Geografia - 6º anos - As Esferas da Terra - Setembro - Prof. Ariane

13/08/2021

Sistema Terrestre - O sistema terrestre refere-se ao funcionamento do ambiente natural do planeta Terra, bem como aos diferentes elementos ou subsistemas que compõem a sua estrutura. O sistema terrestre é composto por quatro subsistemas que estruturam o funcionamento da Terra - Litosfera, Biosfera, Atmosfera e Hidrosfera.

Link youtube: Esferas Terrestres - https://www.youtube.com/watch?v=MTb4ARRpbWw

ATIVIDADE LIVRO ARARIBÁ MAIS GEOGRAFIA

ATIVIDADES  - AS ESFERAS DA TERRA

LER PÁGINAS  74, 75, 76, 78, 79  - EXERCICIOS PAG 82 LER E RESPONDER NUMEROS 1,2,3.

O sistema terrestre é o conjunto de elementos que garante o funcionamento dos componentes do planeta Terra em sua superfície, bem como as suas recorrentes transformações ao longo do tempo. Compreender o sistema terrestre é, portanto, estabelecer as bases para a compreensão da Terra de um modo geral, de forma a entender os seus ciclos e processos naturais.

Basicamente, o sistema terrestre é constituído a partir do relacionamento entre as formas de relevo e suas influências endógenas (internas) e exógenas (externas), a dinâmica climática e dinâmica cíclica da água. Portanto, podemos entender o sistema terrestre como a relação entre os diferentes componentes da litosfera, atmosfera e hidrosfera, com a consequente formação da biosfera.

Por litosfera entende-se a estrutura física e sólida do planeta. Isso envolve, portanto, as rochas, as formas de relevo e as dinâmicas relacionadas aos seus processos de atuação e transformação, tais como a estrutura interna do planeta e seus efeitos, a exemplo do movimento das placas tectônicas, os vulcanismos e os terremotos. Nesse sentido, embora a Geologia entenda a litosfera como a camada mais externa e sólida da Terra, no sistema terrestre ela envolve tanto essa estrutura como as dinâmicas que nela interferem.

Por atmosfera compreende-se a dinâmica climática e dos gases que envolvem a camada de ar da Terra. Portanto, o funcionamento dos climas e os fatores a ele relacionados, tais como as chuvas, a umidade, a pressão atmosférica, entre outros dispositivos, são itens incluídos nesse subsistema.

Por hidrosfera conceitua-se a estrutura de água que compõe o ambiente da Terra, elemento que está presente em 70% da superfície. No caso, não se fala somente em água líquida, mas também nos seus estados sólido e gasoso e nas dinâmicas a ela relacionadas. É importante compreender que a água atua tanto na transformação dos climas quanto na dinâmica do relevo, além de ser um item fundamental para a existência dos seres vivos.

Por biosfera compreende-se a inter-relação entre as três esferas acima apresentadas, formando o ambiente próprio para a manutenção da vida. Portanto, falar de biosfera é falar nas condições para o assentamento das vegetações e também dos animais, dos quais os seres humanos não se excluem, embora a humanidade seja a maior interventora entre os seres vivos sobre o meio natural em que habita.

1) Identifique as esferas da Terra: hidrosfera, atmosfera, litosfera e biosfera na imagem a seguir.

2) Litosfera, hidrosfera e atmosfera são ambientes do nosso planeta onde se desenvolve a vida (biosfera). As radiações ultravioletas provenientes do Sol não penetram totalmente na superfície da Terra porque a (­­­­­­­­­­­­___________________) age como um filtro.

3) Dos ambientes citados na questão (2), dois são de importância fundamental para a regulação da temperatura e da umidade no planeta, agindo como reguladores do clima.

São eles: ( a ) a hidrosfera e a atmosfera ( b ) a atmosfera e a biosfera

( c ) a hidrosfera e a litosfera ( d ) a atmosfera e a litosfera

4) Complete com Litosfera, hidrosfera e atmosfera:

Um garoto foi viajar de avião, então podemos dizer que ele passeou na ________________, depois ele mergulhou e pescou com os amigos na ____________________e por último ele fez uma trilha na _________________.

5) Quais os principais gases que compõe a atmosfera.

a) gás oxigênio e gás nitrogênio. c) gás carbônico e gás bório

b) gás oxigênio e gás carbônico d) gás lacrimogênio e gás natural

6) Explique por que é importante manter o equilíbrio entre as esferas da Terra. O que aconteceria se uma delas tivesse poluída , o ar, a agua ou o solo.

R:_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________