estudar e aprender sobre os Impactos ambientais causados pelas fontes de energia.

Bons Estudos!

Livro Didático: Capitulo 7

Conteúdo: Transformação de Energia

Páginas: 170, 171, 173,174, 175, 178, 179, 180 e 181

  • Realizar a leitura 📚 das páginas.

Vídeo - Aula: Geração de Energia e impactos socioambientais https://www.youtube.com/watch?v=UwhhBIPr-as&t=15s

Vídeo: Fontes de Energia Alternativas https://www.youtube.com/watch?v=J184GM_Hq30

Link para atividade: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdcbgcqg-q50EWs_GVHAz5YsXLtFIWXWuguxxbOK8u4MQ_ZVQ/viewform?usp=sf_link

Impactos ambientais causados pelas fontes de energia

6. Energia solar: são necessários muitos painéis fotovoltaicos, e o único impacto ambiental está relacionado à fabricação e reciclagem desses materiais.

Desde o princípio da humanidade, o homem busca maneiras de otimizar operações e criar mecanismos que atendam às suas necessidades. Foi assim com o fogo, o automóvel e a eletricidade. Desde então, usinas elétricas foram vistas como uma solução para o desenvolvimento da sociedade. No entanto, acompanhadas de impactos ambientais causados pelas fontes de energia.

Contudo, isso vem mudando, com o movimento crescente de energias renováveis, que são mais sustentáveis e não agridem o ecossistema. Segundo dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR), em fevereiro de 2021, o país já conta com mais de 7,7 GW operacionais na fonte solar desde 2012. Como resultado, a emissão de mais de 1,1 milhão de toneladas de CO2 foi evitada.

· Impactos ambientais e sociais

Hoje, a energia hidrelétrica ainda é a mais utilizada no Brasil, ocupando 59,8% da matriz elétrica. Como substituição dos combustíveis fósseis, as hidráulicas são uma opção favorável, porque ajudam a reduzir problemáticas como a chuva ácida e a poluição atmosférica. Mas, apesar de serem consideradas renováveis e utilizar a água, um recurso natural como matéria-prima, os desastres provocados nas construções das usinas são imensos.

Para construí-las, há mudanças nos regimes de fluxo hidrológico, deterioração da qualidade da água, barreiras de corredores de migração e a perda de biodiversidade. A construção provoca desmatamentos muito nocivos para a espécie humana e para os animais. Árvores são derrubadas e submersas. Além da degradação do território, o apodrecimento da madeira pode, inclusive, causar a proliferação de mosquitos causadores de doenças e desencadear novas pandemias.

Além disso, esses projetos não impactam só o planeta, mas a sociedade. As comunidades ribeirinhas e a economia de subsistência são afetadas diretamente. As hidrelétricas interferem no estuário para o qual o rio flui, no curso do rio represado, na bacia hidrográfica e no "lago artificial". Mudando completamente a vida de quem mora ou trabalha na região. Diante da situação, muitas famílias são obrigadas a se deslocar de suas residências.

  • Impactos ambientais causados pelas fontes de energia não renováveis

Por outro lado, os combustíveis fósseis (petróleo, carvão mineral e gás natural) afetam diretamente o meio ambiente. Devido à queima dos materiais, entre os impactos ambientais da energia elétrica, estão as altas quantidades de gases do efeito estufa liberadas e a proliferação do ácido sulfúrico. Sendo uma das mais prejudiciais para a sociedade, as fontes de energia não renováveis sãoresponsáveis por muitas das mudanças climáticas.

Há também outras fontes de energia no mercado, como a energia nuclear. Apesar de ter estrutura diferente, seu processo é similar ao das termoelétricas. Ou seja, há queima de um material e o calor é produzido pela fissão do urânio. Nesse caso, além dos altos níveis de emissões poluentes, há ainda a possibilidade de impactos ambientais por contaminação radioativa.

  • Energia limpa é a solução

Por isso, pensar na adoção de medidas de mitigação adequadas é fundamental. E, hoje, o mundo precisa de mais do que isso. Necessita de novos negócios e tecnologias sustentáveis que atuem com essa conscientização e ofereçam energia de maneira mais justa e sustentável para todos. É urgente melhorar a eficiência energética e incentivar a transição energética.

Os impactos ambientais causados pelas fontes de energia, na maioria pelos combustíveis fósseis, podem ser evitados com o uso de energia limpa. A energia solar, a eólica e a biomassa, são algumas das opções renováveis que, ano após ano, ganham espaço e reconhecimento. Todas são derivadas de matéria-prima abundante e se diferenciam dos combustíveis fósseis.

Além da relação entre energia e impacto ambiental, elas atuam na frente em questões econômicas e sociais como: independência energética, poder de escolha e qualidade de vida. Uma fazenda solar, por exemplo, utiliza terrenos em áreas rurais em que não há comunidades alocadas. Além disso, a geração de energia solar se tornou a mais barata entre as fontes.

Atualmente a energia eólica representa 9,4% da matriz elétrica brasileira, a biomassa 8,3% e a solar fotovoltaica 1,77%. Os números são positivos comparados a anos anteriores, mas ainda podemos progredir muito mais.

Precisamos, juntos, ampliar esse conhecimento e impulsionar o uso do setor. Vamos nessa?

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Fontes Alternativas de Energia

As fontes alternativas de energia reúnem as formas de produção de energia que causam menor impacto ambiental no planeta sendo assim, pouco poluentes. As energias alternativas são derivadas de fontes de energias renováveis (ou energia limpa) na medida que não cessam e se renovam na natureza espontaneamente.

Vantagem e Desvantagem

A principal vantagem da utilização das fontes de energia alternativas é, sem dúvida, o baixo impacto ambiental que geram. No geral, como desvantagem da escolha de fontes alternativas de energia podemos citar os altos custos para implementação e manutenção de tais sistemas.

  • Tipos de Energia

Segue abaixo os principais tipos de fontes de energia alternativas:

  • Energia Hidráulica

A energia hidráulica ou hidrelétrica utiliza a água como fonte principal de produção de energia. São utilizadas pela força das massas de águas dos rios, lagos e mares.

  • Energia dos Oceanos

Além da energia hidráulica dos rios e lagos, a partir da força das águas do mar tem-se a chamada força da mare-motriz. Esse tipo de energia é proveniente da força das correntes marítimas (marés, ondas), gerando a energia elétrica.

  • Energia Solar

A Energia Solar é produzida pela energia dos raios solares e, portanto, é inesgotável na natureza. É uma das mais exploradas na atualidade como fonte de energia alternativa limpa e não poluente.

  • Energia Eólica

Outra importante fonte de energia alternativa é a energia eólica, produzida pela força dos ventos. Utilizada para bombear água e produzir eletricidade, muitos países estão escolhendo a energia eólica, por ser uma fonte limpa e de fácil implementação. Ainda que seja pouco representativa em relação as outras fontes de energia, ela vem ganhando espaço no cenário mundial.

  • Biomassa

A Biomassa, produzida através de resíduos de matéria orgânica (geralmente de origem vegetal), torna-se uma ótima alternativa, por exemplo, para produção de energia térmica e de combustíveis: álcool, biogás e biodiesel.

  • Energia Geotérmica

A energia geotérmica ou geotermal é obtida pelo calor proveniente do interior do planeta Terra. Trata-se de uma fonte de energia alternativa que produz eletricidade através das centrais geotérmicas que perfuram o solo até atingir o interior da Terra.

ATIVIDADES: As atividades também podem ser realizadas pelo Google formulário. O link será disponibilizado no grupo do WhatsApp. 

Questão 1. Hoje, a energia hidrelétrica ainda é a mais utilizada no Brasil, ocupando 59,8% da matriz elétrica. Como substituição dos combustíveis fósseis, as hidráulicas são uma opção favorável, porque ajudam a reduzir problemáticas como a chuva ácida e a poluição atmosférica. Mas, apesar de serem consideradas renováveis e utilizar a água, um recurso natural como matéria-prima, os desastres provocados nas construções das usinas são imensos.

Assinale a alternativa que apresenta os impactos socioambientais causados pela construção de uma usina hidrelétrica.

a) a energia hidráulica ou hidrelétrica utiliza a água como fonte principal de produção de energia. São utilizadas pela força das massas de águas dos rios, lagos.

b) as Usinas hidrelétricas são exemplos da utilização da energia hidráulica que é transformada em energia mecânica pelas turbinas e por fim, em energia elétrica.

c) a hidrelétrica pode causar um grande impacto ambiental, por exemplo, com a construção de barragens e alagamentos de zonas, o que leva a perda do habitat natural de diversos animais. Além disso, também podem gerar impactos sociais, por exemplo, com o alagamento de territórios onde existem povos ribeirinhas.

d) no Brasil mais de 90% da energia elétrica produzida são fornecidas pelas usinas hidrelétricas uma vez que o país possui grande quantidade de rios caudalosos sendo seu potencial hidráulico (Bacias: Amazonas, São Francisco, Tocantins, Paraná, Uruguai) o terceiro melhor do mundo, depois da Rússia e da China.

Questão 2. A procura por novas fontes renováveis de energia surge como alternativa importante para superar dois problemas atuais: a escassez de fontes não renováveis de energia, principalmente do petróleo, e a poluição ambiental causada por essas fontes (combustíveis fósseis).

Assinale a alternativa que apresenta um tipo de recurso energético não renovável:

a) Biomassa, massa dos seres vivos habitantes de uma região.

b) Energia geotérmica, aproveitamento do calor do interior da Terra.

c) Biogás, utilização das bactérias na transformação de detritos orgânicos em metano.

d) Carvão mineral, extraído da terra pelo processo de mineração.

Questão 3. Sobre fontes de energia alternativas, correlacione as proposições aos respectivos termos e assinale a alternativa que contenha a ordem correta:

(   ) A energia é obtida por meio da intensidade dos ventos.

(   ) A obtenção de energia provém do calor gerado no interior do planeta.

(   ) A energia é obtida por meio da queima de plantas, madeira, matérias vegetais e animais.

(1) Geotérmica

(2) Eólica

(3) Biomassa

Assinale a alternativa correta:

a) 1 - 2 - 3

b) 2 - 1 - 3

c) 2 - 3 - 1

d) 3 - 1 - 2

Questão 4. A busca por opções de fontes de energia menos poluentes e mais abundantes já se tornou uma necessidade, visto que o uso de combustíveis fósseis tem provocado grandes impactos ambientais negativos. Sobre as fontes de energia alternativas, analise as afirmações a seguir e identifique a resposta correta.

I A Energia Solar é produzida pela energia dos raios solares e, portanto, é inesgotável na natureza. É uma das mais exploradas na atualidade como fonte de energia alternativa limpa e não poluente.

II - Além da energia hidráulica dos rios e lagos, a partir da força das águas do mar tem-se a chamada força da mare-motriz. Esse tipo de energia é proveniente da força das correntes marítimas (marés, ondas), gerando a energia elétrica.

III - O Brasil possui pouco potencial eólico, visto que os ventos presentes no território não possuem intensidade necessária para geração de energia.

Está(ão) correta(s)

a) apenas as alternativa I e II

b) apenas as alternativas II e III

c) apenas a alternativa III

d) Todas as alternativas estão corretas

Questão 5. Pesquisa. A pesquisa deve ser realizada no seu caderno de ciências:

*Liste as Vantagens e Desvantagens das fontes de energia citadas na imagem.

Livro de ciências - Páginas: 170, 171, 173,174, 175, 178, 179, 180 e 181: 

Ex: Energia Solar

Vantagens:

Desvantagens: