GEOGRAFIA- 8ºANO -                        PROFESSORA IRIS-        CONTINUAÇÃO DA MÁTERIA SOBRE GEOPOLÍTICA E RELAÇÕES INTERNACIONAIS

17/03/2021

Oláaaaaaaa lindezas....

Como estão espero que bem. Estamos na quarentena e por esses dias, irei passar algumas atividades para vocês.

Façam com calma e com carinho, qualquer dúvida pode entrar em contato comigo, no horário de aula, estarei a disposição.

Bjkas,se cuidem.

Agora vocês estão com o livro didático, certo? 

MAPA MENTAL DE TERRITÓRIO,ESTADO,NAÇÃO

Território, Nação e Nação

É comum haver confusão entre os conceitos de Estado, Nação e Governo. Muitas pessoas acreditam que tais expressões possuem o mesmo significado, entretanto, trata-se de assuntos bem diferentes.

Por Estado entende-se a unidade administrativa de um território. Não existe Estado sem território. O Estado é formado pelo conjunto de instituições públicas que representam, organizam e atendem (ao menos em tese) os anseios da população que habita o seu território. Entre essas instituições, podemos citar o governo, as escolas, as prisões, os hospitais públicos, o exército, dentre outras.

Dessa forma, o governo seria apenas uma das instituições que compõem o Estado, com a função de administrá-lo. Os governos são transitórios e apresentam diferentes formas, que variam de um lugar para outro, enquanto os Estados são permanentes (ao menos enquanto durar o atual sistema capitalista).

A Nação, por outro lado, tem seu conceito ligado à identidade, à cultura e aos aspectos históricos. Por nação entende-se um agrupamento ou organização de uma sociedade que partilha dos mesmos costumes, características, idioma, cultura e que já possuem uma determinada tradição histórica.

Alguns autores chegam a afirmar que o Estado seria a institucionalização da Nação. Entretanto, observa-se a existência de Estados com muitas nações - ou multinacionais - e algumas nações sem Estado constituído.

Um exemplo de Estado multinacional é o Brasil, que possui habitantes de diferentes costumes e etnias, como os indígenas e os habitantes da região do pampa gaúcho (que habitam o Sul do Brasil e partes da Argentina e do Uruguai). Entre as nações sem Estado, é destaque a situação dos curdos, um povo que habita regiões do Oriente Médio e que não possui o seu próprio território, isto é, o seu Estado constituído.

Atividade:

1)A análise geográfica é feita a partir de várias lentes e conceitos. Assim, é preciso conhecer bem esses conceitos para que a leitura da sociedade e do espaço seja feita de forma adequada. Pensando por esse prisma, observe o conceito a seguir:

"É uma instituição formada por povo, território e governo. Representa, portanto, um conjunto de instituições públicas que administra um território, procurando atender os anseios e interesses de sua população."

A que conceito refere-se a afirmação acima?

a) Território

b) Nação

c) Estado

d) Governo

e) País

2)A respeito do conceito de território, é correto afirmar que:

I) Ao nos referirmos ao território brasileiro, referimo-nos ao espaço soberano reconhecido internacionalmente.

II) Os limites do território podem ser bem definidos ou não muito claros. As fronteiras podem variar de acordo com o espaço em análise.

III) Na Geografia, há um consenso exato sobre o que seja o conceito básico de território. Esse conceito é único para todas as análises espaciais, sociais e territoriais.

IV) É possível entender o conceito de território como sendo o espaço geográfico apropriado e delimitado por relações de soberania e poder.

Estão corretas as alternativas:

a) I, III e IV.

b) I, II e IV.

c) I e III.

d) Todas as alternativas.

e) Apenas a alternativa IV.

3)"Significa uma união entre um mesmo povo com um sentimento de pertencimento e de ligação entre si, compartilhando, muitas vezes, um conjunto mais ou menos definido de culturas, práticas sociais, idiomas, entre outros."

Esse fragmento explica um conceito importante da análise espacial. Que conceito é esse?

a) Estado

b) povo

c) território

d) nação

e) país

4)O conceito de nação, por levar em conta aspectos considerados subjetivos, como identidade e sensação de pertencimento, possui uma variedade de análises, com enfoques e características distintas. A respeito da concepção de nação, assinale a alternativa incorreta:

a) Nem sempre uma nação equivale a um Estado ou a um país ou, até mesmo, a um território, podendo haver, então, muitas nações sem território e sem uma soberania territorial constituída.

b) Dentro do território espanhol existem várias nações, como a nação basca, catalã, navarra, andaluz e galega.

c) Um exemplo conhecido de nação sem território definido são os curdos, que habitam vários países ao longo do Oriente Médio.

d) As nações que não possuem território soberano delimitado, como os curdos e os bascos, não almejam o reconhecimento de territórios. Historicamente foram construindo uma trajetória de identificação e pertencimento ao Estado que os acolheu.

e) O conceito de nação foi utilizado muitas vezes como estratégia ideológica de manipulação de uma população. Exemplo disso é a tentativa de construção do nacionalismo, em que governos tentam criar entre os seus habitantes um sentimento nacional, ou seja, a ideia de que aquele país equivale a uma nação geral.

EM RELAÇÃO AO LIVRO DIDÁTICO: 

Segue as páginas dos livros, conforme iniciamos na sala de aula avisados .

Favor copiarem no caderno as páginas:

Página 12: Geopolítica e relações internacionais

Página 14: O Estado, nação, território e país

Página 15: As relações entre os países e as principais organizações multilaterais e bilaterais.

Página 16: Tabela

Página 19: Atividade (1,2,3,).

Aos alunos que estavam no presencial, iniciei a explicação da matéria. No retorno estarei corrigindo os cadernos e explicando.

Qualquer dúvida favor, entre em contato comigo pelo watzap.