Educação Física - Prof. Bruno Santana - 06/07 a 31/07

05/07/2021

Olá meus queridos alunos. Espero que vocês estejam reproduzindo as brincadeiras e os jogos que o Prof. Bruno tem encaminhado a vocês através do Blog. Forte abraço virtual a todos.

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 06/07 A 31/07


HISTÓRIA DO BILBOQUÊ

O Bilboquê é um jogo muito antigo, encontrado em diferentes países, como Japão, México, Estados Unidos e França, com pequenas variações em sua forma. Até hoje ninguém descobriu quem o inventou nem quando ele apareceu. Pinturas de artistas europeus indicam que o brinquedo era jogado pelos reis e pelos nobres e, muito possivelmente, pelas pessoas comuns, nas ruas. Sabe-se que no fim do século 16, ele era conhecido e vendido na França. Segundo pesquisadores, bilboquê é uma palavra de origem francesa, e aparece em textos desde 1534.

De onde vem o bilboquê?

Existem muitas versões do bilboquê (também chamado de biloquê). O mais comum é composto por uma esfera de madeira ou forma semelhante - como um "sino" ou cilindro - com um orifício central, que é presa por uma corda a uma espécie de suporte - normalmente um pino de madeira. O objetivo é encaixar a bolinha movimentando apenas o suporte, sem soltá-lo da mão e sem usar a outra mão.

É possível identificar objetos similares ao bilboquê em pinturas de artistas europeus, principalmente em quadros que retratam a nobreza - o que pode indicar que era uma brincadeira comum tanto para as classes mais elevadas, como para as pessoas comuns. Democrático, não é?

Bilboquê é uma palavra de origem francesa derivada de "bille", que pode significar "pequeno bastão" ou "bolinha de gude" - uma alusão ao formato do brinquedo.

PARA FAZER EM CASA

Além de comprar, é possível ainda confeccionar em casa uma versão do brinquedo com material reciclável. Você vai precisar de garrafa pet e barbante. Confira como fazer nesse vídeo:

Link:

ATIVIDADE SOBRE O BILBOQUÊ

· Assista ao vídeo;

· Produza um BILBOQUÊ conforme o vídeo lhe ensinou;

· Improvise na produção;

· Divirta- se bastante com a sua família;

· Aproveite os melhores momentos em casa.