Ciências - Evolução - Semana 01/04 à 16/04 - Professora Lorena

31/03/2021

Copiem os textos do blog no caderno, e realizem as atividades que se pede a seguir:

Capitulo 2, do livro didático.

Evolução

Na aula passada, pedi que fizessem a leitura do segundo capítulo do livro didático. Agora chegou o momento de interagirmos e comprendermos o que é de relevancia pra nós.

Na página 36, existe uma fiigura e logo abaixo 4 perguntas para serem respondidas. Respondam em seu caderno, como forma de sabermos qual o seu conhecimento prévio sobre o assunto.

Teoria e hipótese

No dia a dia é comum ouvir pessoas usando a palavra "teoria" como sinônimo de hipótese. Por exemplo, quando alguém diz que tem uma teoria para explicar algo que aconteceu. Mas, em ciência, esse termo é usado com outro significado.

A formulação de hipótese é uma etapa de investigação cientifica, que envolve a observação de um fenômeno, a formulação da hipótese para explica-lo, os testes para verificar se a hipótese é correta ou não (por meio de observações, experimentos ou coletas de dados) e a conclusão, que envolve a analise dos resultados obtidos e a comparação com outros trabalhos.

Esses procedimentos, porém, variam de acordo com o tipo de pesquisa. Não existe apenas um.

Após muitos estudos é possível chegar a teoria cientifica. A teoria científica é um conjunto de leis, conceitos e modelos por meio do qual é possível explicar diversos fenômenos.

Ao longo da historia da ciência, muitos pensadores se dedicaram a entender a origem da vida. Vamos conhecer agora algumas das principais ideias utilizadas para explicar como surgiu a vida.

Vamos considerar a teoria da evolução, construída a partir de conclusões de diferentes pesquisadores incorporadas ao longo do tempo. Essa teoria explica, por exemplo, como as espécies se transformam ao longo do tempo, como surgem as diversas características nos seres vivos e por que algumas espécies são mais semelhantes entre si do que em relação a outras espécies.

É importante ter em mente que, por mais bem sucedida que uma teoria seja, ela pode ser corrigida, aperfeiçoada e até substituída. Essas transformações ocorrem, por exemplo, à medida que são feitas novas descobertas ou realizados novos experimentos.

Atividades

1 Com suas palavras escreva o que é teoria e hipótese.

Todas as características dos seres vivos são fruto do processo de evolução.

A evolução é um processo complexo, mas que, em poucas palavras, pode ser entendido como descendência com modificação. Isso significa que as modificações surgidas ao acaso na geração de pais podem ser passadas para a geração de filhos se forem hereditárias, ou seja, se forem passadas por meio da reprodução.

Processos evolutivos agem sobre essas variações, determinando quais delas serão mantidas ou não ao longo das gerações. Ao longo das gerações os organismos sofrem mudanças, evoluem e tornam-se mais adaptados ao meio onde vivem.

Desde sua formação, a Terra passou por inúmeras modificações, tanto na sua estrutura física quanto na composição de espécies de seres vivos. Muitos dos organismos que já viveram no planeta podem ser conhecidos por meio de fósseis, como os esqueletos fossilizados de dinossauros, pegadas de animais e impressões de folhas de plantas. Há ainda casos de animais fósseis preservados inteiros, como os mamutes congelados na Sibéria, onde o frio é constante, e insetos preservados em âmbar.

Os registros fósseis são importantes testemunhos da evolução. Ele nos permite levantar hipóteses de como pode ter ocorrido a evolução dos diferentes grupos de organismos que vivem hoje na Terra.

Fóssil

Os fósseis representam restos (ossos, dentes, tecidos orgânicos) ou vestígios (pegadas, fezes e caules petrificados) conservados de seres (animais ou vegetais) que viveram no passado, há mais de 10 mil anos, anterior a época Holocénica, período Neogeno, era Cenozóica.Estas evidências, objetos de estudo da paleontologia, constituem o principal fundamento da teoria evolucionista, permitindo por análise anatômica ou por meio de indícios, a determinação de uma escala filogenética da evolução biológica, com base nas mudanças gradativas selecionadas e adaptadas juntamente a fatores catastróficos naturais.Porém para tal existência de um registro fossilífero, normalmente uma situação rara, são necessárias condições específicas que contribuam para a formação e preservação de um ou vários exemplares fósseis.Ambientes sedimentares são locais propícios para a ocorrência da fossilização. Quando um animal morre, pode ser sepultado pela deposição de areia, argila ou congelamento, impedindo ação de agentes decompositores.Conforme o pacote sedimentar vai sendo compactado, formando uma rocha sedimentar, o conteúdo orgânico é proporcionalmente substituído por substâncias mineralógicas assumindo a conformação estrutural do tipo fossilífero, podendo este ser: um molde, um contra molde, uma petrificação ou uma impressão.Assim, através dos fósseis foi possível compreender a evolução dos seres vivos, os mecanismos de adaptação e extinção dos organismos, reconstituição dos ambientes e climas do passado e também a história geológica da terra a partir da datação dos extratos rochosos.


fóssil que mantém relação evolutiva entre répteis e aves.

Como se pode notar, tanto os organismos que vivem hoje em nosso planeta quanto os que já viveram apresentam adaptações aos seus respectivos ambientes. Dizemos que eles estão adaptados ao meio, e essa adaptação é fruto do processo evolutivo por seleção natural.

A Terra é um planeta em constante modificação. Assim ao longo da historia da vida no planeta, os seres vivos também sofreram mudanças, tal qual o ambiente em que viveram. Como o planeta não parou de se alterar, as espécies que hoje o habitam continuam evoluindo constantemente. No entanto, não se pode prever o resultado dessas modificações. Não há como sabermos como serão as espécies que se formarão a partir das atuais.

Agora chegou a hora de utilizar o jogo confeccionado na semana anterior.

O jogo da seleção natural, página 40 e 41.

Depois de brincar, responda a questão Interprete os resultados no final da página 41.

Caso tenha interresse em ampliar seus conhecimentos sobre o assunto, realise o jogo que se encontra em https://www.cienciaemtela.nutes.ufrj.br/artigos/0602sa01.pdf .