Educação Física - 6 º anos A, B,C,D - Profª. Perla Paz e Profº Bruno Santana - Esporte, Precisão e Invasão. 20\05\2021 a 06\06\2021

20/05/2021

Correção das atividades anteriores sobre: Futebol de Campo 

1 - Duas Equipes. 

2 - 11 Jogadores. 

3 - 2 Tempos. 

4 - 45 Minutos. 

5 - 396 a 453 g e 68 a 71 cm. 

6 - Condução, Passe, Chute, Drible ou Finta, Recepção, Cabeceio. 

7 - Pelé. 

8 - Tite 

9 - Linha de meio do campo. 

10 - 2 árbitros que apitam.

Tênis de Mesa 

Velocidade, agilidade, preparo físico, decisão precisa, controle da força, orientação espacial e muito mais. Essas são algumas das habilidades necessárias a um bom jogador de tênis de mesa. 

É hipnotizante assistir a um jogo de tênis de mesa profissional, em que a bola alcança tanta velocidade que quase desaparece aos olhos humanos! 

História 

Esse esporte teve sua origem ligada a outra atividade, no caso o tênis de campo. A prática do tênis de mesa é prazerosa e ainda proporciona o desenvolvimento de inúmeras capacidades físicas e cognitivas. 

Essa modalidade esportiva surgiu na Inglaterra, no século XIX, com o nome de pingue-pongue (em razão do som que a bola produzia quando estava em contato com a raquete e a mesa). Foi criada por estudantes universitários como um jogo recreativo, em que os materiais do dia a dia substituíam os equipamentos usados nos dias atuais. Livros ocupavam o lugar da rede, dividindo a mesa; caixas de madeira eram usadas como raquetes, e não havia pontuação estabelecida. 

Somente após a Segunda Guerra, fundou-se uma associação responsável por estabelecer regras, oficializar a prática e incentivar a produção e a venda de equipamentos apropriados a esse esporte.

Ao Brasil, esse esporte chegou na primeira década do século XX, trazido por turistas ingleses. 

Em 1912, foi disputado o primeiro campeonato, na cidade de São Paulo.  Até então, o tênis de mesa era praticado somente em casas particulares e em clubes. 

Um dos nomes de maior relevância no tênis de mesa brasileiro é o do atleta Hugo Hoyama (1969). Ele coleciona várias conquistas, tanto em campeonatos nacionais como internacionais. 

Equipamentos 

Mesa 

Atualmente, esse esporte é praticado em uma mesa com 2,74 m de comprimento por 1,52 m de largura. Esse equipamento deve ficar a uma altura de 76 cm do solo e, no meio dele, é fixada uma rede com 1,83 m de comprimento e 15,25 cm de altura. 

A bola 

É necessário que esse equipamento seja confeccionado em celuloide, ou plástico similar, na cor branca ou laranja (fosca). Deve pesar 2,7 g e medir 4 cm de diâmetro. 

Raquetes 

Podem ser de qualquer tamanho, forma ou peso, mas devem ter 85% de madeira natural em sua constituição, considerando-se sua espessura. O lado que entra em contato com a bola deve ser coberto por borracha, e não é permitido o uso da outra face da raquete para sacá-la ou rebatê-la. Esse equipamento deve ser produzido em duas cores diferentes, vermelho-vivo e preto, uma de cada lado.

Regras do jogo 

As partidas oficiais são constituídas de sets de 11 pontos. Quando há empate em dez pontos, é necessário que haja dois pontos de vantagem sobre o adversário para se vencer a partida. 

Set é cada segmento em que se divide uma partida. 

Os campeonatos de tênis de mesa podem ser disputados individualmente ou em duplas. 

Nos torneios nacionais, as partidas são realizadas considerando-se o melhor de cinco sets; nos internacionais, o melhor de sete sets. A cada set, os jogadores devem trocar de lado. O jogo inicia-se pelo vencedor do sorteio, realizado para tal fim. 

Um ponto é marcado quando: 

 o jogador toca na bola duas vezes consecutivamente; 

 o jogador erra o saque ou o recebimento da bola; 

 a bola quica duas vezes consecutivas na mesma parte da mesa; 

 o jogador utiliza a parte não emborrachada da raquete para tocar na bola; 

 a mão livre do jogador encosta na mesa; 

 o jogador movimenta a mesa do jogo; 

 o jogador e/ou sua raquete tocam na rede ou em seus suportes. 

Durante as partidas, os jogadores devem usar roupas bem confortáveis. Dessa forma, ficou instituído que as camisas, os shorts e as saias, as meias e os tênis, à exceção das mangas e das golas das camisas, precisam diferenciar-se da cor da bola utilizada no jogo. 

 Portanto, se a bola utilizada for a branca, o vestuário, obrigatoriamente, salvo exceção, deverá ser de outras cores. Caso a bola seja de cor laranja, o procedimento tomado será o mesmo. 

Fundamentos: saque e recepção

Saque 

Para a execução de um bom saque, são necessários velocidade, efeito, altura e localização. Nesse momento, a bola deve ser lançada para cima, a 16 cm de altura no mínimo. 

De acordo com as regras, esse movimento é sempre executado de trás da linha de fundo, ou numa extensão imaginária desta. Cada jogador tem direito a dois saques, e a bola não pode "queimar" (relar) a rede. Inicia-se o jogo com a bola parada na palma da mão livre e aberta do sacador. 


À esquerda: Empunhadura no estilo clássico. À direita: Momento do saque com empunhadura estilo caneta.

Para os iniciantes no tênis de mesa, os elementos do saque (velocidade, efeito, altura e localização) devem ser aprendidos separadamente. No início, é necessário delimitar uma área e acertá-la, variando a distância (mais perto e mais longe). 

Posteriormente, em relação à altura, pôr uma corda acima da altura da rede. Por último, e mais difícil, colocar efeito na bola no momento do saque, ou seja, bater de um lado da bola, a fim de que ela passe para o campo adversário. 

Recepção 

 Recepção é o termo usado para designar o momento em que o jogador recebe a bola, após um saque do adversário. 

No momento do saque, a posição de espera é extremamente importante para que o jogador chegue à bola no menor tempo possível. Do sacador, são exigidas concentração, combinação de postura de pernas e braços e coordenação motora bem desenvolvida. 

Já o atleta que irá recepcionar a bola deverá estar atento à jogada, ter noção de efeito, velocidade, concentração, estar bem preparado física e psicologicamente etc. 

Atividades: 

Copie e responda as questões abaixo em seu caderno. 

1 - Quais são as habilidades necessária para um bom jogador de tênis de mesa? 

2 - Onde surgiu essa modalidade esportiva e em qual século? 

3 - Em que ano foi disputado o primeiro campeonato na cidade de são Paulo? 

4 - Quais são os equipamentos para um jogo de tênis de mesa? 

5 - Qual o nome do brasileiro que conquistou o campeonato nacional e internacionais e em que ano isto aconteceu?