Geografia - 8º ano - Professora :Iris - Conteúdo: Aspectos físicos do Continente Americano.

20/05/2021

Oláa...... meus amorekos! Como estão todos? Espero que bem e se cuidando.

Segue mais atividades para vocês, qualquer dúvida já sabe, só entrar em contato comigo pelo watzap ou com o professor responsável pela sua turma

No último capítulo aprendemos sobre Aspectos Demográficos, agora vamos falar sobre Aspectos Físicos do Continente Americano.

Segue um link para o apoio: https://www.youtube.com/watch?v=RAtIlU4_Lvg

A América - que também costuma ser chamada de "Américas" quando tratada em seu todo - é um continente localizado nos hemisférios norte, sul e ocidental, situando-se entre os oceanos Pacífico e Antártico. A sua área de 42.459.000 km² torna-a o segundo maior continente do mundo, ficando atrás apenas da Ásia.

É o continente com maior extensão no sentido norte-sul, sendo o único a ocupar todas as faixas climáticas do planeta, uma vez que é cortado pela Linha do Equador e também pelos dois trópicos (Câncer e Capricórnio)

Aspectos populacionais da América

Com uma população de 953,6 milhões de pessoas (2012), o continente americano é o terceiro mais habitado, depois da Ásia e da África. Em virtude do

processo de colonização de seus territórios, há uma grande variedade étnica, envolvendo os inúmeros povos nativos que habitavam em tempos pré-colombianos, grupos indenitários europeus e as várias etnias africanas, advindas por meio do processo de escravidão colonial.

Divisões regionais da América

Em termos de divisão regional, há várias maneiras de classificar e agrupar os países americanos. As duas formas mais utilizadas obedecem à posição geográfica e às composições etnolinguísticas.

Na primeira divisão, esse continente é dividido em América do Norte, Central e do Sul. Isso porque, na verdade, ele é formado por duas grandes massas de terras unidas por um istmo (porção continental mais estreita). Essas massas continentais são as Américas do Norte e do Sul, enquanto a pequena porção de terras e ilhas compõem a América Central.

Na segunda divisão, há uma separação entre América Anglo-Saxônica e América Latina. Essa divisão, no entanto, não se circunscreve apenas em relação ao idioma e às etnias, pois, na América do Norte, há povos que falam idiomas derivados do latim, como o Francês e o Espanhol, enquanto na América Latina existem alguns países em que o inglês é uma das línguas oficiais adotadas. E isso sem falar nas centenas de idiomas de origem nativa, como o guarani, o amairá e muitos outros. O que se pode dizer com toda a certeza é que a América Anglo-Saxônica é composta por países desenvolvidos (Canadá e Estados Unidos) e a América Latina é composta por países subdesenvolvidos e emergentes (o México, toda a América Central e a América do Sul).

Colonização e ocupação territorial

Os primeiros povos a ocupar o continente americano chegaram a esse continente há mais de 15 mil anos. Estudos estimam que eles eram grupos advindos da Ásia, através da passagem pelo Estreito de Bering, que, nesses tempos, encontrava-se congelando, possibilitando a migração por terra.

Em 1492, iniciou-se a colonização europeia com a chegada de Cristóvão

Colombo. O nome "América", inclusive, é uma homenagem a Américo Vespúcio, o primeiro a descobrir que aquelas terras se tratavam, na verdade, de um novo lugar ainda desconhecido pela civilização ocidental.

Economia da América

Economicamente, a maior parte dos países americanos é considerada periférica ou em desenvolvimento, com exceção dos Estados Unidos e do Canadá, considerados como países centrais. Em todos eles, a agricultura é bastante difundida, tornando-se o principal foco de exportações na América Latina.

Os dois mais desenvolvidos são, obviamente, as nações mais industrializadas, apesar de países como Brasil, México e Argentina também apresentarem elevados níveis de produção fabril. No entanto, nesses últimos, as principais empresas são estrangeiras, ou seja, multinacionais advindas de países ricos e que se instalam nesses locais em busca de mão de obra barata e maiores concessões tributárias e ambientais.

Há dois blocos econômicos principais: o NAFTA (Tratado Norte-Americano de livre comércio), composto por EUA, Canadá e México; e o Mercosul (Mercado Comum do Sul), tendo como membros permanentes Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai e Venezuela; como membros associados Bolívia, Chile, Peru, Equador e Colômbia; e como membro observador o México. Há também outros blocos, como a ALADI (Associação Latino-Americana de Integração), a ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), entre outras composições minoritárias.

Aspectos Físicos

As terras compostas pelo continente americano são consideradas geologicamente antigas, apresentando composições que foram muito transformadas pelos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo. No entanto, há também algumas formas de relevo mais recentes, geralmente posicionadas em toda a sua porção oeste banhada pelo Pacífico, como as cadeias de montanhas formadas pela Cordilheira dos Andes e pelas Montanhas Rochosas, ambas as composições formadas pelas ações do tectonismo.

Na porção leste, o relevo mais acidentado propicia uma maior predominância de planícies (como a do Amazonas, no sul, e do Mississipi, ao Norte) e de planaltos (como o Planalto do Labrador e o Planalto Central). Tais composições evidenciam as pluralidades naturais existentes na geomorfologia americana.

Em virtude de sua elevada distância latitudinal, há uma grande variedade de climas, com a presença de pelo menos dez tipos climáticos, que vão desde o

Polar, no extremo norte, ao semiárido no Nordeste do Brasil e na região fronteiriça do México com os Estados Unidos. Há também climas de Montanha, Mediterrâneo, Temperados, Tropicais, Subtropicais, Equatoriais e muitos outros.

A seguir, você poderá obter maiores detalhes e informações sobre os aspectos físicos, humanos e regionais do continente americano, com textos que visam abordar de uma forma elaborada, clara e objetiva as diferentes interfaces de um espaço marcado pela pluralidade. 

CLIMA DA AMÉRICA

CLIMA DA AMÉRICA
CLIMA DA AMÉRICA

O continente americano apresenta uma grande diversidade climática.

Um dos motivos é a sua grande extensão territorial no sentido norte-sul (latitudinal). Assim, possui quase todos os climas do planeta.

Os climas também são influenciados pela geomorfologia do continente e pelas massas de ar e correntes marítimas que atuam na região.

O mapa ao representa estes climas.

As grandes massas de água (oceanos e mares), amenizam as temperaturas nas áreas litorâneas deixando o clima mais ameno que no interior do continente. (salvo algumas exceções).

A maior proximidade ou não do mar caracteriza os climas como sendo oceânicos ou continentais.

A maritimidade e a continentalidade representam essa influência, respectivamente.


VEGETAÇÃO DO CONTINENTE AMERICANO

A América abriga muitos tipos de vegetação, isso acontece devido a sua variedade de climas, solos, assim como seu relevo e hidrografia.

A Tundra se localiza no extremo Norte, onde predomina o clima polar. Suas características são vegetação baixa e rasteira, composta de musgos, liquens. 

- A Floresta Boreal ou Taiga localiza-se em áreas de climas frios, apresenta pouca variedade de espécies. Sua árvore é o pinheiro. Também é conhecida como Floresta de Coníferas.

- A Floresta Temperada, acontece no clima temperado úmido. Suas árvores eliminam as folhas no outono-inverno, por isso também são chamadas de floresta caducifólia, que quer dizer que as folhas "caem". É uma floresta característica da região Oeste da América do Norte, e que também ocorre no Chile, na América do Sul.

- A vegetação desértica ocorre no clima árido e semiárido. Apresenta árvores pequenas, arbustos espinhosos e cactos. No Brasil recebe o nome de Caatinga.

- A vegetação de pradaria é típica de clima temperado continental, com vegetação formada por gramíneas e arbustos. No Brasil essa vegetação é denominada Campos e ocorre nas áreas de clima Subtropical.

A savana ocorre na faixa intertropical do planeta. É formada por plantas rasteiras, pequenas árvores, vegetação espinhosa. Ocorrem no norte da América Central, no nordeste e centro-oeste da América do Sul. No Brasil é chamada de Cerrado.

- A Floresta Tropical e Floresta Equatorial ocorrem nas áreas quentes e úmidas de climas tropicais e equatoriais. Possuem folhas perenes e largas (latifoliadas). A cobertura vegetal é densa e estratificada. Essa vegetação ocorre na maior parte da América do Sul e América Central. Um exemplo, no Brasil, é a Mata Atlântica e a Amazônia.

A HIDROGRAFIA DO CONTINENTE AMERICANO

Os rios da América são influenciados pela formação de relevo do continente e pelo regime de chuvas de cada região.

Os cursos dos rios estão agrupados em quatro vertentes:

- Vertente do Ártico

- Vertente do Pacífico

- Vertente do Golfo do México

- Vertente do Atlântico

O continente americano detém inúmeras bacias hidrográficas.

Dentre as grandes bacias existentes, três delas merecem destaque: a Bacia Platina (América do Sul), a Bacia do Mississipi-Missouri (América do Norte) e Bacia Amazônica (América do Sul), sendo essa última a maior do mundo tanto em extensão quanto em volume de água, propiciando uma riqueza hidrográfica sem igual em todo o mundo.

Os rios da América central são curtos e pouco caudalosos, devido as características territoriais e do relevo da região.

LAGOS DO CONTINENTE AMERICANO

América do Norte

- Grandes Lagos: Lago Erie, Lago Huron, Lago Ontario, Lago Superior, Lago Michigan.

- Grande Lago Salgado

- Grande Lago do Escravo

- Grande Lago do Urso

- Lago Winnipeg

América Central

- Lago Nicarágua

- Lago Manágua

- Lago Ilopango

América do Sul

- Lago Titicaca

- Lago Guaíba

- Lagoa dos Patos

- Lagoa Mirim

- Lagoa da Conceição

AS CORRENTES MARÍTIMAS E O CONTINENTE AMERICANO

As correntes marítimas interferem nas dinâmicas climáticas, especialmente nas áreas litorâneas.

O fenômeno da ressurgência que ocorre no litoral da América do Sul é um exemplo de como as correntes podem influenciar a dinâmica da vida e sobrevivência no continente.

As correntes marítimas agem diretamente na temperatura e umidade do ar na região onde passam. Elas interferem no continente americano de variadas maneiras.

A corrente do Golfo (quente) se forma no golfo do México e o seu efeito é importante para moderar os climas da zona temperada, principalmente nas costas americanas (América do Norte) e da Europa (Reino Unido, principalmente).

A corrente do Caribe (quente) atua na América Central, que está localizada na faixa intertropical e possui climas quentes e úmidos, favorecendo o turismo o ano todo nesta região.

As correntes do Labrador e da Califórnia (correntes frias) provocam quedas de temperatura na costa do Pacífico, no norte do Canadá e no nordeste dos Estados Unidos, respectivamente.

A corrente de Humbolt, também chamada de corrente do Peru, é uma corrente oceânica fria que banha o litoral oeste da América do Sul e provoca o fenômeno de ressurgência no litoral do Peru.

A ressurgência ocorre quando as águas frias, ricas em plâncton ascendem no oceano no litoral, em virtude das temperaturas mais elevadas.

Por outro lado, essa mesma corrente contribui para a existência do deserto de Atacama, devido a sua influência sobre o clima.

EXERCÍCIOS

1) Estados Unidos e Canadá são países de língua inglesa que passaram pelo processo de colonização de povoamento. Essa parte do continente Americano é chamada de:

a) América Latina

b) América Central

c) América do Sul

d) América Anglo-Saxônica

e) América do Norte

2). Os mapas a seguir apresentam duas formas de regionalização do continente americano.

Considerando que a regionalização do espaço geográfico se realiza a partir de diferentes critérios, a divisão regional desse continente representada no:

A) Mapa 2 está definida a partir de aspectos físico-ambientais.

B) mapa 1 está baseada em elementos político-territoriais.

C) mapa 1 está definida a partir de aspectos socioeconômicos.

D) mapa 2 está baseada em elementos histórico-culturais.

3)O país localizado na América do Sul, que possui geleiras eternas, vulcões, lagos de altitude, florestas de araucárias, ilhas, praias, áridos desertos e é banhado pelo oceano pacífico, é:

a ) Venezuela

b ) Brasil

c ) Uruguai

d ) Bolívia

e ) Chile

4) Na Europa Central e Ocidental, nas porções oriental e ocidental do Canadá e dos Estados Unidos assim como no Extremo Oriente, ocorrem paisagens fitogeográficas, que se constituem, quase sempre, por árvores caducifólias e apresentam uma baixa densidade botânica e certa homogeneidade de espécies. Estão em grande parte destruídas pelas ações antrópicas, uma vez que se encontram em áreas densamente povoadas e onde houve um expressivo desenvolvimento econômico. Grande parte da superfície ocupada por essas formações vegetais foi substituída pelas atividades agrícolas e pecuárias ou pelas cidades que, por elas próprias, se expandiram. A quais formações vegetais estamos nos referindo?

a) Savanas e Taiga.

b) Florestas Tropicais e Florestas Subtropicais.

c) Florestas Boreais e Tundra.

d) Florestas Temperadas e Florestas Subtropicais.

e) Estepes e Florestas Temperadas.

5) O continente americano mostra grande variação climática em sua extensão, com características de vegetação também muito variada. Isso se deve a fatores naturais como

a) diversidade de solo.

b) grande extensão territorial.

c) diversidade de altitudes.

d) pequenas faixas de terra.

6) A América pode ser dividida em duas partes: Anglo-Saxônica e Latina. Essa divisão é baseada em:

A) Critérios linguísticos onde se percebe a influência dos elementos físicos determinando cada parte.

B) Critérios linguísticos onde é perceptível a influência do colonizador em cada parte.

C) Critérios linguísticos através do qual se percebe uma unidade linguística em toda a América. D) Critérios linguísticos que mostram as diferenças entre duas Américas: a anglo-saxônica, subdesenvolvida e a latina, em processo de desenvolvimento.

E) Critérios geográficos através do qual se percebe uma unidade territorial em toda a América.

LIVRO DIDÁTICO: LER AS PAGINAS

  • RELEVO PÁGINA 89
  • HIDROGRAFIA:90
  • CLIMA: PAGINA 91
  • VEGETAÇÃO: PÁGINA 94

COPIAR E RESPONDER NO CADERNO AS ATIVIDADE DA PÁGINA:103 (1,2,3,4)