Ciências - Professora: Shirlei

27/02/2021

E.M.E.F DARCY RIBEIRO

DISCIPLINA: CIÊNCIAS     PROFESSORA: SHIRLEI GOMES SIMÕES   TURMA: 6º A  CONTEÚDO: Covid-19 e vacina                 Data: 01 a 12 de março de 2021              ATIVIDADE: 1

Sejam bem-vindos, queridos alunos!

Chegou a hora de dar início a mais um ano letivo. Estudaremos no modelo de ensino híbrido. As turmas serão divididas em dois grupos (azul e amarelo), que se revezará semanalmente entre o ensino presencial e o ensino a distância. Desta forma, 01 a 04 de março, o grupo azul comparecerá à escola para aula presencial, e o grupo amarelo permanece em casa realizando as atividades do blog. Na semana seguinte, 08 a 11 de março os grupos invertem. Será a vez do grupo amarelo estudar presencialmente e o grupo azul estudar em casa... Que este seja um ano produtivo e muito positivo para todos. Agora recomeçamos a trilhar o caminho que tem como objetivo o sucesso de cada um de vocês. Sintam-se abraçados. 

ATENÇÃO!

Ensino presencial:

É obrigatório o uso de máscara nas dependências da escola;

Evite aglomerações;

Fique em casa se não se sentir bem;

Evite tocar nos olhos, nariz e boca;

Higienize frequentemente as mãos;

Não compartilhe lanches ou material escolar;

Leve a sua garrafa para água.

COVID-19 é uma doença nova que teve seu primeiro caso registrado na China, no final do ano de 2019. Essa doença tornou-se uma pandemia em 2020, sendo observada em vários locais do mundo e provocando milhares de mortes. A COVID-19 é causada por um vírus da família dos coronavírus, o SARS-CoV-2. Esse vírus desencadeia sintomas, como febre, tosse e dificuldade respiratória, embora muitas pessoas apresentem a doença de forma assintomática. O mundo está passando por essa pandemia, e com ela estamos colocando em prática a nossa higiene diária, que também é uma forma de prevenção.

VACINA

A vacina é formada por antígenos semelhantes ou mesmo idênticos aos dos organismos que causam as doenças mas são inofensivas. Eles são capazes de estimular a produção de anticorpos específicos no organismo. A vacinação deve começar no nascimento e se prolonga por toda a vida.

Na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, existe um local chamando Cavalariça, que abrigava os cavalos utilizados pelo médico Oswaldo Cruz para a fabricação de soros contra a peste bubônica, no início do século XX. Na época, tanto, os soros quanto as vacinas eram produzidas somente fora do Brasil, e a fundação foi a pioneira em fabricá-lo aqui. A Cavalariça te, portanto, grande importância histórica para a Fiocruz e hoje é utilizada como um espaço de exposição ao público dentro da instituição. Em São Paulo, outro médico, Vital Brazil, também realizou estudos desse tipo, nas origens do atual Instituto Butantan.

Os procedimentos usados na época erma semelhantes aos que se utilizam até hoje para a produção de diferentes tipos de soro, como os usados em casos de mordidas de serpentes (soro antiofídicos) e picadas de aranhas venenosas produzidas no Instituto Butantan.

Os soros diferem das vacinas quanto ao tipo de imunização. As vacinas estimulam a produção de anticorpos pelo sistema imunização ativa, pois é o corpo que vai reagir produzir esses anticorpos. Os soros, por sua vez, já contêm os anticorpos contra a doença, sendo de efeito curativo, e não preventivo; neste caso, fala-se em imunização passiva, pois não é o corpo que vai produzir os anticorpos, ele os receberá prontos.

Agora copie as perguntas e responda no caderno de Ciências, com o apoio do texto as questões de 1 a 4:

Questão 1: Uma das orientações para evitar a contaminação do coronavírus é:

A - Lavar as mãos com frequência e use sabão e água ou álcool em gel.

B - Sair de casa diversas vezes e levar os idosos.

C - Aglomeração de pessoas.

D - Não manter distanciamento entre as pessoas.

Questão 2: A Campanha Nacional de Vacinação do Idoso, instituída pelo Ministério da Saúde do Brasil, vem-se revelando uma das mais abrangentes dirigidas à população dessa faixa etária. Além da vacina contra a gripe, os postos de saúde estão aplicando, também, a vacina contra pneumonia pneumocócica.

É correto afirmar que essas vacinas protegem porque:

A - são constituídas de moléculas recombinantes.

B - contêm anticorpos específicos.

C - induzem resposta imunológica.

D - impedem mutações dos patógenos.

Questão 3: A transmissão do COVID-19 ou Coronavírus NÃO ocorre através de:

A - Contato com gotículas de saliva, espirro, tosse ou catarro de pessoas infectadas.

B - Secreções que podem ser repassadas por toque ou aperto de mão quando a pessoa infectada não lava as mãos.

C - Ingestão de carne crua ou mal cozida.

D - Contato com objetos ou superfícies contaminadas pela pessoa infectada, seguido de contato com boca, nariz ou olhos.

Questão 4: Sabemos que as vacinas são capazes de estimular a produção de anticorpos pelo corpo, protegendo-nos, portanto, de doenças. Graças a essa capacidade, dizemos que as vacinas garantem nos:

A - uma imunização passiva.

B - uma imunização imediata.

C - uma imunização prolongada.

D - uma imunização ativa.