Educação Física - 6º anos - Profs. Bruno Santana e Perla Paz - (02/08 a 13/08)

04/08/2021

Olá queridos alunos. Esperamos que vocês estejam trabalhando firme nas atividades que estamos encaminhado a vocês através do Blog. Forte abraço virtual a todos.

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 02/08 A 13/08

Lutas nas olímpiadas

História

Lutar é uma das atividades esportivas mais antigas. Muito antes de ser considerada como um esporte, a luta tinha o conceito básico de defesa e de ataque, no sentido de demonstrar superioridade em um confronto. Há registros de lutas em praticamente todas as eras da humanidade, passando por babilônicos, egípcios, japoneses, chineses, gregos e romanos, desde milhares de anos antes de Cristo até hoje.

Sendo praticada por tanto tempo e em tantos lugares, obviamente há os mais diversos tipos de luta espalhados pelo mundo, sendo difícil determinar exatamente uma origem. Mas os grandes responsáveis pela introdução da modalidade no mundo esportivo foram os gregos. A luta começou a ser disputada nos Jogos da Grécia Antiga no século 7 a.C.. Ao longo dos anos e das edições das Olimpíadas, a modalidade foi evoluindo e ganhando particularidades.

CINCO ESPORTES DOS JOGOS OLÍMPICOS PARA QUEM É FÃ DE LUTA

Boxe
O boxe ou pugilismo é um esporte de combate, no qual os lutadores usam apenas os punhos, tanto para a defesa, quanto para o ataque. A palavra deriva do inglês box, ou pugilismo (bater com os punhos), expressão utilizada na Inglaterra entre 1000 e 1850. Ao contrário do que muitos dizem o boxe não surgiu na Grécia Antiga, mas sim na Mesopotâmia, mais precisamente na Suméria.

A nobre arte faz parte do calendário olímpico desde St. Louis-1904 e é um dos grandes atrativos dos Jogos - Muhammad Ali, George Foreman e Sugar Ray Leonard são apenas alguns dos grandes nomes da modalidade com participações olímpicas. No Rio de Janeiro, as disputas acontecerão a partir de 6 de agosto e vão até 21, último dia de competições. Os cubanos, como sempre, chegam como favoritos, mas alguns brasileiros podem surpreender, como Robson Conceição e Robenilson de Jesus. Nas disputas femininas, olho na brasileira Adriana Araújo, que tenta sua segunda medalha olímpica.

Esgrima
A esgrima é dos poucos esportes presentes no calendário olímpico da era moderna desde sua primeira edição, em Atenas-1896. A modalidade pode ser praticada com três armas diferentes: sabre, florete ou espada, cada uma delas com regras específicas. Se você ainda não conhece o esporte, vai se surpreender pela velocidade dos movimentos - as disputas por medalhas acontecem entre os dias 6 e 14 de agosto. Fique de olho nos atletas húngaros, franceses e italianos, três das maiores forças da esgrima olímpica.

Judô
Esporte de agarre, onde os oponentes buscam quedas ou imobilizações. Os atletas precisam seguir a cartilha de regras para não cometerem as penalidades. O Brasil possui muita tradição nesse esporte olímpico. Uma coisa é certa: em cada um dos sete dias de competições do judô (6 a 12 de agosto), há esperança de medalhas para o Brasil. Desde Los Angeles-84 o esporte leva o país ao pódio e, neste ano, com uma das seleções mais fortes de todos os tempos, a rotina deve seguir. Além dos brasileiros, vale a pena ficar de olho nos sempre fortes japoneses e no francês Teddy Riner, uma das principais estrelas dos Jogos e que busca sua terceira medalha olímpica.

Luta Olímpica

Assim como a esgrima, a Luta Olímpica é dos esportes mais antigos dos Jogos, tendo marcado presença já em Atenas-1896. Serão duas as modalidades no Rio de Janeiro: estilo livre, com lutas tanto para mulheres quanto para homens, e a greco-romana, em que apenas categorias masculinas são disputadas. A diferença principal entre elas é que, na greco-romana, os atletas só podem usar o tronco e os braços para defender e atacar, enquanto no estilo livre pode ser usado todo o corpo. As competições vão do dia 13 ao dia 21 de agosto.

Taekwondo
De todos os esportes de combate, o Taekwondo é o caçula no calendário olímpico: fez sua estreia nos Jogos de Sydney-2000. Mas sua história vem bem antes disso: dizem que as técnicas da modalidade surgiram de dinastias coreanas há mais de três mil anos. É a Coreia do Sul também quem domina as medalhas olímpicas desde 2000. Será possível ver se os asiáticos manterão o domínio a partir do dia 17 de agosto.

Questionário de Educação Física

01- Qual modalidade de luta é a mais nova no calendário Olímpico?

02- Que modalidade junto com a esgrima é considerada a mais antiga no calendário Olímpico?

03- Qual modalidade prioriza as quedas e imobilizações?

04- Qual modalidade possui 3 diferentes armas?

05- Os lutadores de boxe podem utilizar qual parte do corpo para golpear o oponente?

Assista o vídeo abaixo que retrata a trajetória das modalidades de lutas que fazem parte do quadro Olímpico.