EDUCAÇÃO FÍSICA - JOGO de DAMAS- 7º ANOS -  SEMANA DE 15 A 31 de MARÇO - PROF. ANTONIO JOSÉ

13/03/2021

Fala moçada...

Estas semanas falaremos sobre o Jogo de Damas , um jogo de tabuleiro antigo praticado há muito tempo e que até hoje faz a alegria de quem joga, sendo ótimo para raciocínio lógico e tomadas de decisões !!!

JOGO DE DAMA

A origem do jogo de dama

Há discussão sobre o local ou momento de origem do jogo de dama. A versão do jogo mais consagrada e na qual temos mais familiaridade surgiu na Europa, Europa Medieval, mas não é possível ser preciso quanto a local e data. Com a expansão dos países europeus mundo afora com o projeto de colonização e de ampliação de suas rotas comerciais, o jogo como o conhecemos acabou se popularizando.

Contudo, há quem entenda que a origem desse pequeno lazer data de local e época mais antiga, já que descende da versão usada no Egito antigo, há 2000 a.C.

Mas nas terras egípcias não era visto como um jogo, mas como um instrumento para se fazer adivinhações místicas.

Do Egito foi levado para a Grécia, o que contribuiu para o seu alcance em diferentes culturas, como os árabes. Nessa fase, foi ganhando as feições de jogo ao receber elementos do xadrez como a inclusão de tabuleiro e o retorno de uma peça ao se alcançar a casa da última linha da arena.

Os árabes o batizaram de Alquerque e contribuíram para difundir o jogo de dama com suas invasões a Espanha no início do século VIII.

Esses contatos com egípcios, gregos e europeus teve como consequência a popularização do jogo de dama pela Europa e depois para o restante do planeta.

O tabuleiro de dama No Brasil e em Portugal é mais conhecida a versão de 64 casas (8 por 8), mas a versão mais conhecida mundialmente é a que usa um tabuleiro de 100 casas (10 por 10).

Regras

O jogo de damas pratica-se entre dois jogadores, num tabuleiro quadrado, de 64 casas alternadamente claras e escuras, dispondo de 12 peças brancas e 12 pretas.

O objetivo é capturar ou imobilizar as peças do adversário. O jogador que conseguir capturar todas as peças do inimigo ganha a partida.

O tabuleiro deve ser colocado de modo que a casa angular à esquerda de cada parceiro seja escura.

No início da partida, as peças devem ser colocadas no tabuleiro sobre as casas escuras, da seguinte forma: nas três primeiras filas horizontais, as peças brancas; e, nas três últimas, as peças pretas.

A peça movimenta-se em diagonal, sobre as casas escuras, para a frente, e uma casa de cada vez.

A peça pode capturar a peça do adversário movendo-se para frente e permitindo também capturar a peça do adversário movendo-se para trás.

A peça que atingir a oitava casa adversária, parando ali, será promovida a "dama", peça de movimentos mais amplos que a simples peça. Assinala-se a dama sobrepondo, à pedra promovida, outra da mesma cor.

A dama pode mover-se para trás e para frente em diagonal uma casa de cada vez, diferente das outras peças, que movimentam-se apenas para frente em diagonal. A dama pode também tomar outra peça pela frente ou por trás em diagonal e lateral.

Quando na casa contígua a uma peça houver uma peça adversária, com uma casa imediata vaga, na mesma diagonal, a peça toma-la-á passando para a citada casa vaga. Assim, a peça toma para a frente e para trás, sendo este o único movimento retrógrado da peça. Se após a tomada de uma peça, a circunstância se repetir, a peça continuará a tomada no mesmo lance, chamando-se a este movimento tomada em cadeia.

Se, nas diagonais da casa de partida da dama, houver uma peça adversária cuja casa imediata esteja vaga, a dama toma-la-á passando para qualquer casa vaga após a peça tomada. A dama também toma em cadeia.

A tomada é obrigatória. A peça e a dama têm o mesmo valor para tomar ou ser tomada. Se, no mesmo lance, se apresentar mais de um modo de tomar, é obrigatório executar o lance que tome o maior número de peças (lei da maioria).

A peça que toma poderá passar mais que uma vez pela mesma casa vazia, porém não poderá tomar qualquer peça mais de uma vez. Não será promovida a peça que, numa tomada em cadeia, apenas passe pela oitava casa adversária. As peças tomadas só deverão ser retiradas do tabuleiro depois de completo o lance.

As brancas têm sempre a saída, isto é, o primeiro lance da partida. Determina-se por sorteio ou convenção, para a primeira partida; nas seguintes, as brancas cabem alternadamente aos dois parceiros.

O lance é executado quando se leva diretamente à nova casa a peça tocada; a peça deve ser imediatamente solta.

O lance está completo quando a mão do jogador tiver largado a peça, ao movê-la de uma casa para outra.

Se o jogador, a quem cabe efectuar o lance, tocar:

  • uma de suas peças, deverá jogá-la; e,
  • várias de suas peças, o adversário terá o direito de designar qual a peça, dentre as tocadas, que deverá ser jogada.

Nota: se nenhuma dessas peças puder ser jogada legalmente, não haverá penalidade, entretanto, a reincidência é passível de punição.

A partida termina empatada quando:

  • os dois parceiros concordarem com o empate;
  • a partir de qualquer ponto da partida, ocorrer 20 lances sucessivos de Damas, sem tomada ou deslocamento de pedra;
  • uma mesma posição se produzir pela terceira vez, cabendo ao mesmo jogador o lance, deverá o interessado reclamar o empate, antes que a posição se modifique (esta regra só vale se a partida estiver sendo anotada em uma planilha); e,
  • na luta de três damas contra uma, o lado maior não conseguir obter vitória em vinte lances.

O jogo de damas, difundido que foi por todo o mundo, acabou por receber alterações, dependendo da região em que é jogado. Também foram feitas modificações nas regras, visando dinamizar o jogo. A seguir, algumas variantes do jogo.

No Brasil

Dama com captura: Se em sua diagonal houver uma outra peça, sendo essa da cor adversária, a captura só pode ser efetuada se houver uma ou mais casas vazias após a peça adversária, a captura é obrigatória. A dama não é obrigada a ficar uma casa após a peça capturada. Também é muito conhecido no mundo inteiro, está entre os jogos mais populares como: o xadrez, a dama e o dominó

Bibliografia: pt.Wikipédia.org/wiki/Damas

QUESTIONÁRIO:

1 - Com quantas peças cada jogador começa o jogo de damas ?

2 - Em que direção as peças se movimentam sem captura ?

3 - A captura de peças pode ser só para frente ?

4 - Quando os peões(peças iniciais) se transformam em damas ?