Ciências - Correção das atividades e ODS - Semana 07/06 à 20/06 - Professora Lorena

07/06/2021

Vamos começar nosso estudo do 2º Trimestre:

Correção das atividades:

- Página 14: (respostas pessoais, vou escrever apenas um modelo)

1. Espirito Santo, nosso clima é tropical úmido, com temperaturas médias anuais de 23ºC, com chuvas predominantemente no verão.

2. figura A, grandes vegetações, muita chuva, úmido;

Figura B, vegetação rasteira, pouca chuva, calor;

Figura C, grandes vegetações, temperaturas altas.

3. Ecossistema é o conjunto de todos os seres vivos e de todos os fatores não vivos de vivem em determinado local.

4. 3 ambientes, florestas, rios, lugares de seca, ...

- Pagína 16:

1. onça, capivara, jacarés e garças.

2. comunidade.

3. podem ser citados: luz solar, solo, ar, água.

4. ecossistema, comunidade, população, indivíduo.

5. resposta pessoal. Ecossistema, seres vivos e não vivos que convivem num mesmo ambiente, exemplo: escola; Comunidade, seres vivos de espécies diferentes que convivem juntos, exemplo: professores e alunos; população, seres de uma mesma espécie que convivem juntos, exemplo: alunos.

- Página 17

1. 1 Amazônia 2 Mata Atlântica 3 Cerrado 4 Pantanal 5 Caatinga 6 Campos Sulinos

2. Amazônia

3. Mata Atlântica, Jequitibá, Palmeiras, Bromélias, Pau-Brasil, arvores grandes e frondosas.

- Página 28

1. Segundo o texto, esse dia foi criado para atentar à necessidade de conscientização da população sobre a importância da conservação do Cerrado.

2. resposta pessoal; O avanço na expansão da agricultura atinge diretamente o ambiente, modificando suas características.

- Página 30

1. Resposta pessoal, quais são as características mais marcantes desse bioma.

2. Na Amazônia, onde o clima é úmido e não há problemas de restrição periódica de água.

3. Resposta pessoal. Mas como um exemplo poderíamos falar sobre a diferença nas vegetações, folhas grandes e largas que aproveitam o máximo a luminosidade em ambientes florestais, e folhas reduzidas, até mesmo modificadas em espinhos, que evitam a perda de água em ambientes áridos.

- Página 33

Durante as cheias, os rios transbordam e inundam vastas áreas de planície. Muitas plantas acabam morrendo, porém outras proliferam. A matéria orgânica acumulada na água serve de alimento para muitos animais, que também alteram sua distribuição no ambiente. No período de seca, os níveis de água descem, e a matéria orgânica serve de fertilizante para o solo, contribuindo para a germinação e o crescimento de plantas.

- Página 36

A Mata Atlântica se assemelha mais à Amazônia. Além disso, umidade elevada e curtos períodos de seca amena caracterizam essas florestas úmida. Essas características são contrárias as condições observadas no Cerrado e na Caatinga, por exemplo.

- Página 38

Santuário ecológico; abriga diversas espécies animais; um dos ambientes campestres de maior diversidade de espécies do mundo.

- Página 41

1. os manguezais ocorrem no litoral, assim como as restingas. No entanto, a vegetação desses ecossistemas cresce em solo lodoso em virtude da água do mar e a da restinga cresce em solo arenoso. A salinidade do solo é elevada em ambos os ecossistemas.

2. Os manguezais são "berçários" de diversos animais marinhos, justificando seu importante papel ecológico na manutenção da biodiversidade costeira.

Atividades sobre o Ecossistema Aquático

1 C 2 E 3 FFVVV

Atividades sobre o Manguezal

1 B 2 C 3 A 4 E 5 B

Agora que já corrigimos nossas atividades do capítulo 1, gostaria de propor a vocês um desafio. Leiam  os últimos textos estudados, as atividades realizadas e vamos para um Quis? Abra o link a seguir e responda as perguntas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdILYS6JL76R9dVBeTfSCcsO4zXhEvsGjGd147Kb-rm14zupA/viewform?usp=sf_link



Agora chegou a hora de conversarmos sobre um tema de nossa atualidade. Você já escutou falar em ODS? Agenda 2030? Segue abaixo então um texto explicando um pouco sobre isso.

ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Durante nossa vida podemos observar que, na dinâmica do planeta, todos os seres vivos e os elementos não vivos são interdependentes, e o ser humano não é uma exceção. Como parte do ambiente, a espécie humana usa recursos naturais e, com frequência, os transforma usando energia.

A obtenção de recursos necessários à sobrevivência dos seres vivos, como a água e o solo, depende de ambientes sadios. Porém, os seres humanos não utilizam os recursos da mesma maneira que os demais seres vivos da Terra.

Pense, por exemplo, na água, que é um recurso utilizado por todos os seres vivos do planeta. O ser humano, além de beber água, precisa dela para higiene, para fabricar produtos e alimentos, regar plantações, etc.

O uso dos recursos naturais pelos seres humanos tem causado diversos impactos ambientais. Tem sido um grande desafio promover a conciliação entre a preservação dos ambientes e as demandas das sociedades humanas após a Revolução industrial.

Você já ouviu falar em sustentabilidade? O termo sustentabilidade surgiu a partir da ideia do desenvolvimento sustentável, a qual foi apresentada pela primeira vez no Relatório de Brundtland, publicado em 1987 pela Organização das nações Unidas (ONU), organismo multilateral que atualmente reúne 193 países. O conceito de desenvolvimento sustentável consiste na utilização de recursos e materiais de modo a satisfazer às necessidades humanas, porém sem comprometer a satisfação dessas mesmas necessidades para gerações futuras.

Uma das alternativas que unifica as propostas de desenvolvimento de muitos países chama-se Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Desde 1992, ano da realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, a ONU tem promovido o debate sobre o ambiente e desenvolvimento. estabeleceu metas para 2015 e, depois, divulgou os ODS no documento chamado Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável.

No total, foram 17 objetivos acordados entre os países e a data estabelecida para alcançar os ODS é 2030. Isso quer dizer que é a SUA geração que está encarregada da tarefa de ajudar a alcança-los!

Observe a figura:

Esses são as 17 metas a serem cumpridas até o ano de 2030.

Faça o que se pede a seguir em seu caderno;

Primeiro, copie em seu caderno a tabela das ODS ( Objetivo e desenho).

Segundo, gostaria que você imaginasse que o génio da lâmpada (da história do Aladino) lhes concede um desejo para o mundo. O que você pediria? Com isso em mente responda a pergunta: "O meu desejo para um mundo melhor é...

Terceiro, observem as figuras e as frases em cada quadrado e descreva qual ou quais ODS você vê semelhança com o nosso estudo do capítulo 1 do livro, Ecossistemas Brasileiros.