GEOGRAFIA - 6º ANO - VESPERTINO - PROFESSOR CAIQUE - ESTRUTURA INTERNA DO PLANETA - PERÍODO DE 07/06 À 20/06/2020.

07/06/2021

Correção das atividades anteriores sobre: Movimentos da Terra.

1. Explique o movimento de rotação da Terra.

Resposta: A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos).

2. Explique o que é o movimento aparente do sol.

Resposta: Graças à rotação, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece no outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol.

3. Explique o movimento de translação da Terra.

Resposta: A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar.

4. Pesquise no capítulo 4 do seu livro didático o que são os Solstícios e os Equinócios.

Equinócios: Momento em que os dias e as noites têm a mesma duração. Ocorre geralmente em 20 ou 21 de março e marca o início do outono no Hemisfério Sul e da primavera no Hemisfério Norte; e em 22 ou 23 de setembro, marcando o início da primavera no Hemisfério Sul e do outono no Hemisfério Norte.

Solstícios: Momento em que há a maio diferença de duração entre o dia e a noite. Ocorre em 20 ou 21 de junho e marca o início do inverno no Hemisfério Sul e o verão no Hemisfério Norte; e de 21 a 23 de dezembro, marcando o início do verão no Hemisfério Sul e do inverno no Hemisfério Norte. 

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 07/06 A 20/06

AS ZONAS TÉRMICAS DA TERRA

Por causa da inclinação do eixo terrestre e da forma arredondada do planeta, a luz e o calor do Sol não chegam com a mesma intensidade a todos os locais da Terra.  

As diferenças de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do Sol estão entre os fatores que possibilitam dividi-las em zonas térmicas, utilizando os principais paralelos. Essas divisões nos ajudam a compreender, por exemplo, os climas, as paisagens, e a ocupação humana sobre a superfície. 

  • A Zona Tropical é formada pelas áreas entre a linha do Equador e os trópicos; elas recebem grande quantidade de calor e são mais iluminadas.
  • Dos trópicos até os círculos polares estão as Zonas temperadas do Sul e do Norte.
  • Nas Zonas Polares, os raios solares atingem a superfície de maneira muito inclinada e, por essa razão, a quantidade de calor recebida é menor durante todo o ano. Há formação de calotas de gelo próximas aos polos Norte e Sul.

A ESTRUTURA INTERNA DO PLANETA TERRA

O interior da Terra ainda é pouco conhecido, por causa das dificuldades em alcançar suas camadas mais profundas.

As escavações e sondagens no interior do planeta chegaram a apenas 13 quilômetros de profundidade, enquanto o raio da Terra (distância entre o centro do planeta e a sua parte mais exterior) mede aproximadamente 6.400 quilômetros. Mesmo assim, há maneiras de obter dados e pesquisar sobre as camadas mais internas sem examinar diretamente esses locais.

Internamente, a Terra é formada por três camadas principais: a crosta terrestre, o manto e o núcleo.

A crosta terrestre é a camada externa, formada por rochas e minerais, também chamada de litosfera. Trata-se da camada mais fina e mais importante para os seres vivos, pois a vida se desenvolve sobre ela.

A crosta está dividida em duas partes, que têm espessuras diferentes: a crosta oceânica e a crosta continental. A crosta oceânica situa-se abaixo dos oceanos e mares. A crosta continental, mais espessa que a oceânica, fica acima do nível das águas, formando os continentes e as ilhas.

O manto é camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo, e divide-se em duas partes: manto superior e manto inferior, que apresentam temperaturas diferentes. O manto também é composto de rochas sólidas; porém, sob condições especiais, pode se tornar uma massa pastosa e extremamente quente, formando o magma.

O núcleo é o centro da Terra. Ele é composto principalmente de ferro e níquel e apresenta temperaturas muito elevadas: cerca de 6.000°C.

Atividades do livro pedagógico (sala de aula invertida)

Na próxima aula vamos explorar mais sobre as características de nosso planeta. Iremos iniciar nossos estudos sobre a deriva continental e as placas tectônicas.

Enquanto isso, vamos ler o texto CIDADES SUSTENTÁVEIS E OS DESASTRES NATURAIS, da página 70 e 71 do Capítulo 5. Em seguida faremos os exercícios 1, 2 e 3 da página 71. Copiem apenas as perguntas no carderno e respondam. 

Recurso pedagógico

Seguem dois pequenos vídeos com explicações a respeito do conteúdo:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=7EbwjUT2iG0

Link: https://www.youtube.com/watch?v=YoF-dYg7sVQ

Agora é sua vez, vamos praticar o que aprendemos.

Exercícios

1. De acordo com a leitura dos textos, quais são as Zonas Térmicas do planeta Terra?

a) Zona Tropical, Nuclear e Periférica.

b) Zona Tropical, Equatorial e Marinha.

c) Zona Norte, Zona Sul e Zona Oeste.

d) Zona Tropical, Zonas Temperadas e Zonas Polares.

2. De acordo com a leitura do texto, marque V de verdadeiro e F de falso.

(   ) As diferenças de intensidade de luz e calor que a Terra recebe do Sol estão entre os fatores que possibilitam dividi-las em zonas térmicas.

(   ) As diferentes zonas térmicas da Terra recebem a mesma quantidade de calor.

(   ) As divisões da Terra em Zonas Térmicas nos ajudam a compreender, por exemplo, os climas, as paisagens e a ocupação humana sobre a superfície.

(   ) Todas as respostas estão corretas.     

3. Cite as três principais camadas internas do planeta Terra.

_________________________________________________________________________________________

4. Complete as frases com uma das três principais camadas internas do planeta Terra.

A) ________________ é a camada externa, formada por rochas e minerais, também chamada de litosfera.

B) _______________ é a camada intermediária, situada entre a crosta e o núcleo, e divide-se em duas partes:_________ superior e _________ inferior.

C) ________ é o centro da Terra.

Te aguardo...até breve!!