Ciências - Avaliação Diagnóstica - de 15 a 31 de março

15/03/2021

Copiem o texto no caderno, e depois realizem as atividades que se pede a seguir:

Mas o que é ciências mesmo?

As vezes começamos a estudar alguma disciplina na escola, aprendemos suas diversas matérias e nos esquecemos de perguntar o básico, o que tudo aquilo significa.

Acho que seria legal se nossa primeira explicação não fosse necessariamente carregada de conteúdo, e sim, para entendermos melhor o motivo de aprendermos ciências.

Sabemos que é devido a ciências que o homem conseguiu chegar ao espaço, projetar computadores que mantem a internet funcionando ou criar as vacinas que salvam vidas. Olhando assim, parece ser algo enorme, distante, feita por homens de óculos grossos com muitos e muitos anos de estudo, que trancados em seu laboratório cheios de equipamentos e vidrarias, desenham fórmulas matemáticas enormes em grandes e empoeirados quadros negros.

Mas a ciência é muito mais que isto e, mesmo assim, é algo muito mais simples.

A ciência nasce de nossa vontade natural de entender aquilo que julgamos interessante. As coisas e fatos que motivam nosso interesse também desperta nossa curiosidade e atraem nossa observação.

A ciência nasce dessa ação simples, a observação curiosa de algo em que temos interesse. Quando observamos algo que nos interessa queremos entender, saber mais, encontrar explicações para o que observamos.

A ciência é isto.

Explicações testadas sobre as coisas e fatos que nos interessam, obtidas a partir da observação e do estudo destas coisas e fatos.

Basta que um novo conjunto de observações, estudos e testes produzam uma explicação melhor para que esta seja adotada em substituição à antiga.

Ciências então, não nos é algo distante ou inalcançável. Muito menos é uma coisa chata. Para te provar isso, te proponho um desafio: "tentar responder a atividade seguinte sem se limitar a internet ou o livro, mas com o conhecimento adquirido no ano anterior."

Você vai ver que é muito mais interessante que se limitar exclusivamente os mecanismos de busca.

Relembrando os conteúdos do 6° ano

O ensino de ciências se divide em três eixos, ou blocos temáticos: Vida e evolução, Terra e Universo, e Matéria e energia. Isso acontece, por todo o ensino fundamental.

Vida e evolução

Nesse eixo temático ampliamos nosso conhecimento sobre a diversidade brasileira e as questões relacionadas a saúde e ao bem estar humano e ambiental. No 6° ano, você teve o reconhecimento da célula como unidade funcional e estrutural da vida, compreendeu os diferentes níveis de organização do corpo em tecidos, órgãos e sistemas, relacionando-os com assuntos e situações do cotidiano.

Terra e Universo

Aprendemos ao longo desse eixo temático, conceitos das áreas de Astronomia, Geologia, Química, Física e Biologia de modo integrado e adequado ao nível escolar. No 6° ano, parte-se da relação do ser humano com os corpos celestes , chegando à compreensão do planeta Terra como parte de um sistema mais complexo, conhecido por meio da Astronomia, onde vimos como são os movimentos da Terra, sua estrutura física, bem como os diferentes tipos de rochas.

Matéria e energia

Aqui nesse eixo temático aprendemos a integração de conceitos de Química e Física, sempre envolvidos com o nosso cotidiano, os avanços científicos e tecnológicos e os impactos ambientas. Então no 6° ano, aprenderam inicialmente a constituição e as propriedades da matéria, os tipos de mistura, como se separam. A produção de materiais sintéticos, como medicamentos, e seus impactos ambientais.

  1. Partindo do desafio proposto no texto acima, com suas palavras, conceitue os termos, revisando o que aprendeu no 6° ano.

Célula

Microscópio

Organelas

Vírus

Unicelulares

Tecido

Órgão

Glândulas

Neurônios

Meninges

Melanina

Rotação

Translação

Órbita

Rochas

Matéria

Mistura

Homogênio

Heterogênio

Material sintético

2. Com as palavras utilizadas na atividade anterior, crie uma cruzadinha. Com perguntas e as respostas no gráfico.  

segue um exemplo: