Geografia - Espaço Rural Brasileiro - Outubro 2021 - Prof. Ariane

09/10/2021

GEOGRAFIA  -  ESPAÇO RURAL  - O espaço rural envolve todo o espaço não constituído por cidades. Ele está ligado a práticas agrárias e não agrárias. O espaço rural, assim como o urbano, é diverso e cheio de contrastes. A análise desse ambiente leva em conta uma série de fatores e elementos. O espaço rural é constituído pelas áreas não urbanas. São espaços não ocupados por cidades ou adensamentos populacionais. A maior parte das atividades produtivas típicas desse espaço está relacionada com a agricultura, pecuária e extrativismo.

Para compreender melhor a amplitude conceitual que envolve o espaço rural, é preciso distinguir as expressões rural e agrário. Nem sempre as atividades realizadas no meio rural são agrárias. É cada vez mais comum a utilização do espaço rural para atividades turísticas, esportivas, áreas de preservação ambiental, spas, clínicas, centros de pesquisa, entre outros, que não estão vinculadas a atividades agrárias.

Relação entre o espaço urbano e o rural

A distinção entre rural e urbano nas atividades econômicas realizadas na cidade e no campo e nas diferentes práticas cotidianas tem sido reduzida. Cada vez mais há uma integração das práticas e elementos tidos como tipicamente rurais no espaço das cidades ou práticas urbanas no espaço do campo.

O cultivo de hortaliças no ambiente urbano, por exemplo, tem sido incentivado em vários lugares do mundo, da mesma maneira que uma clínica de estética ou relaxamento é encontrada em regiões afastadas dos centros urbanos. São atividades típicas do meio rural e urbano realocadas nas cidades e no campo.

Além disso, a concepção de que o espaço rural é um ambiente de atraso no desenvolvimento também tem sofrido modificações. Altos níveis de mecanização, utilização de tecnologia e especialização da mão de obra têm sido vistos em muitas propriedades rurais.

O espaço rural tem sido transformado pelo trabalho humano e pelas técnicas utilizadas

Modernização do meio rural

A modernização que gradativamente alcança o espaço rural é resultado da intensificação de capital empregado na produção rural sob a forma de máquinas, defensivos químicos, engenharia genética, serviços meteorológicos, além de avançadas técnicas de irrigação, manejo de animais, preparação do solo e assessoria tecnológica e financeira. Dessas transformações surge a categoria de empresas rurais, que em quase nada se assemelham às práticas que remontam ao surgimento das primeiras atividades agrícolas.

A utilização de tecnologias, como as da Engenharia Genética, têm contribuído para a configuração de um novo espaço rural

As modificações ocorridas no meio rural não trazem apenas benefícios. É crescente a preocupação sobre os impactos dessas atividades na saúde e bem-estar das pessoas, bem como os danos causados ao meio ambiente.

Novas questões do espaço rural

A modernização das atividades agrícolas trouxe novas questões que são objeto de análise e preocupação. As transformações ocorridas no espaço rural trouxe consequências como:

a elevação dos níveis de endividamento dos agricultores;

a diminuição da biodiversidade;

o êxodo rural provocado pela redução da mão de obra no campo;

poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes.

Além das consequências citadas, a modernização do campo não solucionou o problema da fome mundial, pois grande parte da produção agrícola modernizada é destinada a abastecer os países ricos industrializados.

A agropecuária e os problemas ambientais

O desmatamento é um dos grandes problemas ambientais provocados pela agropecuária

A agropecuária é o conjunto das atividades ligadas à agricultura e à pecuária. Apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. 

No entanto, vários problemas ambientais estão sendo desencadeados em virtude da expansão da agropecuária e da utilização de métodos para o cultivo e criação de animais.

O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

As queimadas, método muito utilizado para a retirada da vegetação original, intensificam a poluição atmosférica, além de reduzirem os nutrientes do solo, sendo necessário usar uma quantidade maior de produtos químicos (fertilizantes) durante o cultivo de determinados alimentos, fato que provoca a poluição do solo.

Outro agravante é a utilização de agrotóxicos (inseticidas e herbicidas), que contaminam o solo, o lençol freático e os rios. Esses produtos, destinados à eliminação de insetos nas plantações, infiltram-se no solo e atingem as águas subterrâneas. As águas das chuvas, ao escoarem nessas plantações, podem transportar os agrotóxicos para os rios, causando a contaminação da água.

Na pecuária, além da substituição da cobertura vegetal pelas pastagens, outro problema ambiental é a compactação do solo gerada pelo deslocamento dos rebanhos. O solo compactado dificulta a infiltração da água e aumenta o escoamento superficial, podendo gerar erosões. 

Esses animais, através da liberação de gás metano, também contribuem para a intensificação do aquecimento global.Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade. O pousio, por exemplo, é uma técnica que visa o "descanso" do solo até que haja a recuperação da sua fertilidade.

Atividade de fixação:

1) Sobre o espaço rural brasileiro.

Marque V ou F.

A) ( ) O espaço rural é ocupado majoritariamente pelas atividades econômicas do setor primário (agricultura, pecuária, extrativismo).

B) ( ) O Brasil predomina as atividades rurais, onde a população rural é maior que a urbana.

C) ( ) A produção nos latifúndios (propriedade agrícola de grande extensão, pertencente a uma única pessoa, família ou empresa) é geralmente voltada para a exportação.

D) ( ) Os minifúndios são propriedades de grande porte.

2) Observe os dados sobre a agricultura familiar e responda.

A) Quais são os dois alimentos com as maiores produções na agricultura familiar?

____________________________________________________________________

B) Em sua moradia, quais os alimentos apresentados no gráfico tem maior e menor consumo?

____________________________________________________________________

3) Analise o gráfico e assinale a alternativa correta que indique região do Brasil que apresenta o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar

(a) Norte (b) Nordeste (c) Centro-Oeste (d) Sul (e) Sudeste

4) Descreva os 4 Setores da economia: (Tecnologia, Agricultura, Iindústria, Serviços, Robótica, Pecuária, Extrativismo)

Primeiro Setor: _________________________________________________________________

Segundo Setor: ________________________________________________________________

Terceiro Setor: ________________________________________________________________

Quarto Setor: _________________________________________________________________

5) Observa as imagens e responda:

A) Quais as diferenças entre os tipos de agricultura demonstrados nas imagens? Descreva a importância de cada uma para o país.

_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6) Defina o significado das palavras a seguir.

Latifúndio:

____________________________________________________________________________________

Minifúndio:

____________________________________________________________________________________

Cooperativa:

____________________________________________________________________________________

Monocultura:

____________________________________________________________________________________

Policultura:

____________________________________________________________________________________

Concentração Fundiária:

____________________________________________________________________________________

Exportação:

____________________________________________________________________________________

Importação:

___________________________________________________________________________________

Mercado Interno:

____________________________________________________________________________________

Mercado Externo:

____________________________________________________________________________________