GEOGRAFIA - 6º ANO - VESPERTINO - PROFESSOR CAIQUE - OS MOVIMENTOS DA TERRA - PERÍODO DE 20/05 À 06/06/2020.

20/05/2021

Correção das atividades anteriores sobre: Latitude, Longitude e Coordenadas Geográficas.

1. Leitura do mapa:

Respostas:

Ponto B: 20° de latitude norte e 30° de longitude leste

Ponto C: 40° de latitude norte e 60° de longitude leste

Ponto D: 60° de latitude sul e 150° de longitude leste

Ponto E: 40° de latitude norte e 90° de longitude oeste

Ponto F: 20° de latitude norte e 120° de longitude oeste

Ponto G: 40° de latitude sul e 90° de longitude leste

2. Explique o que é a latitude.

Resposta: A latitudeé a distância em graus de qualquer ponto da superfície terrestre em relação à linha do Equador. Todos os pontos que estão sobre o mesmo paralelo têm a mesma latitude.

3. Explique o que é a longitude.

Resposta: A longitude é a distância em graus de qualquer ponto na superfície terrestre em relação ao meridiano de Greenwich. Todos os pontos situados sobre o mesmo meridiano têm a mesma longitude.

4. Complete as frases:

A) As latitudes variam entre , na linha do Equador, e 90°, ao norte ou sul desse paralelo.

B) As longitudes variam entre , no meridiano de Greenwich, e 180°, para leste ou oeste dele.

CONTEÚDO DO PERÍODO DE 20/05 A 06/06

CARACTERÍSTICAS GERAIS DO PLANETA TERRA

A Terra está localizada no Sistema Solar, entre os planetas Vênus e Marte: é o terceiro planeta mais próximo do Sol e o quinto maior desse sistema.

O avanço da ciência permitiu compreender que a Terra é um corpo de formato similar ao esférico, e não uma superfície plana, como se acreditou por muito tempo. Geoide é o nome utilizado para descrever esse formato arredondado, irregular e ligeiramente achatado nos polos, que foi evidenciado, principalmente, pela análise de dados obtidos por meio de satélites artificiais.

Na superfície terrestre estão os elementos que garantem a existência da vida, como a água, gases, rochas e minerais. Essa superfície é irregular: existem locais planos e elevados, áreas em regiões mais baixas, montanhas, vales e outras formas.

A superfície do planeta está em constante transformação pela ação da natureza e também pela ação humana.

A localização do planeta Terra no Sistema Solar favorece a existência e o desenvolvimento de diferentes formas de vida. É o único planeta conhecido com essa característica. Representação artística para fins didáticos, sem escala.

OS MOVIMENTOS DA TERRA

A rotação e a translação são os movimentos mais importantes do planeta. Eles influenciam diretamente o dia e a noite, o clima e as paisagens de cada local.

  • A ROTAÇÃO

A rotação é o movimento que a Terra realiza em torno do seu eixo, ou seja, em torno de si mesma. Esse movimento ocorre de oeste para leste e dura cerca de 24 horas (ou, mais precisamente, 23 horas, 56 minutos e 4 segundos).

Graças à rotação, o Sol aparece de um lado (aproximadamente no leste) e desaparece no outro (aproximadamente no oeste). Para um observador fixo, parece que ele está se movimentando, quando na verdade é a Terra que se move. Esse fenômeno é chamado de movimento aparente do Sol. Ao longo do dia, o Sol é percebido em posições diferentes com o passar das horas. Observe os horários das fotografias desta página, obtidas de um mesmo local, para perceber esse movimento.

O eixo terrestre corresponde à linha reta imaginária que passa pelo centro da Terra e une os polos Norte e Sul. Esse eixo é inclinado em relação ao plano de órbita da Terra ao redor do Sol. Representação sem escala.

  • A TRANSLAÇÃO

A translação é o movimento que a Terra realiza em torno do Sol. Esse movimento completo dura 365 dias, 5 horas, 48 minutos e 47 segundos, o que, como unidade de medida de tempo, é chamado de ano solar.Para facilitar, o nosso calendário arredonda o ano para 365 dias, e a cada quatro anos é acrescentado um dia ao mês de fevereiro (chamado de ano bissexto).

A distribuição desigual de luz e calor do Sol nos dois hemisférios (Norte e Sul) ao longo de um ano resulta nas quatro estações do ano (primavera, verão, outono e inverno), que tem início nos equinócios e solstícios. Essa variação se deve principalmente à inclinação do eixo terrestre associada ao movimento de translação.

Observe na ilustração abaixo que, quando é verão no Hemisfério Norte, é inverno no Hemisfério Sul. O Hemisfério Norte é o mais iluminado e aquecido entre junho e setembro. A partir de então, começam o outono no Hemisfério Norte e a primavera no Hemisfério Sul. Em 21, 22 e 23 de dezembro começam o verão no Hemisfério Sul e o inverno no Hemisfério Norte.

Como a maior parte do Brasil está no Hemisfério Sul, o verão no país começa em dezembro, e o inverno, em junho.

Atividades do livro pedagógico (sala de aula invertida)

Na próxima aula vamos explorar mais sobre as características de nosso planeta. Iremos aprofundar nossos conhecimentos sobre a estrutura interna da Terra e os fenômenos a ela associados, como terremoto, vulcanismo e o tectonismo.

Então para adiantar nosso estudo leia o Capítulo 5 (páginas 59 a 68) do livro didático e faça os exercícios 1, 2, 3, 4, 5 e 6 da página 69.

Recurso pedagógico

Segue um pequeno vídeo com a explicação do conteúdo:

Link: https://www.youtube.com/watch?v=TXY10meRyYY

Título: Movimento de Rotação e Translação - Geografia prof. Caique

Agora é sua vez, vamos praticar o que aprendemos.

1. Explique o movimento de rotação da Terra.


2. Explique o que é o movimento aparente do sol.

3. Explique o movimento de translação da Terra.

4. Pesquise no capítulo 4 do seu livro didático o que são os Solstícios e os Equinócios.

Te aguardo...até breve!!!