Ciências - Correção das atividades - Semana 07/06 à 20/06 - Professora Lorena

07/06/2021

Começamos o 2º Trimestre: 

Findamos o estudo do capítulo 2 do livro didático, vamos corrigir as atividades? Nosso principal objetivo com isso é que vocês notem o processo de aprendizagem e construção do conhecimento de cada um.

Página 36

1. Resposta pessoal.

2. É o processo de modificações ao longo do tempo. Resposta pessoal

3. resposta pessoal.

Com suas palavras escreva o que é teoria e hipótese. Resposta: hipótese é uma etapa de investigação cientifica, que envolve a observação de um fenômeno, a formulação da hipótese para explica-lo, os testes para verificar se a hipótese é correta ou não (por meio de observações, experimentos ou coletas de dados) e a conclusão; Teoria é um conjunto de leis, conceitos e modelos por meio do qual é possível explicar diversos fenômenos.

1 Qual a diferença básica entre a teoria da abiogênese e da biogênese? Resposta: Abiogênese acreditava que a vida surgia da matéria não viva e biogênese que a vida só surgia de algo vivo.

2 Faça o esquema da experiência de Redi e Pasteur no caderno e escreva o que foi descoberto com elas. Resposta: realizou um experimento para demostrar que há microrganismos no ar e que eles podem contaminar a matéria e originar mais microorganismos.

3 Quais alimentos estão no nosso dia a dia para consumo que passaram pelo processo de pasteurização? Resposta: leite, creme de leite, manteiga, frutas, sorvetes, embutidos, compotas, cerveja, ovos e líquidos enlatados.

1 Qual a teoria aceita hoje sobre a origem da vida? Resposta: Evolucionista, Seleção natural.

2 Você concorda com ela? Descreva sua opinião. Resposta pessoal.

Página 47 e 48

1. a) a herança das características adquiridas.

b) seleção artificial. Não, pois na natureza há seleção natural.

2. Por esses princípios, o antibiótico faz com que as bactérias, por necessidade, adquiram resistência ao medicamento e sobrevivam, transmitindo essa característica para seus descendentes.

Página 50

1. A cor do apo do tucano R. vitelliunus mudou de amarela para branca, garantindo que os indivíduos dessa espécie pudessem acessar mais facilmente os frutos das ucuubas.

2. não foram desfavorecidos, pois continuaram tendo acesso à comida normalmente.

1. Como os seres vivos são classificados? Lembre-se da palavrinha REFICOFAGE Resposta: Reino - Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie

2. Qual a menor e a maior unidade taxonômica de classificação? Resposta: Menor: Espécie e maior: reino

3. Por que todo ser vivo possui um nome científico? Resposta: pois no mundo existem muitas línguas, então precisaram "unificar" os nomes de modo que todos pudessem se entender

4. Como devemos escrever corretamente um nome científico? Resposta: em latim, duas palavras, a primeira com inicial maiúscula, a segunda em minúscula, o nome precisa estar escrito em negrito ou em italíc, se escrito a mão sublinhado..

5. Observe os nomes científicos dos seres vivos abaixo e indique:

· Zea mays

Gênero: _______Zea_______

Epíteto: ______mays________

Espécie: _______Zea Mays_________

· Homo sapiens

Gênero: ___________Homo___

Epíteto: _____sapiens_________

Espécie: _____Homo sapiens___________

· Felis catus

Gênero: ________Fellis______

Epíteto: _______catus_______

Espécie: ___Felis catus____________

6. Use as palavras do quadro abaixo para completar as frases abaixo:

LATIM - FAMÍLIA - SUBLINHAR - CLASSE - REINO

MAIÚSCULA - DOIS - TAXONOMIA - ESPÉCIE

a) Todo nome científico é formado por duas nomes (palavras).

b) A primeira letra da primeira palavra de um nome científico é sempre escrita em maiuscula

c) Várias plantas de um mesmo gênero formam um(a) família.

d) Vários peixes de uma mesma ordem formam um(a) classe.

e) Devemos sempre sublinhar um nome científico quando escrevemo-nos a mão.

f) O nome da ciência que classifica os seres vivos é a taxonomia.

g) Os nomes científicos são escritos no idioma latim.

h) A menor unidade taxonômica é a espécie.

i) A maior unidade taxonômica é o reino.

7 Complete: Resposta: Reino - Filo - Classe - Ordem - Família - Gênero - Espécie

8 Observe a figura a baixo e responda:

a. Qual outra espécie tem o mesmo gênero que o cão? Resposta: lobo

b. Qual animal é do mesmo família da lontra? E qual é essa família? Resposta: teirão, Mustelidae

c. Cite 3 animais carnívoros. Resposta: cão, lontra, lobo.

Agora que já resolvemos todas as atividades, espero que não tenham dúvidas. E pra gente testar esses conhecimentos, que tal fazermos um Quis? Abra o link e responda as perguntas:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdY2zZRcJx1ieKkthVr8aSMJ7Y2n9g2cG3hiCO3TDF0J600yA/viewform?usp=sf_link


A construção da ciência

Durante todo ensino fundamental você aprendeu os fundamentos do pensamento científico, com objetivo de avaliar situações do cotidiano e refletir como conhecimento científico pode contribuir para que você tome decisões conscientes.

Você também aprendeu o que leis, teorias e conhecimentos científicos se modificaram ao longo dos anos. O que era considerado verdadeiro em determinada época ou por um número significativo de estudiosos passou a ser questionado ao longo do tempo. Muitas concepções, como a posição da terra no sistema solar ou os mecanismos de reprodução dos seres vivos, por exemplo, foram se modificando conforme evidências experimentais obtidas por pesquisadores e pautadas em observações rigorosa da natureza se mostravam incompatíveis com os conceitos em vigor a época.

Mas, atualmente, quem são as pessoas que tem como profissão estudar e recolher evidências relacionadas as diferentes temas onde trabalham? Por que passam a vida estudando e publicando os resultados que encontrou em suas pesquisas? Qual a importância dessa comunidade para o desenvolvimento de um país? Como o conhecimento se modifica?

Profissão cientista

Cientista ou pesquisadores são profissionais que trabalham em universidade ou empresas na área de pesquisa e desenvolvimento, buscando compreender fenômenos de uma determinada área do conhecimento ou desenvolvendo novas tecnologias.

A chamada comunidade científica é formada por pessoas de diferentes países. Por exemplo, um estudo realizado no Brasil pode ser publicado em revistas internacionais para que cientistas em todo mundo tenham acesso aos resultados.

Reuniões científicas também são comuns E oferecem aos pesquisadores a oportunidade de debater as ideias mais recente em suas especialidades. Além de revistas e eventos internacionais, cientistas podem publicar e apresentar suas pesquisas em revistas e eventos nacionais, estaduais e regionais.

A renovação das equipes de cientistas nas instituições de ciência, tecnologia e inovações depende da formação de novos profissionais.

Para conhecer a história de vida de alguns pesquisadores brasileiros, você pode acessar os sites: https://www.canalciencia.ibict.br/menu/listaNotaveis.html  e  https://cnpq.br/ioneiras-da-ciencia-do-brasil


Agora gostaria que vocês lessem o texto da página 58 e 59 do livro didático e respondam a atividade "c" da página 59.

Incentivo à pesquisa científica

As pesquisas necessitam de investimentos para compra de equipamentos, material e despesas com pessoal, serviços, transporte e registros. Para obter recursos, é necessário que pesquisadores apresenta em seus projetos para agência de incentivo à pesquisa, as chamadas agência do fomento. As fundações estaduais de Amparo à pesquisa e o Conselho Nacional de desenvolvimento Científico e Tecnológico são exemplos de instituições financiadoras de pesquisas no Brasil.

Como uma atividade de pesquisa, gostaria que vocês agora pesquisassem a respeito de projetos científicos na área de Evolução que estejam sendo financiados por uma das agências de fomento acima. Escolha um desses projetos, aquele que você mais gostou, que achou mais interessante e escreva uma redação sobre ele.