Ciências - Ecossistema Brasileiros - Semana 01/04 à 16/04 - Professora Lorena

31/03/2021

Copiem os textos do blog no caderno, e realizem as atividades que se pede a seguir:

Capitulo 1 do livro didático,

Ecossistemas Brasileiros

Na aula passada, pedi que fizessem a leitura do primeiro capítulo do livro didático. Agora chegou o momento de interagirmos e comprendermos o que é de relevancia pra nós.

Na página 14, existe uma fiigura e logo abaixo 4 perguntas para serem respondidas. Respondam em seu caderno, como forma de sabermos qual o seu conhecimento prévio sobre o assunto.

# Ecossistemas

Quando vamos falar sobre os seres vivos que vivem em um local, ou seja do fatores bióticos, também precisamos compreender a interação deles com os fatores não vivos do meio, fatores abióticos.

Os fatores Bióticos podem ser as plantas e os animais que vivem em determinado local.

Os fatores abióticos, podemos exemplificar como sendo o tipo de solo, o clima, a temperatura, a frequência de chuva do local estudado, entre outros.

Ao conjunto de todos os seres vivos e de todos os fatores não vivos de uma área em particular dá-se o nome de ecossistema.

Cada conjunto de organismos de uma mesma espécie que ocorre em um mesmo local, no mesmo intervalo de tempo, forma uma população. O conjunto de populações que vivem e interagem em um mesmo local recebe o nome de comunidade. O conjunto de todos os ecossistemas da terra compõe a Biosfera.

Realizem a atividade Aplique e registre, da página 16, no caderno.

Responda as mesmas perguntas da atividade anterior, usando a figura seguinte:

No ambiente terrestre, uma ampla área geográfica com tipo de solo, vegetação e clima semelhantes caracteriza o que chamamos de bioma. Um bioma pode apresentar diversos ecossistemas, os quais ocorrem em razão de diferenças nas condições ambientais presentes em áreas menores.

# Biomas Brasileiros

Os biomas brasileiros podem ser classificados em 6 tipos: Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga, Pantanal e Campos Sulinos.

Com o auxilio do livro, na página 17, responda as perguntas a seguir:

1 Pinte o mapa e complete a legenda.

2 Qual é o bioma que ocupa a maior área?

3 Localize no mapa onde esta situada a região onde você mora. Qual Bioma é típico dessa região?

4 Cite exemplos de plantas que você conhece desse bioma e procure citar algumas características dela.

* Bioma Amazônia

O bioma Amazônia compreende uma área na qual se encontra a maior floresta tropical do mundo. A Floresta Amazônica estende-se por nove países da América do Sul, sendo sua maior porção localizada no Brasil, ocupando cerca de 40% do território. É o maior de todos os biomas brasileiros. Caracteriza-se pela presença de diversos ecossistemas e por deter grande biodiversidade na fauna e na flora. Esse bioma compreende uma região constituída pela maior bacia hidrográfica do mundo: a Bacia Amazônica.

Fauna e Flora Os principais representantes da fauna são onça-pintada, boto-cor-de-rosa, arara-azul, capivara, tatu e cobras, como a cascavel e a jararaca. A flora é constituída por aproximadamente 30 mil espécies das quase 100 mil existentes na América Latina. Entre as espécies de plantas mais conhecidas, destaca-se a vitória-régia, característica dos igapós.

Hidrografia - O bioma Amazônia compreende uma região que abrange a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia Amazônica, que detém 20% da água doce do planeta. O Rio Amazonas é o principal e o maior em volume de água do mundo, recebendo vários afluentes.

Clima - Compreende uma região de clima quente e úmido, apresentando umidade do ar elevada durante todo o ano. O índice pluviométrico também é elevado, sendo mais de 2000 mm de chuvas provenientes da própria floresta.

Vegetação - A vegetação do bioma Amazônia divide-se em: mata de terra firme, mata de várzea e mata de igapó. As matas de terra firme compreendem os estratos mais altos, portanto, não são inundadas. As matas de várzea representam áreas inundadas durante alguns períodos do ano. Já as matas de igapó constituem os estratos mais baixos da vegetação e apresentam-se inundadas praticamente durante todo o ano.

Solo - O solo da Amazônia é arenoso e apresenta uma camada de húmus resultante da deposição de floras, frutos e restos de animais. Apesar disso, apenas cerca de 14% do território pode ser considerado fértil para práticas agrícolas.

Leia também o conteúdo do livro sobre o Bioma Amazônia e Responda a atividade, Aplique e registre, da página 23, no caderno.

Momento: Aprendendo além...

Pesquise

- Andiroba é uma planta conhecida da região por seus efeitos medicinais, faça uma pesquisa sobre ela, e demais plantas da região utilizados na saúde.

- Você sabe o que é Pororoca? Faça uma breve pesquisa sobre esse fenômeno.