EDUCAÇÃO FÍSICA - JOGO DE XADRÊZ - CONTEÚDOS: ORIGEM, LENDA, TABULEIRO, PEÇAS E REGRAS BÁSICAS PARA INICIANTES - 7º ANOS -  SEMANA DE 01 A 15 de ABRIL - PROF. ANTONIO JOSÉ

23/03/2021


Jogo de Xadrêz

Fala moçada..., todos bem?

Estas semanas falaremos sobre o Jogo de Xadrêz. Este jogo antigo que no início era usado como estratégia militar da época e hoje em dia esse jogo além da inteligência estimula a concentração, percepção, astúcia e técnica.

Origem e surgimento

O jogo se originou na Índia do século VI, sendo chamado de Shaturanga, que significa "os quatro componentes de um exército" em Sanscrito. Assim, nele estavam representados a infantaria, cavalaria e o povo (peões, cavalos e rainha), bem como as carroças e os elefantes. Posteriormente, com as rotas comerciais, o jogo foi levado à China e Pérsia, onde recebeu o nome de xadrez, decorrente da palavra persa shah (rei).



Tabuleiro de Shaturanga

      Tabuleiro de shaturanga


Da Pérsia, o xadrez migrou para o norte africano, Espanha e Portugal, difundindo-se pela Europa no período entre os séculos VIII e XV. Nesse percurso, incorporou elementos tipicamente medievais, como as figuras das torres dos castelos e dos bispos, que substituíram as carroças e os elefantes, respectivamente. Além disso, desse processo decorre a formulação das regras que configuram e organizam o jogo em seu formato atual.


A lenda do xadrez


A lenda do xadrez diz respeito a um rei indiano que foi presenteado com o jogo por um brâmane. Assim, como forma de agradecimento, o rei exige que o brâmane peça uma retribuição. Frente à exigência, portanto, ele pede que o rei lhe conceda grãos de trigo exponencialmente multiplicados para cada uma das 64 casas do tabuleiro.

Diante disso, o rei teria que dar ao brâmane 18.446.744.073.709.551.615 grãos de trigo. Entretanto, o rei percebeu que não seria capaz de cumprir a promessa de lhe dar essa quantia, e o brâmane perdoou sua dívida. Com isso, o rei foi presenteado com o jogo e também com a prudência de não prometer coisas que não pudesse cumprir.


https://youtu.be/MZJ_2weYsXU

Link acima para assistir: A lenda sobre a origem do Jogo de Xadrêz, muito legal...



Tabuleiro de Xadrêz


  • O tabuleiro de xadrez é composto por 64 quadrados (casas), sendo cada um desses organizados em cores alternadas (preto e branco) e identificados por sua posição em colunas alfabéticas e fileiras numéricas (de A a H e de 1 a 8).
  • O jogo é iniciado pelo jogador com as peças brancas e o tabuleiro deve ser posicionado de modo que cada jogador tenha uma casa preta em seu canto inferior esquerdo.
  • As peças são compostas por 8 peões, 2 torres, 2 bispos, 2 cavalos 1 rei e 1 rainha, sendo que cada uma dessas possui recursos de movimentação específicos.


Peças e suas Movimentações

Da esquerda para a direita:

  • Peão: Anda de 01 em 01 casa para frente,exceto na primeira jogada de cada um, pode andar até 02 casas. Captura peça adversária em diagonal par frente(única peça que não pode andar e capturar para trás.

  • Cavalo: Anda 03 casas para frente e para trás em formato de "L". Só captura a peça adversária, se esta estiver na última casa(casa 3).

  • Torre: Anda quantas casas estiverem livre no formato de cruz(frente,atrás e lado). Captura as peças adversárias no mesmo sentido que anda.

  • Bispo: Anda quantas casas estiverem livre em diagonal(frente,atrás). Captura as peças adversárias no mesmo sentido que anda.

  • Rainha: Anda quantas casas estiverem livre em vertical, horizontal e diagonal(frente,atrás). Captura as peças adversárias no mesmo sentido que anda. É a peça mais valiosa porque anda em todos os sentidos.

  • Rei: Anda de uma em uma casa em vertical, horizontal e diagonal(frente,atrás). Captura as peças adversárias no mesmo sentido que anda. É a peça que mais precisa ser protegida, pois se capturada acaba o jogo(Xeque-Mate).



Objetivo do jogo de Xadrêz

  • O objetivo do jogo é aplicar um xeque-mate no rei do jogador oponente e, ao mesmo tempo, não permitir que ele aplique um xeque-mate no seu rei.
  • O xeque-mate diz respeito a uma situação em que a peça do rei não pode ser movida para nenhuma posição do tabuleiro e/ou não está protegida por nenhuma de suas peças.

Bibliografia: todoestudo.com.br/históriadoxadrêz


Para casa:

QUESTIONÁRIO

1 - Em que País se originou o Jogo de Xadrêz, em que século e qual o nome do jogo inicialmente ?

2 - Quantas casas compõem um tabuleiro de Xadrêz ?

3 - Qual jogador(a) começa o jogo, os da cor clara ou escura ?

4 - Com quantas peças cada jogador(a) inicia o jogo ?

5 - Qual o objetivo do jogo de Xadrêz ?