Ciências - Conservação da Biodiversidade - Semana 21/06 à 02/07 - Professora Lorena

21/06/2021

Retornamos essa semana as aulas presenciais, no modelo híbrido, ou seja, a turma dividida em dois grupos. Então o blog passa a ser útil ao aluno que escolheu estudar de maneira remota, só em casa.

Vamos começar nosso estudo do capítulo 3 do livro didático. Lembrando que devem realizar a leitura no livro e no blog e responder todas as atividades no caderno.

Começando a leitura na página 60, responda as atividades 3 e 4.

Seguindo a leitura, responda a atividade 1 da página 62.

Na página 67, faça a atividade aplique e registre, a e b.

Continuando a leitura, na página 69, responda a letra a e b da atividade.

Terminando a leitura do capítulo, responda a atividade 2, letra a, da página 72 e atividade 4.

Conservação da biodiversidade

Com tantos desafios ambientais nas sociedades atuais, a conservação da biodiversidade é, ao mesmo tempo, complexa e extremamente necessária.

A biodiversidade não está restrita à riqueza de espécies de plantas e animais, mais compreende também a variedade de microrganismos, ecossistemas, interações ecológicas e recursos naturais, incluindo substancias de interesse medico e comercial. A responsabilidade de conservar e utilizar de modo sustentável a biodiversidade de um território é uma tarefa muito complexa e que exige ações integradas.

A redução ou a perda de paisagens naturais são acompanhadas pela degradação de recursos naturais, diminuição da biodiversidade e aumento do número de espécies ameaçadas de extinção. Dentre as causas da fragmentação, destacam-se o desmatamento, a expansão de zonas urbanas e agropecuárias e a exploração de recursos naturais, além da poluição das águas e do solo.


# Unidades de conservação

A criação de unidades de conservação (UC) é uma das estratégias mais eficazes de conservação a longo prazo e em termos de abrangência territorial. As UCs correspondem a áreas protegidas delimitadas pelos governos com função de assegurar a conservação de diferentes populações, habitat, ecossistemas, além de outros recursos ambientais, como nascentes e rio.

Plano de manejo é um documento que define quais restrições se aplicam ao território, quais ações humanas podem ser desenvolvidas e como os recursos naturais devem ser manejados.

Atualmente o Brasil conta com mais de 2200 unidades de conservação sob responsabilidade federal, estadual e municipal. A implantação de unidades de conservação é um processo longo e trabalhoso que envolve diferentes forças politicas, interesse civil, numerosas pesquisas cientificas e dialogo com populações locais.

Curiosidade

Unidades de Conservação do Espirito Santo

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (Guarapari), Parque Estadual Cachoeira da Fumaça (Alegre), Parque Estadual Pedra Azul (Domingos Martins), Parque Estadual Forno Grande (Castelo), Parque Estadual de Itaúnas (Conceição da Barra), Parque Estadual Mata das Flores (Castelo) e Reserva Biológica Duas Bocas (Cariacica).

* As Unidades de Proteção Integral têm como principal objetivo o máximo de proteção de uma região, seus ecossistemas e patrimônio biológico.

* As Unidades de Uso Sustentável visam a conservação do meio ambiente e o uso sustentável dos recursos. Nesse caso, são permitidos a coleta e o uso de recursos naturais, contanto que isso não prejudique processos ecológicos e não cause desequilíbrios ou o esgotamento de recursos.

Há um tempo, a preservação do meio ambiente acompanhava o discurso de proteção intocável. Com o passar dos anos e com estudos científicos, diálogos e trocas de informações, essa noção foi se modificando.

# Outras estratégias de conservação

Corredores ecológicos: consiste em áreas que conectam diferentes unidades de conservação ou fragmentos florestais isolados e possibilitam o deslocamento dos animais e/ou plantas. Em outras palavras, os corredores ecológicos é fundamental para que a fauna e flora, além de outros organismos, tenham condições favoráveis para dispersão, movimentação e recolonização de áreas degradadas.

Sucessão ecológica: retornar às condições similares às originais.

# Terras Indígenas

O Brasil conta hoje em dia com mais de 50 reservas indígenas e mais de 400 Terras Indígenas regularizadas. Além de garantir o direito legítimo de ocupação e uso dos recursos, o estabelecimento de territórios indígenas auxilia na conservação de paisagens, servindo de barreira contra desmatamento e outros impactos.

Pesquisa

Parque Estadual Paulo Cesar Vinha (Guarapari), que tipo de UC acontece no parque? Qual a sua localização? Bioma? Abriga alguma espécie ameaçada de extinção? Quais atividades humanas são permitidas? Houve alguma dificuldade na implementação da unidade? Outras informações.

Observação: Atividades e pesquisa realizadas no caderno.