Geografia - 9º ano - Professora :Iris - Conteúdo: Aspectos físicos do Continente Europeu

20/05/2021

Oláa...... meus amorekos! Como estão todos? Espero que bem e se cuidando.

Segue mais atividades para vocês, qualquer dúvida já sabe, só entrar em contato comigo pelo watzap ou com o professor responsável pela sua turma

No último capítulo aprendemos sobre Continente Europeu, as divisões de Europa Oriental e Ocidental, enfim.... um pouco da parte política da Europa . E agora vamos falar sobre. Os aspectos físicos do continente Europeu.

Segue um link para o apoio: https://www.youtube.com/watch?v=tk9iwoANN1s

ASPECTOS FÍSICOS DA EUROPA

No sentido estritamente geológico e geográfico, a Europa é uma grande península, a parte ocidental da Eurásia ou continente eurasiano. Por motivos culturais, considera-se a Europa como uma região continental. Trata-se de um continente pequeno, cuja superfície é de 10.400.000 Km2 (apenas cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados a mais que o território brasileiro). Por outro lado, ela conta com cerca de 800 milhões de habitantes, sendo o terceiro continente mais populoso, após a Ásia e a África. A história e a cultura europeia

influenciaram indiscutivelmente o mundo inteiro. A posição central da Europa em relação aos outros continentes e penetração marítima sempre favoreceram a comunicação entre as populações das diversas regiões e as migrações para outras áreas do mundo. Os mares constituem os maiores limites naturais da Europa. Ao Norte, ela é delimitada pelo oceano glacial Ártico; a Oeste, pelo oceano Atlântico, ao Sul, pelo mar Mediterrâneo e o mar Negro; a Leste, pelo mar Cáspio e ainda pela cadeia montanhosa dos Urais e pelo rio Ural.

Principais dados geográficos da Europa

- Quantidade de países: 49

- Área: 10.498.000 km²

- Altitude média: 350 metros

- Banhada pelas águas do: Oceano Ártico (norte), Oceano Atlântico (oeste) e Mar Mediterrâneo (sul).

- Penínsulas: Ibérica, Itálica, Balcânica, Jutlândia e Escandinava.

- Principais ilhas: Ilhas Britânicas, Sicília, Creta, Islândia e Córsega.

- Principais rios: Volga, Danúbio, Sena, Tejo, Loire, Ural, Tâmisa, Reno, Douro e Pó.

Relevo

A Europa é composta de um conjunto de penínsulas unidas. As maiores delas são a "terra firme" e a Escandinávia, no norte, divididas pelo mar Báltico. Três penínsulas menores (Ibérica, Itálica e Balcânica) despontam da margem sul do território no Mediterrâneo, separando o continente da África. No Leste, a terra firme se estende até os limites do continente com a Ásia, nos Urais. Os relevos europeus mostram grandes desníveis em áreas relativamente pequenas.

Alternam-se extensas planícies (Europa báltica, Europa Central), maciços pré-cambrianos (Escandinávia, Escócia) ou paleozóicos (Maciço Central, Vosges, maciço Xistoso-Renaro, Meseta Ibérica) e elevadas cadeias terciárias (Alpes, Pireneus, Cárpatos, Cáucaso). As diferenças geográficas explicam a separação das nações europeias ao longo da história. 

MAPA FÍSICO DA EUROPA
MAPA FÍSICO DA EUROPA

Hidrografia

A Europa possui três regiões hidrográficas: a dos rios atlânticos, como Minho (Espanha e Portugal), Sena (França), Mosa (França, Bélgica e Países Baixos) e Tâmisa (Inglaterra), que são coletores de planície e apresentam caudal regular durante todo o ano; a dos rios de planície, como Vístula (Polônia), Dniepre (Rússia, Belarus e Ucrânia), Dniester (Ucrânia e Moldávia), Don (Rússia) e Volga (Rússia), que apresentam longos trechos navegáveis e que congelam no inverno; e a dos rios mediterrâneos, como Ebro (Espanha), Garona (Espanha e França), Ródano (Suíça e França) e Pó (Itália), que possuem curso muito irregular e estão sujeitos a longas estiagens no verão. Os regimes doDanúbio (Alemanha, Áustria, Eslováquia, Hungria, Croácia, Sérvia, Bulgária, Romênia, Moldávia e Ucrânia.) e do Reno (a Suíça, a Áustria, o

Liechtenstein, a Alemanha, a França e os Países Baixos) variam conforme a região que atravessam.

Clima

O continente apresenta grande variedade climática devido à configuração topográfica, que permite a penetração da influência moderadora do oceano Atlântico. Há três tipos de clima: o oceânico, o continental e o mediterrâneo. O primeiro se estende pela faixa ocidental, da Noruega a Portugal. O clima continental predomina na Polônia, no leste da Alemanha, nas regiões banhadas pelo Danúbio, na Suécia, na Finlândia, nos países bálticos e nas regiões europeias da Rússia. O clima mediterrâneo cobre uma grande extensão do continente em virtude do longo corredor formado pelo mar Mediterrâneo, que atrai as massas de ar atlânticas no outono e no inverno. Abrange sobretudo o sul da França, a Espanha, a Itália e a Grécia.

Predomina em grande parte do continente europeu, principalmente na região central, o clima temperado continental com temperaturas médias anuais na casa dos 15ºC. O clima temperado oceânico, marcado por grande umidade, está presente na região extremo oeste do continente.

O clima mediterrâneo aparece no sul da Europa, apresentando verão seco e quente. O inverno apresenta clima suave, porém chuvoso. A temperatura média anual fica na casa dos 20ºC.

O clima frio predomina nas regiões central e leste do continente (temperaturas médias anuais de 12ºC). Já o clima polar é típico do extremo norte da Europa.

Nas regiões ocupadas por cadeias montanhosas prevalece o clima frio de montanha.  

Cidade de Davos na Suíça: clima alpino.
Cidade de Davos na Suíça: clima alpino.

Flora e fauna

Há cinco regiões botânicas. A tundra aparece nas áreas mais ao Norte do continente (Escandinávia, Islândia, Rússia). A faixa situada ao sul dessa área é coberta pelo bosque boreal de coníferas (pinheiros, abetos e lariços). O bosque temperado se estende ao longo da costa atlântica (faias, carvalhos, tílias) e limita-se, a leste, com a estepe, cuja vegetação gramínea se prolonga da Hungria à Ucrânia. Ao sul do bosque temperado, prevalece a vegetação mediterrânea (pinheiros, azinheiras e sobreiros). A ação humana reduziu o número e o hábitat das espécies selvagens européias. Na zona mais setentrional vivem animais de peles finas, como a rena e a foca. Nos bosque temperado, prevalece a vegetação mediterrânea (pinheiros, azinheiras e sobreiros). A ação humana reduziu o número e o hábitat das espécies selvagens européias. Na zona mais setentrional vivem animais de peles finas, como a rena e a foca. Nos bosques temperados habitam o urso pardo, a raposa, o lince e a lontra, e, na área mediterrânea, lebres, javalis, perdizes e faisões. A montanha apresenta uma fauna peculiar, com animais como o alce

e o cabrito montês.

Vegetação

Presença de vegetação de arbustos no sul da Europa.

No extremo norte (região do Ártico) é mais comum a Floresta de Coníferas (Taiga), porém também encontramos a Tundra (vegetação rasteira).

Na região centro-leste encontramos as estepes, formação vegetal com poucas árvores e presença de bosques pequenos e vegetação herbácea.

Floresta de coníferas (taiga): vegetação típica do norte europeu.
Floresta de coníferas (taiga): vegetação típica do norte europeu.

ATIVIDADES

1)A Europa é um dos seis continentes do planeta. Ela é considerada o berço da civilização ocidental e, ainda, detém um grande poderio político e econômico. Qual dos países abaixo NÃO está localizado na Europa?

A) Alemanha

B) Estados Unidos

C) França

D) Itália

E) Países Baixos

2) O território do continente europeu é considerado um prolongamento da Ásia, sendo comumente chamado, junto da Ásia, de Eurásia. Essa característica territorial culminou em questões políticas e econômicas, assim como na divisão política dos países localizados entre os continentes. Quais são os dois países que possuem seu território localizado na Europa e na Ásia?

A) Bélgica e França

B) Espanha e Portugal

C) Grécia e Macedônia

D) Turquia e Rússia

E) Tunísia e Itália

3) "O continente europeu possui características bastante heterogêneas quando analisado todo o seu território. Para facilitar o estudo das áreas que o constituem, algumas classificações dividem-no em quatro regiões. Essas regiões foram estabelecidas segundo critérios de ordem espacial e econômica. "

SOUSA, Rafaela. Europa. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/geografia/europa.htm

Quais são as quatro principais regiões da Europa?

A) Central, Centro Oriental e Centro Ocidental

B) Sudeste, Leste, Norte e Sul

C) Nórdica, Litorânea e Continental

D) Polar, Temperada e Tropical

E) Meridional, Ocidental, Setentrional e Centro Oriental

4) O continente europeu está localizado predominantemente da faixa temperada do planeta. Mesmo assim, por meio da influência dos elementos e fatores climáticos, possui diferentes tipos de clima. Qual o tipo climático que NÃO é encontrado na Europa?

A) Equatorial

B) Mediterrâneo

C) Polar

D) Frio de Montanha

E) Temperado Continental

5) A Primeira Revolução Industrial foi iniciada na ___________________, em meados do século XVIII, e provocou profundas transformações na sociedade europeia da época. O pioneirismo desse país enquanto percursor dessa revolução resultou no seu protagonismo econômico em nível mundial até o início do século XX. Qual o nome do país que completa corretamente a lacuna?

A) Alemanha

B) Inglaterra

C) Irlanda

D) Rússia

E) Romênia

6) A __________________ é uma região separatista da Espanha. É considerada uma das regiões administrativas espanholas mais desenvolvidas, e sua população possui um forte sentimento de identidade nacional e o desejo de formar um país independente. O período faz referência à

A) Bósnia.

B) Catalunha.

C) Hungria.

D) Irlanda.

E) Voivodina.

7) A população da Europa, nas últimas décadas, passou por importantes transformações estruturais que refletem na dinâmica política e econômica dos países europeus. São duas características gerais da população europeia a

A) alta natalidade e a alta taxa de mortalidade infantil.

B) baixa fecundidade nas áreas rurais e a baixa longevidade.

C) elevada taxa de mortalidade infantil e o grande número de idosos.

D) baixa taxa de natalidade e a alta expectativa de vida.

E) grande concentração de renda e a baixa igualdade de gênero.

8) A União Europeia é o principal bloco econômico da atualidade. É caracterizada pela elevada integração econômica e política dos países-membros, assim como pela adoção de uma moeda única - o euro - e pela livre circulação de bens, serviços e pessoas. Qual o nome do acordo que, assinado em 1992, deu origem à União Europeia?

A) Acordo de Paris

B) Espaço Schengen

C) Plano Marshall

D) Pacto de Varsóvia

E) Tratado de Maastricht

9) A navegação oceânica ainda é o principal modo de transporte de carga no planeta Terra. No século XIX, com o intuito de estabelecer uma via de acesso rápido ligando a Europa à Ásia, foi construído o Canal de Suez, que faz a ligação entre os mares

A) Cáspio e Aral.

B) Negro e Morto.

C) Jônico e Tirreno.

D) Báltico e Adriático.

E) Mediterrâneo e Vermelho

10) Leia o texto a seguir.

Quase 85 mil pessoas chegaram à Itália, que afirmou na semana passada estar sobrecarregada, e pediu ajuda de outros países europeus.

Mais de 100 mil migrantes e refugiados chegaram desde janeiro à Europa depois de atravessar o Mar Mediterrâneo, e 2.247 morreram ou são considerados desaparecidos depois que tentaram a travessia [...].

Quase 85 mil chegaram às costas italianas, 9.300 na Grécia e 6.300 desembarcaram na Espanha. No total, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) calcula em 101.210 o número de chegadas [...].

No mesmo período de 2016 - entre 1 de janeiro e 3 de julho - o número de chegadas à Europa foi duas vezes superior (231.503). A diferença este ano é que quase 85% dos migrantes desembarcaram na Itália, enquanto em 2016 a maioria chegou à Grécia. Na semana passada, a Itália ameaçou nesta impedir a entrada em seus portos de navios com bandeira estrangeira que transportam migrantes resgatados no Mediterrâneo.

O tema "não pode ser visto como um problema somente para a Itália, e sim como uma questão de toda a Europa", disse o diretor-geral da OIM. A Guarda Costeira italiana, que coordena as operações de resgate no Mediterrâneo, explicou que inúmeros barcos estrangeiros, vários deles fretados por organizações não governamentais, participam destas operações.

Os migrantes são transportados a portos italianos, de onde costumam ser divididos nos vários centros de acolhida da península, que estão saturados. Dos 3.000 migrantes que morreram em todo o planeta desde o início do ano, mais de 2.200 perderam a vida quando tentavam chegar à Europa.

Disponível em: <https://g1.globo.com/mundo/noticia/mais-de-100-mil-migrantes-erefugia.ghtml> Acesso em: 15 set. 2017. (Adaptado)

No que se refere à questão da migração, assinale a alternativa correta.

A). Esses emigrantes ao chegarem à Europa buscam por empregos. Esses movimentos migratórios procuram apenas moradia em lugares mais quentes que

os seus países de origem.

B). Esses movimentos migratórios estão fundamentados na busca por melhores condições de vida, além da fuga de guerras, fome e miséria.

C). Esse deslocamento da população ocorre apenas em função de diferenças no nível de desenvolvimento regional.

D). Esse movimento se trata da migração pendular.

E). Esse movimento se chama migração temerária em que há deslocamentos de pessoas em determinados períodos do ano para trabalharem e depois retornam após a realização do trabalho.

LIVRO DIDÁTICO:

LER OS TEXTOS DE APOIO:

PÁGINA:79 RELEVO E A HIDROGRAFIA

PÁGINA:80 O CLIMA E AS PAISAGENS

PÁGINA:81 AS PAISAGENS E OS ASPECTOS CULTURAIS

ATIVIDADES COPIAR E RESPONDER NO CADERNO:

PÁGINAS 89:1,2,3.