Educação Física - Prof. Bruno Santana - 01/10 a 31/10

08/10/2021

Atividade de Educação Física para o Blog

Jogo de Bets

O bete-ombro, também conhecido como taco, bets e tacobol é um jogo de rua que descende do "cricket" britânico. O objetivo principal do jogo é rebater a bola lançada pelo jogador adversário, sendo que durante o tempo em que o adversário corre atrás da bola, a dupla que rebateu deve cruzar os betes, também chamados de taco ou remos, no centro do campo, fazendo assim dois pontos cada vez que cruzam os tacos.

Existem várias versões sobre a origem do taco. Uma é que o jogo foi criado por jangadeiros no Brasil durante o século XVIII; outra é que ele era praticado por ingleses da Companhia das Índias Ocidentais, que jogavam taco nos porões do navio durante a viagem de travessia dos oceanos. O nome "bets" seria uma homenagem à rainha Elizabeth I. Para essa tradição, o jogo é descendente do "cricket" britânico. Há de se notar as semelhanças entre os jogos. Os dois, cricket e betes são jogados entre duas bases, onde as os jogadores estão a salvo quando em base, protegendo-as. Pontos são marcados da mesma maneira, quando os jogadores alternam-se entre as bases. Uma possível origem do nome betes seria quando a expressão "at bat", ou seja, no bastão (pronto para rebater). Para "bente-altas", como é chamada em partes de Minas Gerais, a expressão seria derivado de "bat's out", ou seja, o do taco está eliminado, quando há a troca de duplas. Em Belém do Pará o jogo é conhecido também como "castelo", "casinha" ou "tacobol".

Foi utilizado Sistema Todos Contra Todos de competições esportivas, designa todo tipo de torneio em que cada um dos competidores enfrenta todos os demais. Ao final, aquele que obtiver mais pontos é o campeão.

No Brasil, este sistema é também conhecido como "sistema de pontos corridos", pelo fato de a contagem de pontos ser única do início ao final do campeonato (ao contrário de uma certa tradição brasileira de usar sistemas eliminatórios ou mistos, em que a contagem recomeça a cada nova fase do torneio).

Imagem ilustrativa do BETS

LINK DO VÍDEO SOBRE O BETS

Questionário

1- O que mais te chamou atenção nesse jogo?

2- Como seria na sua opinião as disputas de bets na escola?

3- Qual foi a maior curiosidade encontrada no texto sobre o Bets?

4- Quais são as estratégias que você pretende utilizar para jogar Bets com a sua turma?

5- Encaminhe fotos para o grupo de watshapp da sua turma com você e família disputando uma partida de Bets.