Geografia - 7º anos -Industrialização e Urbanização Brasileira - Setembro - Prof. Ariane

16/09/2021

Urbanização Brasileira

O processo de urbanização no Brasil tem início no século XX com o êxodo rural. Ou seja, o deslocamento de pessoas do campo para as cidades em busca de melhores condições de vida. Lembre-se que a urbanização é o aumento da população em zonas urbanas em detrimento das zonas rurais. O processo de industrialização dos centros urbanos foi fundamental para que a urbanização se expandisse cada vez mais no país.Com a expansão das indústrias e de maiores ofertas de trabalho, o aumento populacional foi significativo nos centros urbanos.

Link youtube: Industrialização e Urbanização Brasileira - https://www.youtube.com/watch?v=b8TlLqb07xs

ATIVIDADE LIVRO ARARIBÁ MAIS GEOGRAFIA

SEMANA 1 - INDUSTRIALIZAÇÃO E URBANIZAÇÃO BRASILEIRA.

LER PÁGINAS 94, 95, 96, 97 - EXERCICIOS PAG 104 LER E RESPONDER NUMEROS 1,2.

SEMANA 2 - URBANIZAÇÃO E PROBLEMAS SOCIAS.

LER PÁGINAS 99, 100,101,102 - EXERCICIOS PAGINA 104 NUMEROS 1,2,3,4,5,6 E 7.

Resumo

Até meados do século XX, grande parte da população brasileira vivia nos campos (zonas rurais). Com a expansão da Industrialização esses dados foram se modificando ao longo do tempo.

Assim, com a mecanização de máquinas, as quais já substituíam o homem do campo, o êxodo rural aumenta consideravelmente a partir de 1950.

Esse fator foi influenciado pelos governos de Getúlio Vargas e Juscelino Kubistchek com sua Política Desenvolvimentista e sua famosa frase "50 anos em 5".

Vale ressaltar que a urbanização foi muito notória no sudeste do país onde a infraestrutura apresentava melhores condições.

E, a partir de 1960 e a construção de Brasília no governo de JK que a região centro-oeste começa a apresentar sinais de urbanização.

Mapa mostra a taxa de urbanização no país (2010)

Atualmente, cerca de 80% da população brasileira vive nas zonas urbanas. No entanto, as possibilidades, a infraestrutura e os serviços diferem bastante de uma região para a outra.

A região sudeste, onde está localizada São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte (que concentram a maior parte das Indústrias no país), são as que mais têm crescido nas últimas décadas.

Por outro lado, as regiões norte e nordeste ainda sofrem com carências e aumento da violência nas grandes cidades.

Assim, o aumento acelerado da industrialização e, consequentemente da urbanização, não foi acompanhada por políticas públicas de melhorias e oportunidades para as pessoas.

Isso gerou uma forte desigualdade social e diversos problemas urbanos (desemprego, violência, favelização, poluição, etc.) que atualmente o Brasil vem enfrentando.

Anteriormente, as regiões norte e nordeste (as primeiras a serem colonizadas no pais) possuíam sinais de urbanização.

Porém, aos poucos, foram sendo enfraquecidas com o processo de êxodo rural dos habitantes que buscavam melhores qualidades de vida em outras partes do país.

Na década de 60, a construção de Brasília motivou diversos trabalhadores dessas regiões a migrarem para o centro-oeste.

Urbanização Brasileira - Atividades de fixação

01. "[...] Há algumas décadas, a pobreza no Brasil se concentrava no campo e em pequenas e médias cidades desprovidas de iniciativas empresarias. Atualmente, ela se concentra em grandes cidades, onde se acentuaram os contrastes sociais."

O texto apresenta uma das faces do processo de urbanização brasileiro.

Sobre esse processo, é correto afirmar que

a) promoveu a redução do comércio e dos serviços devido à absorção de mão-de-obra no setor industrial.

b) iniciou a partir de núcleos urbanos localizados nas áreas interioranas do país.

c) acentuou a elevação das taxas de natalidade ao favorecer a concentração de pessoas nas cidades.

d) decorreu da industrialização e modernização do campo que acelerou a migração rural-urbana.

2. Sobre o tema Urbanização, analise as afirmações a seguir coloque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Os fatores que funcionam como atrativos da urbanização, nos países subdesenvolvidos, estão ligados basicamente ao processo de industrialização.

( ) As cidades, nos países desenvolvidos, foram se estruturando para absorver os migrantes, havendo, então, melhorias na infraestrutura urbana e um aumento da geração de empregos.

( )Nas áreas metropolitanas de países subdesenvolvidos, muitos desempregados, para garantir a sobrevivência, refugiam-se no subemprego da economia informal.

3. A intensa e acelerada urbanização brasileira resultou em sérios problemas sociais urbanos, a seguir coloque V para verdadeiro e F para falso.

( ) Falta de infraestrutura.

( ) Aumento da violência.

( ) Acelerou o êxodo rural.

4. Nas grandes cidades brasileiras, a falta de moradia e o aumento do desemprego estão diretamente relacionados à existência de que tipos de habitação?

a) Favelas e condomínios.

b) Favelas e cortiços.

c) Mansões e vilas.

d) Vilas e bairros.

e) Lugarejos e condomínios.

5. (Unifal) Leia as afirmativas a seguir e com base nessas afirmativas sobre urbanização, coloque V para verdadeiro e F para falso.

( ) O êxodo rural é uma das causas da urbanização acelerada que acarreta, entre outros problemas, o aumento do desemprego e crescimento do setor informal das cidades nos países de industrialização tardia.

( ) O crescimento da taxa de urbanização implica uma acentuada melhoria nas condições de vida da população dos países subdesenvolvidos.

( ) O aumento das favelas, dos loteamentos clandestinos e da população sem-teto pode ser apontado como consequência do êxodo rural e da crescente urbanização.

( ) O processo de urbanização brasileira apoiou-se essencialmente, no êxodo rural, ou seja, na transferência de populações do meio rural para as cidades.

( ) A violência urbana nas metrópoles brasileiras está relacionada a uma série de fatores sociais e econômicos, como: o subemprego, o crescimento de favelas.

( ) O processo de urbanização da população brasileira é uniforme. Os estados do país apresentam uma urbanização de pouco contraste na distribuição da população rural e urbana.

( ) A recente transformação do Brasil em sociedade urbana deixa para trás as estruturas econômicas e os comportamentos reprodutivos típicos do meio rural.

( ) A hierarquização do espaço brasileiro do ponto de vista urbano, apresenta grande concentração de indústria e serviços na metrópole nacional, representada por São Paulo.

6. Com uma modernização industrial tardia, o espaço geográfico brasileiro conheceu profundas transformações ao longo dos últimos cem anos, sendo algumas delas a urbanização acelerada e a concentração espacial da população em metrópoles. Um dos efeitos dessas ocorrências foi:

a) a formação de núcleos urbanos avançados em todo o país.

b) a expansão e crescimento de áreas de preservação e áreas urbanizadas.

c) a diminuição dos problemas sociais no campo.

d) a proliferação de áreas periféricas e favelas em grandes cidades

7. As cidades da região Sudeste do Brasil foram as que mais receberam migrantes oriundos do campo (êxodo rural) e também de outras regiões do país (migrações regionais), fato que se deu de forma mais acentuada na década de 1970 e nos anos posteriores. Assim, o Sudeste consolidou-se como a região mais urbanizada do país. Tal ocorrência pode explicar-se:

a) pelas preferências culturais dos migrantes.

b) pela maior presença de indústrias e empregos.

c) pela maior receptividade da população local.

d) pelo processo de marcha para o litoral do país.

e) pela alto preço do solo nas demais regiões.